Carreira Profissional Bruno Marinho

10 dicas para Planejar sua Carreira em Longo Prazo

10 dicas para Planejar sua Carreira em Longo Prazo

 

Ser bem sucedido e ter uma carreira brilhante é o sonho da maioria das pessoas, que desejam encontrar no trabalho não somente uma fonte de renda, mas também reconhecimento. Mas para alcançar o ponto tão desejado na carreira é preciso planejamento para identificar seus objetivos e formular metas para cumpri-los. Confira 10 dicas para planejar sua carreira em longo prazo e alcance o sucesso.

  1. Conheça suas qualidades e defeitos

 Para uma carreira de sucesso é importante que você conheça suas qualidades e defeitos, pois assim você saberá que aspectos deve melhorar em si mesmo e quais poderá usar a favor do seu planejamento. Suas qualidades e defeitos também o ajudarão a escolher a carreira certa, portanto esteja atento no que você é verdadeiramente bom e invista nisso.

 

  1. Identifique seus objetivos

 No planejamento da sua carreira em longo prazo você precisará identificar seus objetivos, pois só assim poderá formular metas para alcançá-los. Pense aonde você deseja chegar e desenvolva um caminho para isso.

 

  1. Seja realista

Planeje aonde você quer chegar sendo sempre realista. Ao ter um objetivo que será impossível alcançar você ficará desmotivado, portanto ter objetivos tangíveis e realistas são essenciais para um bom planejamento. Mas isso não significa ter objetivos pequenos: você é capaz de tudo, basta ter uma meta realista.

 

  1. Analise se você está de acordo com a imagem da empresa

Ao pensar em enviar seu currículo para uma empresa, faça uma pesquisa sobre a marca, identificando seus valores e conhecendo sua imagem corporativa. É importante que você esteja de acordo com os objetivos, valores e imagem da empresa onde está trabalhando ou poderá se sentir no lugar errado em alguns anos.

 

  1. Conheça o segmento em que você deseja trabalhar

Faça pesquisas sobre o segmento em que você deseja atuar, analisando como está o mercado e a busca por profissionais. Conheça até onde você pode subir naquela carreira para incluir no seu planejamento.

 

  1. Tenha dedicação e foco

Nada é de graça e para um planejamento de carreira em longo prazo é importante ter dedicação e foco, principalmente quando estiver começando. Dedique-se ao seu trabalho e dê o seu melhor. Provavelmente no início da sua carreira você terá que fazer algumas tarefas que não goste, mas utilize-as como aprendizado.

 

  1. Esteja sempre se atualizando

Não é porque você conseguiu um cargo na empresa que deve parar de estudar. Esteja sempre se atualizando sobre o mercado. Invista em cursos e palestras, estando sempre por dentro de todas as novidades.

 

  1. Desenvolva seu networking

Desenvolva seu networking, ou seja, faça contatos profissionais. Esses contatos poderão ajudá-lo a chegar ao ponto desejado da sua carreira. Tenha um bom relacionamento com todos os profissionais.

 

  1. Planeje sua vida pessoal

Não deixe sua vida pessoal de lado. Planeje sua vida pessoal juntamente com sua vida profissional, procurando alcançar seus objetivos em ambos os aspectos.

 

  1. Faça uma reflexão

Faça uma reflexão da sua carreira constantemente, analisando se está feliz onde está e se seus objetivos estão sendo cumpridos ou se continuam os mesmos. Se todos os seus objetivos forem alcançados, não pare, tenha novos e esteja sempre em busca de novas metas.

Gostou das Dicas?
Então deixe seu comentário abaixo!

 

Bruno Marinho

Sobre o autor | Website

Fundador do Instituto Desenvolve T.I , com experiência em projetos para a Internet há mais de seis anos e pioneiro em startups com o foco em mídias sociais. Bacharel em Publicidade e Propaganda, especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, laureado e certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Behavioral Coaching Institute – BCI e sendo referência internacional nas instituições Global Coaching Community e ECA – European Coaching Association, atualmente atuando como palestrante, professor de marketing digital e diretor de projetos na empresa Desenvolve T.I e elaborando treinamentos com o foco em marketing digital, tecnologia e comunicação. Coordena pesquisas e estudos com o foco no comportamento dos usuários dentro das redes sociais, acessibilidade, usabilidade e novas tendências nas áreas de tecnologia e comunicação.

Gosta de Marketing e Empreendedorismo Digital? Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis (é grátis)!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!