Trabalhar no mercado de marketing digital é uma das grandes tendências para os novos profissionais da área de tecnologia e da área de marketing.

O que faz um consultor de marketing digital?

A prestação de serviços de marketing digital pode ser realizada por empresas, como é o caso das agências, ou por profissionais autônomos, como é o caso do consultor de marketing digital.

No entanto, é preciso se dedicar para se destacar neste mercado. Veja, a seguir, 10 dicas para você se tornar um consultor de marketing digital profissional:

 

  1. Monte seu portfólio inicial:

Ofereça serviços na área que deseja atuar para amigos, conhecidos e empresas que tenha contato. Ter alguma experiência poderá lhe abrir portas e também ajudar na estruturação da sua consultoria;

 

  1. Faça cursos de curta duração:

O mercado digital é muito amplo e realizar cursos rápidos lhe manterá antenado com as novas tendências da profissão, irá aumentar seus contatos e também lhe ajudar no direcionamento da carreira;

 

  1. Obtenha alguma certificação:

Existem diversos certificados atualmente dentro do marketing digital que lhe tornarão um consultor mais profissional e também deixarão seu currículo mais valioso para conquistar novos clientes;

 

  1. Seja você mesmo sua propaganda:

Mantenha sua presença online sempre atualizada. Crie um site, esteja atuante nas redes sociais, faça por você mesmo o que faria por seus clientes. Isto demonstra conhecimento e melhora sua imagem como consultor;

 

  1. Gere novos contatos:

Para conquistar clientes é preciso aumentar os contatos. Não se preocupe apenas com o relacionamento online, mantenha seus cartões de visita atualizados e entregue sempre que possível, mantendo seu contato com o mercado offline;

 

  1. Peça indicações:

Quando conseguir um projeto e deixar seu cliente satisfeito, não hesite em solicitar alguma indicação. Se a empresa gostar dos seus serviços, fará questão de lhe retribuir;

 

  1. Mantenha-se atualizado:

Leia muitos livros da área, faça cursos, participe de eventos, esteja conectado com blogs, sites e revistas de marketing digital. Desta forma, você sempre estará pronto para fazer mudanças e se manter atento ao que acontece;

 

  1. Não tente abraçar o mundo:

São muitas as possibilidades dentro do marketing digital. É melhor você buscar se especializar em apenas algumas delas do que tentar fazer tudo;

 

  1. Faça o seu melhor:

Se pensar somente no dinheiro que irá ganhar, inevitalmente não irá crescer como consultor de marketing digital. Não importa o tamanho do projeto, faça o melhor que puder e naturalmente novas oportunidades surgirão;

 

  1. Seja multidisciplinar:

Busque conhecimentos em outras áreas, principalmente naquelas ligadas ao tipo de negócio de seus clientes. Desta forma, você não terá somente uma visão do marketing digital, mas sim de gestão de negócios como um todo;

 

Conclusão

Para se tornar um consultor de marketing digital profissional é preciso dedicação e atenção ao que o mercado necessita. Siga nossa dicas para conseguir melhores resultados.

Continue conosco nos próximos artigos e deixe aqui seus comentários ou dúvidas. Até mais.

Um Grande Abraço,
Bruno Marinho

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *