Atração de Clientes Vendas Bruno Marinho

5 dicas para melhorar o Follow-up em suas Vendas

5 dicas para melhorar o Follow-up em suas Vendas

Muitas empresas e empreendedores em geral não se dão conta que é muito mais barato fazer com que um cliente que já comprou ou que está inativo compre novamente do que prospectar novos cientes. Para conseguir atrair esse cliente, entretanto, é preciso usar a estratégia certa e o follow-up, que nada mais é do que um acompanhamento de venda, é uma ótima técnica para conseguir atrair esse cliente e fazê-lo tomar uma decisão. Confira 5 dicas para melhorar o follow-up em suas vendas.

  1. Mantenha-se no controle de vendas

É o cliente quem dirá se quer ou não comprar o produto ou serviço, mas é responsabilidade do vendedor mostrar interesse em vender o serviço. Por isso, no follow-up em suas vendas é importante é que você decida pelo contato e planeje-se corretamente.

Isso não significa ser inconveniente e, sim, mostrar firmeza na decisão e na execução do follow-up. Assim, no lugar de perguntar ao cliente “Quando você deseja que eu ligue novamente?”, dê duas opções de dias da próxima semana, por exemplo. Isso evitará que o cliente se esqueça de você e da marca, aumentando as chances de converter em vendas.

  1. Saiba em que fase seu cliente está

Embora o follow-up seja comumente utilizado após a venda para acompanhamento do cliente, nada impede que ele seja feito em todas as etapas de venda. Para isso, entretanto, é fundamental que você saiba em que fase o seu cliente está.

Um lead no topo do funil de vendas, que foi atraído, mas não tomou nenhuma decisão, por exemplo, precisará de uma abordagem follow-up diferente, na qual sejam mostradas e reforçadas as vantagens de comprar o produto ou contratar o serviço.  Já o cliente que está avaliando a negociação precisa de um follow-up para o caso de dúvidas e discordâncias.

  1. Tenha um motivo para o contato

Ter um motivo para o contato no follow-up é indispensável ou então você não conseguirá atingir os seus objetivos. Isso não significa, entretanto, que você deva ligar apenas para vender, mas é importante que tenha a ver com seu produto ou serviço.

Assim, para um cliente que decidiu rejeitar a proposta você pode fazer follow-up oferecendo novos descontos, promoções e vantagens. Para um cliente que adquiriu o produto, o follow-up pode ser oferecendo uma promoção exclusiva para a nova compra, uma experiência da nova versão do produto ou mesmo perguntar sobre a satisfação com o produto.

  1. Ajude o seu cliente

Seu cliente será afetado positivamente pela estratégia de follow-up em suas vendas se você puder ajudá-lo. Assim, o follow-up pode ser feito para ajudar o cliente a tirar máximo proveito do serviço ou produto ou mesmo para fornecer informações que são relevantes para o cliente. Perceba que nesse momento não necessariamente você estará oferecendo algo para que ele compre e sim garantindo que você construa um relacionamento com seu cliente.

  1. Respeite o cliente

Não vai adiantar, entretanto, seguir as outras dicas se você se esquecer da mais importante, que é respeitar o seu cliente. Por isso, contenha a ansiedade de vender e respeite o cliente fazendo um follow-up com o timing perfeito.

Caso o cliente peça para que você pare ou demonstre desinteresse definitivo no produto não continue com o follow-up, que não será efetivo.

Assim, com 5 dicas para melhorar o follow-up em suas vendas você terá mais chances de aumentar a conversão de vendas e de promover fidelização de clientes.

Gostou das Dicas?
Então deixe seu comentário abaixo!

Bruno Marinho

Sobre o autor | Website

Fundador do Instituto Desenvolve T.I , com experiência em projetos para a Internet há mais de seis anos e pioneiro em startups com o foco em mídias sociais. Bacharel em Publicidade e Propaganda, especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, laureado e certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Behavioral Coaching Institute – BCI e sendo referência internacional nas instituições Global Coaching Community e ECA – European Coaching Association, atualmente atuando como palestrante, professor de marketing digital e diretor de projetos na empresa Desenvolve T.I e elaborando treinamentos com o foco em marketing digital, tecnologia e comunicação. Coordena pesquisas e estudos com o foco no comportamento dos usuários dentro das redes sociais, acessibilidade, usabilidade e novas tendências nas áreas de tecnologia e comunicação.

Gosta de Marketing e Empreendedorismo Digital? Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis (é grátis)!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Ótimo post fazia tempo que estava procurando algo tão esclarecedor.