Embora a concepção original dos webnários tenha sido a proposta de oferecer conteúdos relevantes em palestras curtas disponíveis na internet, a verdade é que se tornou cada vez mais comum a produção de conteúdos longos e cada vez mais complexos. E se existem conteúdos que possibilitam essa forma mais longa, a maioria deles não se torna assim tão interessantes quando extrapolam os 12 minutos.

Mesmo sem focar no tempo, é inegável que a produção do conteúdo deve ser relevante. Por isso, vamos dar 5 dicas focadas em forma e conteúdo para você conseguir desenvolver seu webnário com o sucesso que espera obter.

 

01 – Estruture um roteiro

Falamos para ESTRUTURAR um roteiro, e não ESCREVER um roteiro porque há muita diferença entre esses dois. A estrutura de um roteiro é algo que você desenvolve mesmo sem ter habilidades de um redator. Basta saber o que você pretende falar no início, no meio e no fim. Anote os pontos que são importantes abordar e daí sim, será mais fácil criar um webnário coeso e de fácil compreensão.

E é claro que ensaiar o que será dito também é importante, já que isso dará segurança e forma para o conteúdo. Depois disso, escrever um roteiro pode ser uma boa ideia, mas o texto completo não será tão importante quanto colocar começo, meio e fim nele.

 

02 – Pense no meio

Existem várias formas de se transmitir um Webnário. O Youtube é o mais popular, mas não necessariamente o único meio. Ninguém disse que é necessário criar um Webnário de vídeo. Um podcast também pode ser a resposta certa para seu conteúdo, principalmente se ele não exige nenhuma demonstração visual. Para cada caso, estruture o conteúdo de acordo com a forma que ele será apresentado. Isso deixará as coisas mais fáceis e interessantes.

 

03 – Grave e regrave quantas vezes for necessário

Embora seja uma tarefa chata, gravar, ouvir, regravar, ouvir e regravar deixará a qualidade do seu produto muito melhor. Não é exagero dizer que cada regravação oferecerá uma melhora considerável para o conteúdo. Tanto que nos primeiros Webnários, o ideal é que você escute e edite quantas vezes forem necessárias até que ele esteja bom. E depois disso, os próximos se tornarão mais fáceis de produzir.

 

04 – Não enrole seus clientes

Conforme mencionamos no começo, o webnário não precisa ter um tempo tão grande quanto precisa ter um conteúdo bom o bastante. Portanto, o tempo certo para o seu webnário é exatamente o tempo que você precisa para passar um conteúdo. Não enrole seus clientes. Diga o que eles estão querem saber e passe para o próximo tópico. Isso ajuda a deixar seu produto mais dinâmico e o seu cliente mais satisfeito com o que você tem.

 

05 – Relacione-se com seus clientes

Sua audiência faz seu webnário acontecer, portanto, ela deve ter voz ativa em seu produto. Mesmo nos casos em que você não concorda com as críticas – e acredite, haverão muitos – não deixe as pessoas sem resposta, pois isso mostra imaturidade e dificuldade de se relacionar. Seu webnário terá muito mais força se tiver a participação dos ouvintes, portanto, seja a voz deles.

 

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *