Aprenda Como Cobrar Serviços de Marketing Digital

Aprenda Como Cobrar Serviços de Marketing Digital
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Na hora de cobrar serviços de marketing digital muitos profissionais ficam confusos e receosos de estarem oferecendo um preço muito elevado ou muito abaixo da média do mercado. Para acabar com as suas dúvidas, aprenda como cobrar serviços de marketing digital sem erros.

Como cobrar serviços de marketing digital?

 

Quanto Cobrar em Serviços de Marketing Digital?

Quanto Cobrar em Serviços de Marketing Digital?

Especificar um preço muito acima ou muito abaixo da média do mercado pode fazer com que você perca competitividade e, portanto, clientes em potencial. Evite essas situações seguindo algumas dicas simples para fazer um orçamento competitivo.

 

Confira Dicas de Como Cobrar Serviços de Marketing Digital?

 

  1. Sua experiência conta

Se você está começando agora sua carreira como profissional de marketing digital você pode praticar preços ligeiramente abaixo do mercado para conseguir seus primeiros clientes, mas não exagere e não cobre valores irrisórios.

Já se você possui experiência na área e cases de sucesso, use sua experiência e especialização a seu favor e avalie os resultados que você pode trazer para saber o quanto cobrar.

 

  1. Avalie os custos

Na maioria das vezes os serviços de marketing digital incluem custos operacionais que vão além da sua força de trabalho, como custos com software e gastos em geral. Assim, os seus custos devem fazer parte do seu planejamento para que você efetivamente seja pago pelo seu trabalho.

 

  1. Defina uma meta

Tendo os custos operacionais em mente, defina uma meta de quanto você deseja ganhar e quanto deseja trabalhar ao oferecer seus serviços digitais. Dessa forma, você terá um planejamento concreto que te ajudará a colocar um preço em seus serviços.

 

  1. Observe o perfil do cliente

Pequenas e médias empresas geralmente não dispõem de tantos recursos para o marketing digital, enquanto grandes empresas precisam de projetos mais aprofundados e demorados. Assim, é importante você avaliar o perfil do seu cliente e o projeto como um todo para saber quanto cobrar, pois somente dessa forma você conseguirá um preço justo e satisfatório.

 

  1. Baseie-se em preços já praticados

A Associação Brasileira de Agentes Digitais (ABRADi) disponibiliza o Manual de Preços e Serviços Digitais para que os profissionais tenham valores de referência na hora de cobrar para o seu trabalho.

Como cada caso é diferente entre si, você precisará avaliar diversas variáveis sobre seu trabalho e sobre o cliente na hora de elaborar um orçamento, mas guias semelhantes de preços irão te ajudar a cobrar um valor plausível.

 

  1. Cobrar pro hora nem sempre é a melhor opção

Embora cobrar por hora seja um dos jeitos mais simples de receber por serviços de marketing digital nem sempre é a melhor estratégia para o orçamento, já que nem sempre é possível prever o tempo de criação para um projeto, por exemplo.

Novamente, o fundamental é avaliar cada caso isoladamente para conseguir definir se cobrar por hora é ou não a melhor saída – tanto para o profissional, quanto para o cliente.

 

 

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A cobrança de serviços de marketing digital não é uma ciência exata e não possui uma resposta universal, tendo de ser avaliada caso a caso. Siga as dicas, aprenda como cobrar serviços de marketing digital e defina uma estratégia para o seu negócio para garantia de sucesso.

 

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Bruno Marinho

Sobre o autor | Website

Fundador do Instituto Desenvolve T.I , com experiência em projetos para a Internet há mais de seis anos e pioneiro em startups com o foco em mídias sociais. Bacharel em Publicidade e Propaganda, especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, laureado e certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Behavioral Coaching Institute – BCI e sendo referência internacional nas instituições Global Coaching Community e ECA – European Coaching Association, atualmente atuando como palestrante, professor de marketing digital e diretor de projetos na empresa Desenvolve T.I e elaborando treinamentos com o foco em marketing digital, tecnologia e comunicação. Coordena pesquisas e estudos com o foco no comportamento dos usuários dentro das redes sociais, acessibilidade, usabilidade e novas tendências nas áreas de tecnologia e comunicação.

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