Desenvolvimento Empresarial Bruno Marinho

Como Avaliar se Sua Ideia Pode Virar um Negócio?

Como Avaliar se Sua Ideia Pode Virar um Negócio?

O empreendedorismo é um dos principais fatores de desenvolvimento econômico de um país. O Brasil está na lista dos países mais empreendedores do mundo, no entanto, o perfil do empreendedor brasileiro ainda é muito diferente do que em outros locais.

 

Como avaliar uma ideia de negócio?

ideia para negocios

Qual é a sua Ideia para um Negócio Perfeito?

Infelizmente, com o aumento do desemprego e com os baixos salários, muitos decidem buscar na montagem de um negócio próprio a solução para resolver seus problemas profissionais e financeiros.

Isto significa um aumento considerável de empresas, principalmente micro e pequenas, que abrem todos os anos, e também um aumento do número de empresas que fecham em pouco tempo.

A falta de preparação do empreendedor brasileiro é o maior motivo para a falência destes negócios e poderia ser resolvida por iniciativas simples de educação empreendedora e de projetos que possam auxiliar o novo dono de negócio a se estruturar antes de entrar neste novo mundo.

Saber se uma determinada ideia pode virar negócio é o primeiro passo para um bom planejamento. Veja, a seguir, algumas dicas de como avaliar corretamente uma ideia de negócio:

 

  1. Faça um levantamento de suas experiências pessoais:

A primeira etapa importante para se identificar uma ideia está no seu perfil e nas suas experiências pessoais e profissionais. Isto não quer dizer que montar um negócio em algo que você não conhece signifique fracasso.

No entanto, ao iniciar um negócio, sua participação como empreendedor será fundamental e suas habilidades, seus gostos e suas experiências irão contribuir muito para o andamento do negócio.

Escreva uma lista de todos os assuntos que você tenha alguma experiência profissional, ou que tenha aprendido e até mesmo que simplesmente goste e tenha interesse em desenvolver;

 

  1. Verifique se sua lista tem algum valor para o mercado:

Com sua lista em mãos, você irá iniciar uma análise de mercado para verificar se existem negócios nestas áreas, se o mercado tem demanda para algo que você tenha a oferecer e se suas experiências profissionais podem se tornar um negócio.

Utilize o máximo de meios de comunicação para reunir informações. Busque na internet, em revistas, em livros, converse com outros empreendedores, participe de congressos, o importante é coletar dados que possam contribuir para de fato realizar uma análise mais profunda;

 

  1. Analise os dados e decida o que tem viabilidade:

De nada adianta, você gostar muito de colecionar selos postais e descobrir que não há mercado para se estruturar um negócio nesta área. Gostar não é suficiente, a paixão do empreendedor precisa estar junto com a possibilidade de desenvolvimento de negócios no mercado. Escolha no máximo 5 opções da sua lista que reúnam estas duas questões: gostar e ter valor para o mercado.

Por fim, com estas poucas opções em mãos, escolha aquela que tenha mais chances de ser iniciada por você. Analise sua condição de investimento, seus recursos, quais as possibilidades de abrir este negócio e decida como começar;

 

Conclusão

Antes de abrir seu negócio, verifique se sua ideia está de acordo com seu perfil e se o mercado tem demanda para seu projeto. Continue conosco nos próximos artigos e deixe aqui seus comentários ou dúvidas. Até mais.

 

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Bruno Marinho

Sobre o autor | Website

Fundador do Instituto Desenvolve T.I , com experiência em projetos para a Internet há mais de seis anos e pioneiro em startups com o foco em mídias sociais. Bacharel em Publicidade e Propaganda, especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, laureado e certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Behavioral Coaching Institute – BCI e sendo referência internacional nas instituições Global Coaching Community e ECA – European Coaching Association, atualmente atuando como palestrante, professor de marketing digital e diretor de projetos na empresa Desenvolve T.I e elaborando treinamentos com o foco em marketing digital, tecnologia e comunicação. Coordena pesquisas e estudos com o foco no comportamento dos usuários dentro das redes sociais, acessibilidade, usabilidade e novas tendências nas áreas de tecnologia e comunicação.

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