Desenvolvimento Empresarial Bruno Marinho

Como Estruturar Seu Plano de Negócios

Como Estruturar Seu Plano de Negócios

Planejar um negócio antes de abrir pode significar o sucesso ou o fracasso de um empreendimento no longo prazo. Vou mostrar, neste artigo, como estruturar um plano de negócios.

 

 

O que é um plano de negócios?

Plano de Negócios

O plano de negócios é um documento que descreve os objetivos de um negócio e quais os passos e as estratégias que serão usadas para se atingir estes objetivos, de forma a reduzir riscos e incertezas. Ele também ajuda na verificação da viabilidade de um projeto, ajudando na busca por informações mais detalhadas sobre o setor em que a empresa irá atuar.

 

O plano de negócios é formado pelos seguintes itens:

 

  1. Sumário executivo:

Este é o resumo do plano de negócios. Ele contém uma breve introdução sobre a empresa, contendo os pontos mais importantes do plano como, por exemplo, os dados dos empreendedores, incluindo-se suas experiências e atribuições, os dados do negócio, contendo a missão, o setor de atividade, forma jurídica, enquadramento tributário, capital social e fonte de recursos.

O sumário executivo abrange de uma maneira geral o que é o negócio, seus principais produtos e serviços, quem serão seus clientes, assim como uma apresentação de toda a estrutura da empresa;

 

  1. Análise de mercado:

A análise de mercado é, provavelmente, a etapa mais importante do plano de negócios, contendo uma definição do perfil do mercado consumidor em que a empresa irá atuar. Esta parte descreve se os clientes serão pessoas físicas ou jurídicas, definindo de maneira detalhada cada perfil.

Além disso, a análise de mercado visa explorar as informações referentes aos gostos do mercado consumidor, incluindo os motivos pelos quais estes se interessariam em adquirir os produtos e serviços de sua empresa.

A análise de mercado também abrange a análise da concorrência em seu setor, assim como sua estrutura de fornecedores;

 

  1. Plano de marketing:

O plano de marketing inclui toda a definição dos produtos e serviços, precificação, estratégias promocionais, como serão comercializados e a localização do negócio;

 

  1. Plano operacional:

Esta parte inclui a estrutura física do negócio, capacidade produtiva e comercial, descrição dos processos operacionais, assim como a estrutura de pessoas na empresa;

 

  1. Plano financeiro:

Este plano inclui as estimativas de investimentos fixos e do capital de giro, projeção do faturamento mensal da empresa, investimento total do negócio, estimativa dos custos com relação à produção, comercialização, com recursos humanos, assim como os custos com depreciação, custos fixos mensais, demonstrativos de resultados e os indicadores de lucratividade, ponto de equilíbrio, rentabilidade e prazo de retorno do investimento;

 

  1. Plano jurídico:

Por fim, esta parte define todas as questões legais em relação ao tipo de empresa, questões tributárias envolvidas, questões legais relacionadas ao negócio e também aos produtos e serviços, quais os tipos de documentos como licenças e permissões são exigidas, entre outras questões;

 

Conclusão

O plano de negócios é fundamental para o adequado planejamento de uma nova empresa e precisa ser estruturado corretamente. Continue conosco nos próximos artigos e deixe aqui seus comentários ou dúvidas. Até mais.

Bruno Marinho

Sobre o autor | Website

Fundador do Instituto Desenvolve T.I , com experiência em projetos para a Internet há mais de seis anos e pioneiro em startups com o foco em mídias sociais. Bacharel em Publicidade e Propaganda, especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, laureado e certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Behavioral Coaching Institute – BCI e sendo referência internacional nas instituições Global Coaching Community e ECA – European Coaching Association, atualmente atuando como palestrante, professor de marketing digital e diretor de projetos na empresa Desenvolve T.I e elaborando treinamentos com o foco em marketing digital, tecnologia e comunicação. Coordena pesquisas e estudos com o foco no comportamento dos usuários dentro das redes sociais, acessibilidade, usabilidade e novas tendências nas áreas de tecnologia e comunicação.

Gosta de Marketing e Empreendedorismo Digital? Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis (é grátis)!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!