O capital humano é um dos bens mais precisos de uma empresa e que pode ser responsável pela diferenciação entre sua empresa e o seu concorrente.

 

Gestão de Recursos Humanos, gestão de pessoas ou ainda administração de Recursos Humanos, conhecida pela sigla 'RH'. é uma associação de habilidades e metodologias, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Tem por finalidade selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa.
Gestão de Recursos Humanos, gestão de pessoas ou ainda administração de Recursos Humanos, conhecida pela sigla ‘RH’. é uma associação de habilidades e metodologias, políticas, técnicas e práticas definidas com objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano. Tem por finalidade selecionar, gerir e nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa.

Apesar disso, a gestão de pessoas precisa ser feita da maneira correta para garantir os resultados. Assim, aprenda como gerenciar pessoas de maneira eficiente.

 

Escolha as pessoas certas

Para gerenciar pessoas de maneira eficiente é preciso, antes de tudo, que os profissionais adequados tenham sido escolhidos. Por isso, procure, se possível, participar do processo de seleção para garantir que as pessoas com perfis adequados façam parte de sua equipe.

 

Dê o exemplo

O gerenciamento de pessoas de maneira eficiente envolve muito menos o ato de dar ordens e mais o hábito de dar exemplos. Assim, será muito mais difícil cobrar de seus colaboradores aquilo que eles não veem você praticando.

Por isso, não tenha medo de colocar em prática aquilo que você prega, como ter proatividade, trabalhar em equipe e tomar decisões compartilhadas, por exemplo.

 

Abra um canal de comunicação

Se a comunicação entre você e as pessoas que você gerencia só acontece em um sentido, ou seja, apenas você fala e eles escutam o resultado não será satisfatório. Por isso, para gerenciar pessoas de maneira eficiente é necessário que você abra um canal de comunicação em que aos colaboradores possam se expressar e ajudar na resolução de problemas.

 

Garanta que todos os pensamentos estejam alinhados

Para atingir um objetivo é importante que todos tenham em mente a importância do objetivo, além de o que será necessário para se chegar até lá. Assim, ao gerir pessoas garanta que todas tenham em mente os objetivos de forma clara, além de como será possível alcançá-lo.

 

Motive a equipe

Uma equipe motivada é uma equipe que trabalha com mais satisfação e também mais focada. Por isso, crie um relacionamento de confiança e de motivação para que todos possam expressar e desenvolver suas capacidades de modo pleno.

 

Elogie

Um bom gestor sabe qual é o momento de fazer uma avaliação como colaborador ou mesmo de chamar sua atenção, mas também conhece a importância de um elogio feito no momento e pelo motivo correto.

Assim, não ache que elogiar fará com que você perca a sua autoridade porque, na verdade, isso irá te ajudar a gerenciar pessoas de maneira eficiente.

 

Recompense

Criar um sistema de recompensas também é bastante efetivo para o gerenciamento de pessoas, dando uma motivação extra. As recompensas, entretanto, não precisam ser necessariamente financeiras, já que é possível oferecer recompensas como folgas específicas, por exemplo, após um esforço extra para a conclusão de um projeto.

 

Resolva conflitos

Deixar que sua equipe possua conflitos internos e não resolvê-los é garantia de que cedo ou tarde sua equipe irá ruir. Por isso, assim que notar a existência de conflitos procure saber as causas e resolver da melhor maneira possível.

 

Ganhe o respeito

Evidentemente, para gerenciar pessoas de maneira eficiente é preciso ter autoridade, mas isso não significa ter de dizer que é você o chefe e que por isso devem te obedecer. No lugar disso procure ganhar o respeito dos colaboradores, que te enxergarão como uma autoridade natural.

Assim, com algumas dicas de como gerenciar pessoas de maneira eficiente é possível conseguir uma equipe muito mais focada, produtiva e motivada, o que se reflete diretamente nos resultados para a organização.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *