Desenvolvimento Pessoal Bruno Marinho

Como Potencializar seus Estudos?

Como Potencializar seus Estudos?

Seja para um concurso, uma prova ou avaliação importante é indispensável que você saiba como estudar corretamente. Além disso, você também ode utilizar técnicas para potencializar seus estudos para garantir melhor aproveitamento do seu tempo quando estiver estudando para o seu próprio aprimoramento. Assim, aprenda como potencializar seus estudos e guardar tudo o que aprendeu.

 

Estude todos os dias

Se o seu objetivo é ter um bom desempenho em uma prova ou avaliação em geral estudar todos os dias fará com que a matéria não se acumule, além de te dar mais confiança para a avaliação.

Além disso, estudar todos os dias permite que você descubra dúvidas com antecedência, permitindo que possa tirá-las adequadamente. Uma dúvida que surge na véspera da prova ou mesmo apenas algumas horas antes possui mais chances de permanecer e te levar ao erro.

Já se o seu objetivo é aprimorar seus conhecimentos estudar todos os dias fará com que seu cérebro esteja sempre ativo, guardando melhor as informações.

 

Estude uma matéria de cada vez

Se você tentar estudar tudo ao mesmo tempo provavelmente terminará frustrado e sem aprender o que precisa. Assim, dedique um tempo específico para cada matéria, como uma ou duas horas por dia, dependendo da sua disponibilidade.

Comece, também, pelas matérias mais fáceis e que você tem menos dificuldade, pois isso irá te estimular e dar confiança para estudar outras mais difíceis.

 

Utilize recursos diversos

Utilizar recursos que vão além do caderno e do livro, como vídeos, gráficos, infográficos e ilustrações, farão com que você fixe muito melhor o conteúdo, já que a diversidade de recursos terá efeitos positivos em seu aprendizado.

Assim, é mais fácil potencializar seus estudos aprendendo por meio de um vídeo do que apenas utilizando importantes, mas intermináveis horas de leituras.

 

Use fichas

O método conhecido como “flash cards” ou de fichas é um grande aliado para potencializar seus estudos e consiste em transformar a matéria de interesse em perguntas e respostas feitas por você.

Quando suas fichas estiverem feitas, você deve andar com elas e lê-las sempre que possível. As que você já tiver memorizado podem ser guardadas para que você dê atenção às outras, permitindo que você memorize o conteúdo progressivamente.

 

Explique o conteúdo

Um método infalível para saber se você realmente aprendeu é explicar o conteúdo estudado, pois se você conseguir é sinal de que assimilou corretamente. Por isso, para potencializar seus estudos explique o conteúdo estudado, seja para você mesmo, para amigos ou familiares.

 

Faça testes e exercícios

A prática também é uma forma de potencializar não apenas seus estudos, mas também o seu aprendizado. Por isso, sempre que possível faça exercícios e testes consigo mesmo sobre o conteúdo estudado.

 

Tenha disciplina

Deixar a procrastinação te vencer ou se distrair com as redes sociais só fará com que você se sinta frustrado ao final do dia sabendo que não fez tudo o que deveria e poderia. Por isso, para potencializar os seus estudos tenha disciplina – e uma ajudinha extra se precisar, como programas que bloqueiam redes sociais por um período de tempo.

Assim, potencializar seus estudos pode ser mais simples do que você imagina e garantirá resultados incríveis para o seu aprendizado, além de permitir que você tenha mais tempo livre.

Bruno Marinho

Sobre o autor | Website

Fundador do Instituto Desenvolve T.I , com experiência em projetos para a Internet há mais de seis anos e pioneiro em startups com o foco em mídias sociais. Bacharel em Publicidade e Propaganda, especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, laureado e certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Behavioral Coaching Institute – BCI e sendo referência internacional nas instituições Global Coaching Community e ECA – European Coaching Association, atualmente atuando como palestrante, professor de marketing digital e diretor de projetos na empresa Desenvolve T.I e elaborando treinamentos com o foco em marketing digital, tecnologia e comunicação. Coordena pesquisas e estudos com o foco no comportamento dos usuários dentro das redes sociais, acessibilidade, usabilidade e novas tendências nas áreas de tecnologia e comunicação.

Gosta de Marketing e Empreendedorismo Digital? Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis (é grátis)!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!