Carreira Profissional Bruno Marinho

Como ser Consultor de Marketing Digital?

Como ser Consultor de Marketing Digital?

Crescer profissionalmente exige dedicação de tempo e dinheiro, principalmente quando se tratam de áreas que necessitem de constante atualização, como é o caso do marketing digital.

O mercado de marketing digital

O desenvolvimento da internet trouxe muitas oportunidades para a geração de novos negócios, mas também aumentou a concorrência entre os profissionais e também a exigência de competências e habilidades dos interessados em atuar no marketing digital.

Por ser um mercado amplo e relativamente novo, muitos profissionais de diversas áreas podem atuar neste segmento se souberem direcionar sua formação da maneira correta. Já existem cursos e especializações para quem busca se capacitar e tudo isto requer dedicação de tempo, investimento financeiro e também um esforço para formar uma experiência inicial para se entrar neste mercado.

A seguir, analisaremos alguns dos principais investimentos para se tornar um bom consultor de marketing digital:

  1. Formação acadêmica em área afins:

Não é preciso dizer muito sobre este item, pois a formação em algum curso superior sempre será fundamental para trazer melhores oportunidades profissionais.

O mercado de marketing digital é enorme e permite a participação de diferentes perfis, incluindo-se os profissionais formados em áreas tecnológicas como sistemas de informação, sistemas para web, técnicos com formação em webdesign e programação, assim como os profissionais das áreas de humanas, desde marketing, publicidade e propaganda, comunicação social, entre outras.

O investimento neste tipo de formação pode variar muito, incluindo-se cursos em universidades públicas que não terão um custo direto ou em faculdades particulares, podendo-se fazer cursos entre 2 e 4 anos de formação, com investimentos entre R$ 300,00 e R$ 1.200,00 por mês;

  1. Formação específica na área de atuação:

Para se diferenciar neste mercado, além da formação acadêmica tradicional, o consultor de marketing digital precisará buscar o conhecimento específico da área em que deseja atuar.

As áreas mais procuradas são em gestão de projetos, áreas técnicas como o desenvolvimento de sistemas para web, a gestão de mídias sociais, a análise e controle de métricas para a internet ou mesmo a formação para desenvolvimento de conteúdo para web.

Os cursos de especialização podem ter valores muito variados. Existem cursos rápidos que podem custar entre R$ 200,00 e R$ 600,00, ou até mesmo alguns cursos de formação mais prolongada variando entre R$ 2.000,00 e R$ 5.000,00;

 

  1. Certificações em marketing digital:

Outro diferencial neste mercado, são as certificações em determinadas ferramentas para marketing digital. Já existem muitos cursos de preparação para certificações em ferramentas como o Google Adwords ou Analytics, formação de profissionais em ferramentas de mídias sociais como o Youtube, Facebook, Twitter, e de compartilhamento de conteúdo.

Outra certificação bastante em alta está relacionada à otimização de mecanismos de busca (SEO), sendo interessante para todos os tipos de profissionais em marketing digital.

Os cursos preparatórios para as certificações nestas áreas podem ter variações de valores desde R$ 300,00 a R$ 1.500,00, e os exames tem valores em torno de R$ 50,00 a R$ 100,00 por teste realizado;

Conclusão

Para ser um bom consultor em marketing digital é preciso ter dedicação de tempo e um mínimo de investimento financeiro em cursos e especializações na área.

Gostou das Dicas de Como ser Consultor de Marketing Digital?
Então deixe seu comentário abaixo!

Bruno Marinho

Sobre o autor | Website

Fundador do Instituto Desenvolve T.I , com experiência em projetos para a Internet há mais de seis anos e pioneiro em startups com o foco em mídias sociais. Bacharel em Publicidade e Propaganda, especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, laureado e certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Behavioral Coaching Institute – BCI e sendo referência internacional nas instituições Global Coaching Community e ECA – European Coaching Association, atualmente atuando como palestrante, professor de marketing digital e diretor de projetos na empresa Desenvolve T.I e elaborando treinamentos com o foco em marketing digital, tecnologia e comunicação. Coordena pesquisas e estudos com o foco no comportamento dos usuários dentro das redes sociais, acessibilidade, usabilidade e novas tendências nas áreas de tecnologia e comunicação.

Gosta de Marketing e Empreendedorismo Digital? Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis (é grátis)!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!