Montar um negócio requer planejamento e análise. Mais importante do que simplesmente ter um bom plano de negócios, a empresa precisa de fato identificar se o mercado está pronto e se realmente deseja adquirir aqueles determinados produtos e serviços.

 

O que é o processo de validação?

O processo de validação de um negócio dá a oportunidade de se analisar a receptividade do mercado consumidor em relação à empresa, ajudando bastante na mudança e na alteração de aspectos relacionados aos produtos e serviços antes que estes sejam efetivamente lançados no mercado.

Com a internet e o aumento das mídias sociais, validar um negócio se tornou muito mais simples e muito mais rápido. Veja, a seguir, como é possível usar as mídias sociais para validar seu negócio e receber informações poderosas para alcançar o sucesso:

  1. Estruture corretamente os canais de comunicação:

 

Estar nas mídias sociais irá conectar sua empresa diretamente com os consumidores interessados naquilo que você tem a oferecer, mas antes planeje corretamente suas ações. Estabeleça quais as mídias que serão utilizadas, que tipo de conteúdo será promovido, quais as ferramentas que você usará para receber as informações sobre o produto ou serviço que será validado.

Você irá receber comentários, feedback, informações valiosas para realizar as alterações necessárias, mas para aproveitar tudo isto, precisa responder de maneira rápida e efetiva;

 

  1. Promova corretamente os produtos e serviços que serão validados:

 

Crie protótipos de seus produtos e serviços para serem testados através das mídias sociais. Deixe seus consumidores utilizarem os mesmos e terem a oportunidade de lhe apresentarem o que acharam.

Não tenha medo de lançar algo que ache que não é bom, basta deixar claro que é uma versão teste e que precisa do retorno de seus clientes. Este é justamente o objetivo da validação: buscar no mercado as opiniões e sugestões necessárias para melhorar seus produtos e serviços;

 

  1. Crie um banco de dados:

 

O consumidor que hoje analisa um produto ou serviço em processo de validação pode ser um futuro cliente. Durante o processo de validação e de pesquisa, crie um banco de dados para lhe ajudar a organizar e a catalogar todas as informações. Desta forma, você terá uma lista de possibilidades de alterações e de até mesmo novos produtos para o futuro.

Além disso, você manterá uma lista de consumidores que se mostraram inicialmente interessados em analisar seu negócio e que têm potencial de se tornarem seus clientes quando os produtos e serviços forem de fato lançados ao mercado;

 

  1. Dê incentivos em troca de informações:

 

As pessoas adoram ganhar coisas e ter acesso a materiais gratuitos. Solicite uma opinião sobre os produtos e serviços que deseja validar e ofereça algo em troca, tanto pela análise quanto pelo compartilhamento e pela indicação de outros possíveis consumidores.

Você irá ampliar muito seus contatos e tornar sua marca ainda mais conhecida;

Conclusão

As mídias sociais são uma forma rápida e eficiente para validar o seu negócio, trazendo informações importantes para sua empresa. Continue conosco nos próximos artigos e deixe aqui seus comentários ou dúvidas. Até mais.

Gostou do Artigo?
Então deixe seu comentário abaixo!

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *