Conheça Estratégias para o Gerenciamento do Tempo!

Conheça Estratégias para o Gerenciamento do Tempo!

Saber como administrar o seu tempo corretamente é uma das habilidades mais necessárias em um mundo cada vez mais corrido, em que tudo acontece ao mesmo tempo. Para dar conta da vida profissional, pessoal e familiar com qualidade de vida, portanto, o gerenciamento de tempo é peça fundamental nesse quebra-cabeça. Conheça estratégias para gerenciamento de tempo e deixe de ser escravo do relógio.

Planeje-se

Começar por saber o que você tem que fazer já irá te ajudar a se organizar e gerenciar o seu tempo. Assim, comece um planejamento sobre tudo o que você tem que fazer, o que cada coisa requer e em quanto tempo essas coisas devem ser feitas. Utilize uma agenda, blocos, post-its ou mesmo aplicativos do seu celular para conseguir se organizar e se planejar.

Defina prioridades

Para melhor gerenciamento do seu tempo você deve saber o que é urgente, o que é importante e o que pode ser adiado. Assim, defina as prioridades das suas obrigações, pessoais ou profissionais, para que você saiba exatamente o que deve ser feito o mais rápido possível.

Delegue

Delegar é importante para o gerenciamento de tempo, especialmente no âmbito profissional, por isso não tente fazer tudo sozinho se você pode delegar algumas tarefas. Analise tudo aquilo que pode ser delegado e o faça, pois assim você poderá concluir suas tarefas com mais qualidade.

Escolha por onde começar

Nosso cérebro pode ficar desestimulado se você preferir começar pelas tarefas mais difíceis, maiores ou mais demoradas. Por isso, para ganhar ânimo e motivação comece pelas tarefas mais simples e fáceis de serem resolvidas. Após isso, você estará mais disposto para encarar as outras obrigações.

Em contrapartida, o seu cérebro estará mais fresco ao começar e você pode utilizar isso a seu favor para começar as tarefas mais difíceis. As tarefas mais fáceis, entretanto, podem acabar serem deixadas de lado. Por isso, é importante que você descubra o que melhor funciona na sua situação.

Faça listas

Listas do que você deve fazer, para quem e como fazer são importantes para manter sua organização e o controle do seu próprio tempo. Assim, faça listas do que você deve fazer no dia e, se possível, faça planejamentos mais longos, como para toda a semana ou todo o mês, pois isso permitirá que você planeje melhor seu tempo livre.

Esteja preparado para imprevistos

Imprevistos acontecem, mas se você estiver preparado para isso ficará mais fácil controlar o impacto de uma situação inesperada. Por isso abra em seu planejamento um espaço para imprevistos, como a falta de luz, a quebra de um equipamento ou uma indisposição temporária, por exemplo.

Evite distrações

A grande quantidade de estímulos, como as redes sociais, é uma grande inimiga do gerenciamento de tempo, por isso livre-se de todas as distrações ao começar uma tarefa. Procure trabalhar em rajadas focadas mais curtas, como de 45 minutos e descanso de 15 minutos, para gerenciar melhor o seu tempo.

Saiba o que funciona para você

Talvez ouvir música te ajude a manter o foco ou talvez seguir um método de gerenciamento de tempo famoso seja o melhor para você. Seja como for, é importante que você teste, experimente e descubra o que funciona melhor para você entre as estratégias para gerenciamento do tempo.

Assim, o gerenciamento do tempo só depende de você, permitindo que você aumente sua produtividade e também sua qualidade de vida. Com as estratégias certas será mais fácil ter tempo para tudo aquilo que é importante.

Bruno Marinho

Sobre o autor | Website

Fundador do Instituto Desenvolve T.I , com experiência em projetos para a Internet há mais de seis anos e pioneiro em startups com o foco em mídias sociais. Bacharel em Publicidade e Propaganda, especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, laureado e certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Behavioral Coaching Institute – BCI e sendo referência internacional nas instituições Global Coaching Community e ECA – European Coaching Association, atualmente atuando como palestrante, professor de marketing digital e diretor de projetos na empresa Desenvolve T.I e elaborando treinamentos com o foco em marketing digital, tecnologia e comunicação. Coordena pesquisas e estudos com o foco no comportamento dos usuários dentro das redes sociais, acessibilidade, usabilidade e novas tendências nas áreas de tecnologia e comunicação.

Gosta de Marketing e Empreendedorismo Digital? Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis (é grátis)!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!