Desenvolvimento Pessoal Bruno Marinho

Desenvolvimento de Lideranças: 5 Dicas Fundamentais!

Desenvolvimento de Lideranças: 5 Dicas Fundamentais!

Saber como liderar é uma habilidade fundamental nos dias de hoje, pois somente assim os melhores e mais eficientes resultados são obtidos. Por isso, é importante que empresas e profissionais apostem cada vez mais no desenvolvimento de lideranças, garantindo a formação de gestores melhores e mais eficientes. Conheça 5 dicas fundamentais para o desenvolvimento de lideranças.

  1. Aproxime-se das pessoas

Estar em contato com os seus colaboradores e criar um relacionamento profissional de confiança garante que os colaboradores te enxerguem mais como um profissional capacitado e menos como apenas um nível hierárquico superior.

Envolver-se com seus colaboradores e com o seu trabalho, dificuldades e necessidades ajuda no desenvolvimento de lideranças, tornando a equipe mais motivada. Por isso, seja um líder com autoridade, mas acessível para que os colaboradores saibam que têm com quem contar.

  1. Saiba delegar

Um líder que não sabe delegar tarefas é um líder que se torna extremamente sobrecarregado com funções menores quando poderia se dedicar a desafios maiores. Assim, é importante delegar tarefas para os colaboradores competentes para cada atribuição, permitindo que o projeto seja concluído de forma eficiente.

Além disso, delegar tarefas é uma forma de demonstrar confiança na equipe e ativar nos colaboradores a motivação para concluir a tarefa da forma correta. Delegar, entretanto, não é sinônimo de abandonar e por isso tarefas delegadas requerem autonomia controlada, mas também monitoração dos resultados.

  1. Assuma a responsabilidade

Não há nada pior para o desenvolvimento de lideranças do que um gestor que após uma decisão errada ou ruim, ainda que tomada coletivamente, tenta colocar a culpa em terceiros. Por mais que o erro tenha sido de um colaborador ou que qualquer outro fator tenha influenciado na decisão é indispensável que o líder chame para si a responsabilidade, lidando com as consequências.

Assim, ao assumir a responsabilidade o desenvolvimento de lideranças é fortalecido, pois os colaboradores enxergam o exemplo na prática e isso funciona muito mais do que apenas palavras.

  1. Seja firme em seus princípios

Assim como a organização, é importante que o líder possua valores e princípios bem definidos e que se atenha a eles, pois somente assim o desenvolvimento de lideranças irá acontecer e os colaboradores irão enxergar o líder como um modelo a ser seguido.

Além disso, ser claro em seus valores é mais uma forma de dar o exemplo, o que é indispensável em se tratando de desenvolvimento de lideranças.

  1. Envolva os colaboradores

Quando um líder envolve os colaboradores na tomada de decisões e na discussão de questões importantes, o que ele está dizendo é que confia no potencial da equipe e em seu poder de decisão, além de dizer que conta com eles em momentos importantes.

Isso, por si só, tem um impacto positivo no desenvolvimento de lideranças, já que os colaboradores se sentem valorizados e estimulados a desenvolver todo o seu potencial. Além disso, é desenvolvida uma atitude positiva e colaborativa entre equipe e líder.

Dessa forma, o desenvolvimento de lideranças pode ser mais fácil ao utilizar-se de 5 dicas fundamentais, conseguindo resultados melhores e de maior impacto.

Gostou das Dicas?
Então deixe seu comentário abaixo!

 

Bruno Marinho

Sobre o autor | Website

Fundador do Instituto Desenvolve T.I , com experiência em projetos para a Internet há mais de seis anos e pioneiro em startups com o foco em mídias sociais. Bacharel em Publicidade e Propaganda, especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, laureado e certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Behavioral Coaching Institute – BCI e sendo referência internacional nas instituições Global Coaching Community e ECA – European Coaching Association, atualmente atuando como palestrante, professor de marketing digital e diretor de projetos na empresa Desenvolve T.I e elaborando treinamentos com o foco em marketing digital, tecnologia e comunicação. Coordena pesquisas e estudos com o foco no comportamento dos usuários dentro das redes sociais, acessibilidade, usabilidade e novas tendências nas áreas de tecnologia e comunicação.

Gosta de Marketing e Empreendedorismo Digital? Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis (é grátis)!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!