Redes Sociais Bruno Marinho

Gerenciamento de Mídias Sociais: 5 Fatores Fundamentais

Gerenciamento de Mídias Sociais: 5 Fatores Fundamentais

O gerenciamento de mídias sociais quando feito corretamente é capaz de trazer resultados positivos para a marca, empresa ou negócio, causando engajamento e conversão em vendas. Para isso, entretanto, é preciso conhecer alguns fatores importantes e por isso conheça 5 fatores fundamentais do gerenciamento de mídias sociais.

 

  1. Planejamento

O planejamento deve ser o passo inicial de qualquer estratégia de marketing digital, incluindo o gerenciamento de mídias sociais. Assim, é importante decidir quais as mídias sociais mais importantes a serem utilizadas e traçar um planejamento estratégico para seu gerenciamento.

O planejamento também precisa incluir, além de em quais mídias sociais estar, como será a atuação, a frequência de atuação e produção de conteúdo, além de deixar espaço para o dinamismo inerente às mídias sociais.

 

  1. Entendimento do público

Também é indispensável que você conheça o seu público, como sua faixa de idade, hábitos de consumo e de uso das mídias sociais. Para desenvolver um gerenciamento efetivo é preciso falar diretamente com o público e isso só possível ao conhecê-lo profundamente.

Saber em que momento do dia o seu público está mais ativo, por exemplo, garante que mais pessoas sejam alcançadas com o seu conteúdo, tornando o gerenciamento mais efetivo. Da mesma forma, é importante saber qual linguagem utilizar para conseguir falar com o público, criando um canal direto de comunicação.

 

  1. Investimento na variedade de conteúdos

Outro fator fundamental para o gerenciamento de mídias sociais é apostar e investir em diferentes tipos de conteúdos, como textos, imagens e vídeos, pois assim é possível alcançar um número ainda maior de pessoas.

A variedade de conteúdo de qualidade atrairá uma gama maior de pessoas e o seu gerenciamento se tornará mais efetivo, além de dar espaço para um maior engajamento.

 

  1. Regularidade nas publicações

A regularidade nas publicações é indispensável para se obter bons resultados nas mídias sociais, já que postagens esporádicas e sem planejamento farão pouco ou nada para o engajamento e conversão.

Assim, é importante criar um calendário de publicação com todo o planejamento para garantir que o conteúdo esteja sempre sendo entregue para o público, mantendo o interesse do público e consolidando a sua presença nas mídias sociais.

 

  1. Análise e ajuste de métricas

Por mais eficiente que seja o seu gerenciamento de mídias sociais de nada vai adiantar se você não puder controlá-lo e conhecer profundamente os seus resultados. Por isso, embora pareça ser uma consequência do sucesso do gerenciamento, a análise e ajuste de métricas são, na verdade, um dos fatores fundamentais para um gerenciamento efetivo das mídias sociais.

Assim, deixe as métricas de vaidade de fora, como curtidas ou visualizações e foque-se mais nos engajamentos e na taxa de conversão – essas sim são métricas importantes.

As métricas também te darão as orientações necessárias para que você saiba, comprovadamente, o que funciona e o que não e com essas informações você deve adaptar o gerenciamento para melhorar os resultados.

Dessa forma, seguindo alguns fatores fundamentais para o gerenciamento de mídias sociais é possível alcançar resultados surpreendentes e efetivos. Esteja sempre atento às novidades e aos pilares do gerenciamento para atingir os resultados desejados.

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Bruno Marinho

Sobre o autor | Website

Fundador do Instituto Desenvolve T.I , com experiência em projetos para a Internet há mais de seis anos e pioneiro em startups com o foco em mídias sociais. Bacharel em Publicidade e Propaganda, especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, laureado e certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Behavioral Coaching Institute – BCI e sendo referência internacional nas instituições Global Coaching Community e ECA – European Coaching Association, atualmente atuando como palestrante, professor de marketing digital e diretor de projetos na empresa Desenvolve T.I e elaborando treinamentos com o foco em marketing digital, tecnologia e comunicação. Coordena pesquisas e estudos com o foco no comportamento dos usuários dentro das redes sociais, acessibilidade, usabilidade e novas tendências nas áreas de tecnologia e comunicação.

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