Você já ouviu falar no Uber? Nos últimos dias, todo mundo já viu, leu, assistiu reportagens sobre esse assunto. O Uber é um aplicativo para dispositivos móveis que fornece aos usuários veículos de passageiros com condutor a preços acessíveis. A reserva é feita diretamente usando a geolocalização dos celulares dos usuários.

A polêmica é enorme. Cooperativas de taxis, pontos organizados, teletaxis reclamam por que o aplicativo não segue as regras comerciais e administrativas tradicionais do mercado, os empresários do Uber fazem marketing agressivo, oferencendo serviço diferenciado e os passageiros aproveitam o novo serviço para pagar menos e protestar com o mal serviço e preços altas dos taxistas.

Sem entrar no mérito da polêmica, toda pessoa que deseja iniciar um negócio online pode tirar grandes lições de empreendedorismo online com o Uber:

  • Brecha no mercado – O Uber aproveitou uma deficiência do mercado, pois se os serviços de taxi do mundo apresentassem uma relação de custo x benefício positiva, esse aplicativo jamais existiria.
  • Cadastro fácil e rápido – O processo de cadastramento de uma conta no Uber é rápido, simples e fácil. Você precisa apenas digitar um endereço de email válido, número de telefone, número de cartão de crédito ou da conta do PayPal e uma senha.
  • Simplicidade no serviço – Qualquer pessoa que tenha um carro considerado luxuoso pode se cadastrar como motorista e opera como um microempresário, pois além de ser dono do carro é também o motorista.

O papel do aplicativo Uber é apenas permitir a localização destes microempresários por parte dos passageiros e intermediar o pagamento. Um percentual de cada corrida fica com o aplicativo.

  • Tecnologia como parceira – Ao solicitar um veículo, o Uber por meio da geolocalização detecta automaticamente sua posição na cidade, você digita o destino no mapa e pressiona OK. O aplicativo procura o motorista mais próximo e informa o quanto tempo ele vai demorar a chegar.

O motorista que aceitar a corrida, um SMS será enviado para você com o nome, foto, matrícula, telefone do motorista e dados do automóvel.

  • Serviço diferenciado – O aplicativo oferece um serviço de alta qualidade. Por regra, todos os carros devem servir água aos clientes. Mas muitos carros oferecem doces, bebidas energéticas, etc.
  • Avaliação mútua – Após a corrida, tanto o cliente quanto o motorista podem avaliar um ao outro. As críticas ficam disponíveis nos perfis de cada um. É o avanço da comunicação, pois a totalidade dos serviços oferecidos atualmente somente há espaço para os clientes avaliarem. Esse serviço é uma reinvenção nos conceitos de marketing, pois o cliente que receber críticas negativas poderá não ser atendido nas próximas chamadas.
  • Preços diferenciados – O aplicativo oferece serviços diferenciados com meio de transporte mais econômicos até automóveis mais luxuosos, com isso os preços variam também. Com esse serviço, o Uber atinge vários públicos ampliando sua rede de clientes.

Apesar de todas as críticas, ressalvas, polêmicas que existem em torno desse novo negócio, os números do Uber são incontestáveis e mostra que esse aplicativo veio para ficar com muita inovação:

  1. São 8 milhões de usuários no mundo
  2. Presença em 50 países
  3. 160 mil motoristas
  4. Em 2014, foram 140 milhões de corridas

Até o final desse ano, o Uber vai atingir um valor de mercado de 50 bilhões de dólares. Com esse valor, ela vai se tornar a empresa privada mais valiosa do mundo.

Gostou do Artigo? Então deixe seu comentário abaixo! Será que o Uber vai Mudar REALMENTE nossa Maneira de Pedir Taxi?? Deixe a sua opinião e comentário!

One thought on “O que o Uber nos Ensinou sobre Empreendedorismo Online?

  • Marcelo Takayas

    Olá Bruno! Moro no Rio de Janeiro e há cerca de 2 meses deixei de usar os aplicativos de táxi “normais” e comecei a usar o Uber. Tenho utilizado o UberX, que é o mais barato. Os carros são quase todos super novos, os motoristas na maioria muito educados, oferecem bala e água. Em várias situações atenderam meu chamado rápido, quando os aplicativos de táxi retornavam nenhum táxi disponível. Um exemplo disso foi na madrugada do dia 31/12 para o 1º dia do ano, quando era impossível arrumar um táxi e o Uber me atendeu em menos de 10 minutos. Mas o melhor de tudo: o preço. Na maioria das vezes sai mais barato que o táxi (a tarifa do Uber é variável, de acordo com a demanda e o número de carros disponíveis em sua área) e em algumas ocasiões sai o mesmo preço ou mais barato que ônibus! Dependendo do número de pessoas que utilizar o mesmo carro, obviamente.

    Responder

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *