Redes Sociais Bruno Marinho

Persuasão nas Mídias Sociais: 5 Fatores Fundamentais

Persuasão nas Mídias Sociais: 5 Fatores Fundamentais
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As mídias sociais são poderosas ferramentas de marketing digital, permitindo melhorar a reputação da marca ou mesmo conseguir mais clientes. Para isso, entretanto, é preciso que haja persuasão nas mídias sociais para se atingir os objetivos pretendidos.

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Utilizada da maneira correta, a persuasão nas mídias sociais garante que sua marca passe a fazer, cada vez mais, parte da vida das pessoas, melhorando o seu resultado. Descubra os 5 fatores fundamentais dessa técnica.

  1. Escolha do gatilho mental correto

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Gatilhos mentais são mecanismos utilizados pelo nosso cérebro na tomada de decisões e que podem ser de grande valia para a persuasão nas mídias sociais. Assim, os gatilhos mentais são capazes de influenciar e convencer o seu público à tomada de decisão, como adquirir seu produto ou serviço, por exemplo.

Por isso, é importante escolher o gatilho mental correto para cada mídia social e para cada momento e objetivo. Escolher um gatilho mental de escassez, por exemplo, pode não ser a melhor técnica para a sua marca.

  1. Utilização adequada do gatilho mental

Mesmo o gatilho mental certo pode não dar os resultados esperados se ele não for usado da forma correta e por isso é importante que você encontre a melhor forma de utilizar o gatilho mental pretendido.

Novamente sobre o gatilho mental de escassez, se ele for o correto para o momento da sua marca, mas você utilizá-lo inadequadamente, ou seja, se realmente não houver a escassez, o público pode terminar frustrado e irritado com você, achando que não passa de uma mera estratégia para vender.

  1. Relacionamento com os clientes

Criar um canal de relacionamento com os clientes e não apenas utilizar as mídias sociais para divulgar seus produtos o tempo todo, tentando vender a todo momento, é bastante efetivo para aumentar a persuasão nas mídias sociais, aumentando as chances de que as pessoas decidam por escolher a sua marca.

  1. Conhecimento sobre o público-alvo

Também é impossível falar de persuasão nas mídias sociais sem dizer que é indispensável saber quem é o seu público-alvo, pois somente assim você saberá exatamente do que seu cliente precisa e como são os seus hábitos de consumo.

A maioria das mídias sociais oferece levantamento de dados diversos sobre hábitos e padrões do público, por isso aproveite-se disso para ajustar a sua estratégia de persuasão.

  1. Fidelização dos clientes

Mesmo quando utilizados da maneira correta os gatilhos mentais podem não ser o suficiente para conseguir chamar a atenção e conquistar novos clientes, que, cada vez mais, baseiam-se na opinião de amigos e familiares – pessoas próximas de confiança.

Assim, para aumentar a persuasão nas mídias sociais invista na fidelização dos clientes já existentes, aproximando a marca deles para que eles possam recomendar sua marca para outros. Isso se tornará um ciclo virtuoso, pois você também poderá utilizar isso como um gatilho mental de prova social.

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Dessa forma, a persuasão nas mídias sociais é o que garante que o cliente escolha a sua marca na hora de pensar em uma compra ou decidir pelo seu produto após sua apresentação. Com os fatores fundamentais, é possível criar um ambiente persuasivo e de resultados.

Bruno Marinho

Sobre o autor | Website

Fundador do Instituto Desenvolve T.I , com experiência em projetos para a Internet há mais de seis anos e pioneiro em startups com o foco em mídias sociais. Bacharel em Publicidade e Propaganda, especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, laureado e certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Behavioral Coaching Institute – BCI e sendo referência internacional nas instituições Global Coaching Community e ECA – European Coaching Association, atualmente atuando como palestrante, professor de marketing digital e diretor de projetos na empresa Desenvolve T.I e elaborando treinamentos com o foco em marketing digital, tecnologia e comunicação. Coordena pesquisas e estudos com o foco no comportamento dos usuários dentro das redes sociais, acessibilidade, usabilidade e novas tendências nas áreas de tecnologia e comunicação.

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