Carreira Profissional Bruno Marinho

Planeje sua Carreira com Sucesso em 5 Simples Passos!

Planeje sua Carreira com Sucesso em 5 Simples Passos!

Para ter sucesso profissional é necessário mais do que apenas qualificação, sorte ou boas oportunidades, já que é necessário planejamento para conseguir atingir os seus objetivos. Para isso, fazer o seu próprio plano de carreira é de grande ajuda, pois irá garantir que você saiba para onde quer ir e como você deve fazê-lo. Descubra como é possível definir seu próprio plano de carreira em 5 passos.

 

  1. Faça uma avaliação

Para começar a montar seu plano de carreira é importante que você comece por uma criteriosa avaliação da sua situação atual. Pergunte-se se você gosta do seu emprego, descubra o que te faz feliz e, tão importante quanto, se você está atualizado no mercado de trabalho e como estão suas qualificações.

Seja sincero consigo mesmo e avalie seus pontos fortes desenvolvidos nas últimas experiências e seus pontos fracos e que podem estar te impedindo de crescer profissionalmente.

 

  1. Defina objetivos

Após avaliar sua situação você será capaz de planejar seus objetivos, como qual posição você deseja ocupar, em qual área você deseja trabalhar e qual o ambiente de trabalho perfeito para as suas aspirações.

Nesse momento é importante que você coloque seus reais objetivos, sem a sensação de que um objetivo é impossível. Para que um plano de carreira dê certo é importante que ele tenha os seus reais objetivos, por mais difíceis que pareçam.

 

  1. Divida objetivos em períodos de tempo

Talvez o seu desejo seja ser o presidente de uma empresa do seu ramo, mas isso, naturalmente, não acontece da noite para o dia. Para garantir que você atinja seu objetivo é importante, então, dividi-lo em objetivos menores com diferentes períodos de tempo.

Assim, crie planejamentos em curto, médio e longo prazo, como objetivos para seu próximo ano, seus próximos 3 a 5 anos e para os próximos 10 anos de sua carreira. Além de facilitar com que você enxergue o caminho a percorrer isso irá te dar motivação para concluir os objetivos a tempo.

 

  1. Defina os caminhos

Somente colocar o que você deseja não vai ajudar seu próprio plano de carreira, por isso é importante que você também defina como é possível chegar lá. Se você sabe que uma determinada posição exige uma experiência ou competência específica, por exemplo, coloque isso em seu planejamento como um caminho para atingir seu objetivo.

Cursos e qualificações extras, como pós-graduações ou cursos no exterior, também podem estar inclusos nessa parte do planejamento, pois facilitará que você alcance seus objetivos.

 

  1. Atualize seu plano de carreira com frequência

Uma vez pronto, o seu próprio plano de carreira deve ser permanentemente revisado ou mesmo atualizado e adaptado, pois não nos mantemos os mesmos ao longo do tempo. Assim, o que pode ser um objetivo para você agora pode não ser mais daqui a alguns meses e o que não era um objetivo pode passar a ser uma prioridade.

Assim, esteja sempre revendo seu plano de carreira e vendo o que continua condizendo com suas aspirações, pois isso evitará que você se frustre ou perca tempo em algo que não te satisfaz.

 

Dessa forma, criar seu próprio plano de carreira é indispensável para conseguir atingir todos os objetivos profissionais de forma organizada, prática e, quem sabe, mais rápida.

Bruno Marinho

Sobre o autor | Website

Fundador do Instituto Desenvolve T.I , com experiência em projetos para a Internet há mais de seis anos e pioneiro em startups com o foco em mídias sociais. Bacharel em Publicidade e Propaganda, especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, laureado e certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Behavioral Coaching Institute – BCI e sendo referência internacional nas instituições Global Coaching Community e ECA – European Coaching Association, atualmente atuando como palestrante, professor de marketing digital e diretor de projetos na empresa Desenvolve T.I e elaborando treinamentos com o foco em marketing digital, tecnologia e comunicação. Coordena pesquisas e estudos com o foco no comportamento dos usuários dentro das redes sociais, acessibilidade, usabilidade e novas tendências nas áreas de tecnologia e comunicação.

Gosta de Marketing e Empreendedorismo Digital? Receba atualizações, artigos e dicas imperdíveis (é grátis)!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!