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Vendendo mais baseado em Relacionamento com o Cliente

Vendendo mais baseado em Relacionamento com o Cliente
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Toda empresa ao inserir-se no mercado busca o sucesso, fazer a diferença e ser reconhecida fazendo com que o cliente a escolha no lugar da marca concorrente. Porém muitas empresas não entendem que uma estratégia de marketing forte e um planejamento perfeito não são suficientes sozinhos. É função da empresa investir em sua marca e oferecer os seus serviços e produtos, porém a escolha de aceitar o que é ofertado é do cliente. Saiba como priorizar o relacionamento poderá alavancar as vendas da sua empresa, vendo mais baseado em relacionamento com o cliente.

Cativar o cliente é importante

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Os clientes têm o poder de aumentar as vendas da sua empresa e aumentar seu público através de indicações. Mas para que isso seja feito o cliente deve sentir que a experiência de compra foi satisfatória, pois somente assim ele irá fazer negócios novamente e quando um amigo ou conhecido desejar o serviço oferecido pela marca, esse cliente satisfeito indicará a sua empresa. Por isso cativar o cliente é importante, fazendo com que ele volte.

O novo perfil do cliente

Já se foi o tempo em que para fidelizar um cliente bastava oferecer cupons de desconto ou cartões de fidelidade: o cliente hoje em dia procura não somente uma imagem de marca amiga, mas uma empresa que o enxergue como indivíduo, ou seja, que o trate de maneira única e diferenciada.

Uma empresa que possui os mesmos valores e investe no relacionamento acaba atraindo muito mais clientes do que uma empresa que investe em uma campanha de marketing pesada focando apenas em expor seus produtos.

Mas como criar um bom relacionamento com o cliente?

Para criar um bom relacionamento com o cliente é preciso que ele se sinta único e não se sinta pressionado a fechar negócio, mas sim que sua empresa está ali oferecendo uma solução em serviços ou o produto que ele precisa de forma amigável.

Conheça seu cliente

Para um bom relacionamento e, consequentemente, um aumento de vendas, é preciso que você conheça seu cliente, fazendo com que ele sinta que o produto ou serviço oferecido pela sua empresa foi pensado para ele.

Para isso, esteja onde o cliente está e as mídias sociais são ótimos canais de interação com seu público alvo. Lá, sua empresa poderá manter uma ponte com os clientes, criando um relacionamento e fazendo com que o usuário veja que a empresa está próxima.

Além disso, ao elaborar uma campanha para um novo produto, foque no seu público alvo, falando a linguagem dele e oferecendo o que ele precisa e não apenas mais um produto igual a muitos outros.

Invista em funcionários que priorizem o cliente

Monte um quadro de funcionários que priorizem o cliente, sendo educados e amigáveis, ouvindo o cliente e oferecendo soluções para seus problemas. Evite os funcionários que desejam apenas bater metas, pois vender é importante, mas fazer com que o seu cliente volte e tenha uma boa impressão da sua empresa é muito mais eficaz e gera resultados em longo prazo.

Cadastre o cliente

Tenha um banco de dados dos seus clientes, anotando informações que possam ajudar a sua empresa a traçar o perfil do seu público. Além disso, investir no envio de e-mail em datas comemorativas como o aniversário, oferecendo um desconto, é uma forma de cuidar do relacionamento, fazendo com que o cliente sinta-se especial.

O cliente deve ser a preocupação principal de uma empresa, pois sem ele não há vendas. Portanto, invista no bom relacionamento com o cliente para que com a confiança que sua empresa inspira haja um aumento nas vendas. Assim, você se verá vendendo mais baseado em relacionamento com o cliente.

 

Bruno Marinho

Sobre o autor | Website

Fundador do Instituto Desenvolve T.I , com experiência em projetos para a Internet há mais de seis anos e pioneiro em startups com o foco em mídias sociais. Bacharel em Publicidade e Propaganda, especialista em Gestão de Tecnologia da Informação, laureado e certificado pelo Instituto Brasileiro de Coaching, Behavioral Coaching Institute – BCI e sendo referência internacional nas instituições Global Coaching Community e ECA – European Coaching Association, atualmente atuando como palestrante, professor de marketing digital e diretor de projetos na empresa Desenvolve T.I e elaborando treinamentos com o foco em marketing digital, tecnologia e comunicação. Coordena pesquisas e estudos com o foco no comportamento dos usuários dentro das redes sociais, acessibilidade, usabilidade e novas tendências nas áreas de tecnologia e comunicação.

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