Os empreendedores podem aproveitar muitas oportunidades com o meio digital. Vamos mostrar, neste artigo, 10 dicas de mídias sociais para empreendedores.
Como os empreendedores podem usar as mídias sociais?
As mídias sociais são fundamentais para realizar ações de marketing que façam a conexão entre empreendedores e o mercado consumidor, aumentando a geração de negócios e a retenção de clientes.
Veja, a seguir, 10 dicas de mídias sociais para empreendedores:
-
Monte um blog:
O blog é uma versão mais flexível de um site, podendo ser facilmente gerenciado por um sistema de gestão de conteúdo. O blog funciona como um centro de informações sobre seu negócio, sendo excelente para publicação de conteúdo;
-
Tenha uma fan page no Facebook:
A fan page é um pequeno site dentro do Facebook. Nela você poderá acrescentar novos contatos interessados nas suas publicações. Pode ser feito de maneira a ter um conteúdo diferente do blog ou como forma de promovê-lo;
-
Crie uma conta no Twitter:
No Twitter as publicações devem ser curtas e ele pode ser utilizado para promover links de conteúdos de outras mídias sociais, além de gerar contatos diferentes do Facebook
;
-
Monte um canal no YouTube:
A plataforma do YouTube é excelente para ajudar no gerenciamento de conteúdo de vídeo, sendo facilmente conectado também às outras mídias sociais. É uma ótima forma de promover conteúdo de qualidade e gerar muitos contatos;
-
Mantenha um planejamento de conteúdo:
Conheça o tipo de conteúdo que se encaixa no perfil de cada mídia social e crie um planejamento. É melhor ter mais conteúdo em poucas mídias do que poucas publicações em muitas mídias. Escolha algumas para manter o foco e a consistência;
-
Monte um plano de ações promocionais:
Entre as publicações de conteúdo gratuito, você poderá acrescentar promoções para suas fontes de rendas no negócio, seja através da venda de produtos ou serviços. Crie um planejamento consistente, mas não exagere neste tipo de divulgação;
-
Desenvolva um mapa de conexão de suas mídias sociais:
Crie um mapa mental para conectar corretamente todas as mídias sociais e entender como será o fluxo de informações. Mantenha um ícone de divulgação de todas elas para criar uma divulgação cruzada;
-
Mantenha uma campanha de e-mail marketing:
Crie uma página de captura no seu blog e direcione seus visitantes para ela, garantindo a captação do e-mail para você criar relacionamento e divulgar seu negócio;
-
Não faça spam:
É sempre bom enfatizar que a prática de spam não é permitida, portanto, não faça isto na sua campanha de e-mail. Mantenha seus contatos de maneira ética para não prejudicar sua imagem como empreendedor;
-
Verifique seus indicadores:
O Google Analytics e o YouTube Analytics trazem diversos índices relacionados à quantidade e à origem do tráfego, ao número de inscritos, fãs, compartilhamentos, entre muitos outros indicadores.
Com estes dados, faça as alterações necessárias em sua estratégia de marketing e verifique se está alcançando os resultados esperados;
Conclusão
Os empreendedores podem aproveitar bastante os recursos das mídias sociais para aumentar seus negócios.
Gostou das Dicas?
Então deixe seu comentário abaixo!
Um grande Abraço,
Bruno Marinho