Como Criar uma Apresentação de Slides Profissional

Carreira Profissional

Como Criar uma Apresentação de Slides Profissional

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em abril 29, 2021
JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PESSOAS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Aprenda como criar uma apresentação de slides profissional no PowerPoint e no Canva. São dois tutoriais completos para te auxiliar nessa tarefa.

Em tempos de EAD, aprender como criar uma apresentação de slides profissional pode ser uma verdadeira mão na roda para alunos e professores que precisam trabalhar pelo computador.

Entretanto, muitas pessoas desconhecem as principais ferramentas que auxiliam na criação desse tipo de apresentação. Por isso, hoje quero ensinar duas maneiras diferentes. Ambas são fáceis de fazer e são gratuitas!

Você também vai gostar de saber: “Conteúdo para Curso Online: Melhores Formatos

Apresentação de Slides

Como Criar uma Apresentação de Slides Profissional no PowerPoint

Sem enrolação, vamos direto para o tutorial. Acompanhe:

Iniciando sua Apresentação

Antes de tudo, você precisa ter acesso ao PowerPoint. Em muitos casos, o software virá instalado no computador (se for Windows) no pacote da Microsoft. No entanto, caso você não tenha esse acesso disponível no PC, pode usar a versão online, clicando aqui. Através de uma extensão para crohme é possível criar e editar apresentações de slides.

Em seguida, você deverá escolher entre criar uma apresentação em branco (aplicando seu próprio estilo) ou editar uma aplicação pronta (com um layout pré-definido).

Recomendo que você opte por usar uma já pronta, caso você não tenha nenhum tipo de experiência nisso.

Ao optar por um modelo pronto, basta clicar sobre os títulos e descrições para alterar com o texto desejado.

Adicionando Slides à Apresentação

Você pode adicionar ou excluir slides à apresentação. Os slides são as páginas que darão vida a sua apresentação, portanto, cada um deles terá um texto e uma imagem diferente.

Para criar um novo slide, pressione a tecla Ctrl + M do seu teclado.

Em seguida, você pode definir se incluirá objetos, textos, títulos, imagens etc – no corpo do slide.

O ajuste dos tamanhos dos textos, bem como a dimensão das imagens, pode ser feito através do cursor do mouse, clicando nas extremidades do texto ou foto e arrastando para cima ou para baixo.

Você ainda pode clicar em qualquer caixa de texto para adicionar texto à sua apresentação, além de formatar o texto como faria no Word, com as opções de formatação disponíveis na guia Início.

Navegando pela Apresentação

Você verá um quadro no lado esquerdo da janela para percorrer rapidamente os slides.

Clique em qualquer um deles para abrir o slide caso seja necessário editá-lo.

Na guia Esboço é possível ver uma estrutura de tópicos da sua apresentação.

Verificando o Resultado

Depois que terminar de editar todos os slides, basta clicar em F5 para verificar o resultado final de sua apresentação de slides.

Para avançar os slides é só clicar com o botão esquerdo do mouse.

Como Criar uma Apresentação de Slides Profissional no Canva

Agora vamos ao tutorial de como criar uma apresentação de slides profissional no Canva:

  • Acesse o site do Canva, clicando aqui;
  • Faça login com uma conta já existente ou use um e-mail da Google para entrar;
  • Em seguida, busque por “Apresentações”;
  • Depois de clicar em “Apresentações”, procure por um template pronto ou inicie a sua apresentação do zero;
  • Ao optar por um modelo pronto, basta clicar nos ícones e nas caixas de texto para editar e inserir os textos desejados. O mesmo vale para as imagens que podem ser substituídas por imagens disponíveis no próprio Canva;
  • Você pode adicionar e remover elementos, fotos, textos etc. Para isso, use a barra de ferramentas que fica na lateral esquerda da tela;
  • É possível escolher entre 3 modelos de apresentação de slides: padrão; modo do apresentador; gravação de vídeo. Cada um desses modelos terá funções específicas. Vale a pena explorar todas elas para saber qual combina melhor com o tema da sua apresentação;
  • Por fim, salve sua apresentação, clicando na setinha que fica ao lado direito da tela. Escolha qual o formato desejado e pronto. Lembrando que ao salvar em PDF você pode entregar sua apresentação em forma de documento com várias páginas diferentes.

Dicas para Criar uma Boa Apresentação de Slides

Confira algumas dicas importantes que poderão te ajudar a melhorar suas apresentações de slides:

  • Não coloque muito texto no slide – Para que sua apresentação seja fácil de ser acompanhada por alunos ou professores, evite usar grandes blocos de textos. A ideia de inserir textos em uma apresentação deve estar sempre associada a tópicos, visto que, eles servem apenas para te ajudar a lembrar do que você realmente precisa falar naquele momento;
  • Evite cometer excessos – Durante a apresentação, você pode inserir algum tipo de animação ou transição de um slide para outro. Esse efeito é bem simples, e de modo geral, já vem “embutido” nos templates prontos. Embora seja uma opção divertida, é preciso ter cautela ao utilizá-la, visto que, ao inserir muitos elementos na apresentação, você pode acabar sobrecarregando os slides, tirando o assunto do contexto principal;
  • Use imagens e elementos com alta resolução – Sabemos que vídeos e imagens são parte fundamental de uma boa apresentação. Todavia, ao usar imagens com uma qualidade ruim, você pode comprometer todo o seu trabalho. Certifique-se de que todas as imagens terão uma alta resolução;
  • Não use efeitos sonoros na apresentação – Quando tínhamos 14 anos, usar efeitos sonoros nos slides, como barulho de carro na pista ou buzina, era muito divertido. Mas, essa fase passou! Atualmente, o uso de som deve ser limitado aos vídeos que, porventura, precisem aparecer na apresentação. Por exemplo, você pode inserir um vídeo de depoimento em um de seus slides. Nesse sentido, o áudio do vídeo precisa estar em alto e bom som, a fim de que todos os envolvidos possam entender o que está sendo dito. Incluir efeitos sonoros pode atrapalhar o fundamental, que é criar uma apresentação limpa e eficiente.

Conclusão

Você pode criar sua apresentação de slides de várias maneiras, desde que o resultado final seja de fácil compreensão.

Lembre-se que a apresentação tem a função de te ajudar a se lembrar de pontos importantes que precisam ser ditos, bem como, de ilustrar sua fala. Ou seja, através de elementos visuais você consegue se fazer entendido com mais facilidade.

Agora que você já sabe como criar uma boa apresentação, compartilhe esse conteúdo com seus amigos do Facebook e até a próxima!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.