Como Criar uma Lista de Transmissão no WhatsApp

Marketing Digital

Como Criar uma Lista de Transmissão no WhatsApp

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em dezembro 16, 2020
JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PESSOAS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Descubra como criar uma lista de transmissão no WhatsApp e entenda como esse recurso pode ser benéfico para o seu empreendimento.

Obviamente que, a lista de transmissão pode ser usada por qualquer pessoa. Mas, indivíduos que possuem algum tipo de empreendimento, seja ele físico ou digital, podem se beneficiar ainda mais dessa ferramenta, visto que, ela consegue alcançar um grande número de pessoas de uma só vez.

A grande vantagem disso está na facilidade da comunicação, que por sua vez, pode levar uma mensagem importante para um grupo de pessoas. Como por exemplo, uma oferta especial, um comunicado ou uma novidade.

E talvez agora você esteja pensando “mas, já existe a opção de criar um grupo no WhatsApp, porque vou criar uma lista de transmissão?”. Continue lendo esse artigo e descubra qual a diferença dos dois recursos.

O que é e Como Funciona a Lista de Transmissão?

A lista de transmissão é uma ferramenta disponível no WhatsApp que permite ao usuário, o envio de uma mesma mensagem para diversas pessoas ao mesmo tempo. Isto é, você pode criar uma mensagem endereçada a todos ou a uma lista específica de contatos.

O maior benefício de usar a lista de transmissão está no fato dela “evitar o retrabalho”. Ou seja, você não precisa copiar e colar a mesma mensagem para enviá-la a diversas pessoas. Através da lista, isso pode ser feito de uma só vez.

Seu funcionamento é bem simples e é bem útil, sobretudo, para quem precisa manter o relacionamento com clientes. Afinal, um empreendedor pode usar a lista para enviar promoções, comunicados, cartões de datas comemorativas e etc.

Salve para ler depois: “Sorteio Instagram: 6 Regras Fundamentais

Requisitos para poder Enviar uma Mensagem em uma Lista de Transmissão

Antes de tudo, fique tranquilo(a)! Pois é possível enviar qualquer tipo de mídia por meio da lista de transmissão. Portanto, ela tem as mesmas funcionalidades das mensagens “tradicionais” do WhatsApp.

Em suma, através de uma lista de transmissão você pode enviar:

  • Fotos
  • Vídeos
  • Documentos
  • Áudio
  • Contatos
  • Localização

Porém, cada lista de transmissão pode ter no máximo 256 pessoas. Ou seja, ela tem o mesmo limite de usuários que o grupo do WhatsApp. Além disso, todas essas pessoas precisam ter o seu número de WhatsApp salvo em suas respectivas agendas de contato.

No entanto, não existe um limite máximo de listas que podem ser criadas por você. Então, se você precisa mandar uma mesma mensagem para mais de mil pessoas, por exemplo, pode criar 4 listas de transmissão e copiar e colar o texto nas 4 listas.

Como Criar uma Lista de Transmissão no WhatsApp

Agora, confira o passo a passo sobre como criar uma lista de transmissão no WhatsApp:

  • Abra seu WhatsApp;
  • Vá para a tela de “Conversas”;
  • Clique no botão de “Menu” (três pontinhos que fica no topo direito);
  • Em seguida, clique sobre o botão “Nova transmissão”;
  • Clique em “+”;
  • Adicione os contatos desejados;
  • Por fim, clique em “Criar” ou “Pronto”.

Se algum contato da lista responder a sua mensagem, você a receberá de maneira, individual. Ou seja, as respostas dos contatos aparecerão apenas para você, (no seu privado).

Todas as mensagens enviadas por lista de transmissão são marcadas com um megafone.

Como editar uma Lista de Transmissão

  • Escolha a Lista de Transmissão que será editada;
  • Clique no botão “Menu”;
  • Clique em “Dados da lista de transmissão”;
  • Altere o nome tocando no ícone de “Lápis”;
  • Adicione contatos através da opção “Adicionar destinatário”;
  • Remova usuários clicando sobre o nome deles e depois em “Remover”.

Como excluir uma Lista de Transmissão

  • Clique sobre e segure a Lista de Transmissão na tela de “Conversas”;
  • Depois clique em “Apagar lista de transmissão”;
  • Por último, clique em “Apagar”.

Grupo ou Lista de Transmissão? Qual a melhor opção?

Agora que você já sabe como criar uma lista de transmissão no WhatsApp, vamos descobrir o que é melhor: criar um grupo ou uma lista para falar com seus clientes?

Diferença entre os Grupos do WhatsApp e as Listas de Transmissão

Digamos que os grupos do WhatsApp “foram feitos” para conversas informais, onde amigos e familiares podem dialogar sobre diversos assuntos sem que haja uma preocupação com uma pauta específica. Ou seja, os grupos são bastante informais e podem englobar dezenas de assuntos diferentes.

Claro que se você tem uma equipe pequena, pode criar um grupo para debater determinado assunto. Como por exemplo, um grupo para tratar de pequenas demandas operacionais da empresa.

No entanto, se você quiser alcançar uma parcela maior de pessoas, principalmente, clientes de um produto ou serviço específico, o ideal é criar uma lista de transmissão.

Isso porque, quando alguém responde sua mensagem na lista, ela fica visível apenas para você (de maneira privada). Ou seja, você pode tirar dúvidas específicas, levando em conta a individualidade e as necessidades de cada cliente

Sem contar que, a lista de transmissão não “expõe” os contatos presentes nela. As pessoas não sabem quem está dentro da lista, o que por sua vez, gera uma sensação de prioridade.

Dicas para Criar uma boa Estratégia de Vendas por meio das Listas de Transmissão

Seja você um afiliado, um lojista ou um empresário de qualquer outro ramo, saiba que existem algumas estratégias para fazer sua lista de transmissão se tornar uma verdadeira mina de vendas. Anote aí:

Peça Autorização antes de Entrar em Contato com os Usuários

Pois é, antes de sair enviando mensagem para todos os seus contatos, peça permissão.

Atualmente, empresas que entram em contato com clientes via WhatsApp, precisam de autorização prévia, dos mesmos. Do contrário, a prática é considerada spam, passível de penalizações dentro do App.

Segmente sua Lista de Contatos

Para obter sucesso no envio de mensagens via lista de transmissão, é preciso ter certeza do público que será atingido.

Se você tem contatos que já são clientes e contatos que ainda são leads, faça a segmentação correta e direcione suas mensagens de maneira, independente.

Portanto, sempre que for enviar uma mensagem destinada a clientes antigos, opte pela lista certa. Fazendo o mesmo com a lista de pessoas que possuem interesse pelo seu negócio ou produto, porém ainda não compraram de você.

Talvez esse seja o maior diferencial para um empreendimento ter sucesso pelo WhatsApp!

Crie Conteúdo de Qualidade

Não é porque você está conversando via WhatsApp que seu conteúdo pode ser entregue “de qualquer jeito”. Pelo contrário, aproveite essa oportunidade para mostrar seu diferencial. Isso pode fazer a diferença entra uma venda e outra.

Utilize imagens personalizadas para promover produtos e serviços. O Canva, é uma excelente ferramenta para isso. Além disso, prepare um script coerente com a proposta que você deseja fazer para seus clientes.

Certamente, seguindo todas essas dicas você conseguirá potencializar ainda mais o seu negócio pelo WhatsApp.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais e faça parte da nossa lista de e-mails. Cadastre-se gratuitamente e receba novidades em primeira mão!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.