O sucesso e o bom posicionamento de uma empresa no mercado dependem de diversos fatores, mas um dos mais importantes é ter os funcionários certos. Para uma boa contratação é preciso que a empresa siga etapas na seleção para garantir que o funcionário escolhido traga o diferencial que procura. Saiba como recrutar talentos para sua empresa.
Identifique o que a empresa procura para a vaga
Para recrutar talentos para sua empresa é importante primeiramente que haja a identificação do que a empresa procura para a vaga. Nesse momento deve haver uma reunião com a equipe de recrutamento e devem ser passados os requisitos para a vaga.
Esses requisitos são as habilidades técnicas requeridas do funcionário para realizar as tarefas que seu cargo envolve, experiências profissionais anteriores e pontos de personalidade. Porém é importante que também seja passado um perfil do funcionário ideal, ou seja, características pessoais que serão observadas durante o recrutamento que ajudarão a identificar o que a empresa procura.
Invista em uma boa equipe de recrutamento
Também é importante que sua empresa invista em uma boa equipe de recrutamento, que saiba analisar os pontos positivos e negativos de cada candidato a fim de enxergar o que melhor se encaixe na vaga ofertada. A equipe de recrutamento deve estar na mesma página que os responsáveis pela empresa, tendo a mesma visão e procurando o talento certo.
Conheça a motivação do candidato
Conhecer a motivação do candidato para com a vaga é de extrema importância. Converse com o candidato e questione seu interesse pela vaga e o que ele tem a oferecer para a empresa. Deixe o candidato se expressar, pois somente assim você poderá conhecê-lo sem que ele passe uma imagem engessada devido à seriedade de uma entrevista de emprego.
O candidato deve concordar com a imagem da empresa
Para um bom time de funcionários é preciso que todos estejam trabalhando para o sucesso da empresa e se um deles não concorda com a imagem e os valores da marca, dificilmente dará o seu melhor. Portanto, os recrutadores devem conhecer os valores do candidato e analisar se estão alinhados com o da empresa. Isso fará com que o funcionário dê o seu melhor e esteja satisfeito em ajudar.
Faça um recrutamento menos engessado
Uma entrevista de emprego costuma ser o temor de muitos candidatos, que costumam se fechar não mostrando sua personalidade e tornando o processo de conhecimento por parte do recrutador mais difícil. Procure investir em um recrutamento menos engessado, baseado em uma conversa com o candidato e dando espaço para que ele se apresente como é.
Evite processos de recrutamento longos
Para que sua empresa consiga recrutar talentos é importante que o processo não seja longo e que seja o mais simples possível. Processos com muitas fases acabam desestimulando o candidato que acaba aceitando vagas em outras empresas fazendo com que você perca a chance de tê-lo em seu quadro de funcionários.
Formule juntamente com a equipe de recrutamento um processo condensado, mas não se esquecendo de formular uma dinâmica de grupo, para saber como o candidato se sai na presença de outros colegas e servindo principalmente para avaliar o seu trabalho em grupo.
Recrutar talentos para sua empresa pode estimular a produção e ajudar no bom desempenho. Saiba o que sua empresa procura não somente no aspecto técnico e forme um quadro de funcionários que deseje o sucesso da marca assim como você.