Como saber as palavras-chave mais procuradas no Google?

Marketing Digital

Como saber as palavras-chave mais procuradas no Google?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em maio 27, 2020
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Quem trabalha com Marketing Digital, eventualmente se depara com esse termo. Mas, como saber as palavras-chave mais procuradas no Google? Descubra aqui e agora!

A título de curiosidade, muitas pessoas querem saber quais são as frases mais pesquisadas no Google. Isto é, quais os assuntos que vivem no Google Trends?

O próprio Google disponibiliza para consulta os assuntos mais buscados, tanto por região, quanto por temas. E sim, você pode conferir isso através desse link.

Todavia, para quem quer gerar tráfego orgânico para seus sites ou blogs, descobrir quais as palavras-chave mais procuradas no Google é uma questão de negócios.

Afinal, se você consegue posicionar um artigo através do uso correto de palavras-chave, pode manter seu site nas primeiras posições do Google por muito tempo.

Por falar nisso, aproveite para ler depois: “Como aparecer primeiro no Google?”

O que são palavras-chave?

Em síntese, palavras-chave são os termos (frases) utilizados pelos usuários da internet, para fazer pesquisas nos mecanismos de busca (Google, Yahoo, Bing…).

Portanto, elas podem conter uma ou mais palavras. Por exemplo: “cadeado” e/ou “cadeado para portão”.

Em ambos os casos temos palavras-chave, contudo, no primeiro exemplo, temos uma palavra-chave de cauda curta (com apenas uma palavra) e no segundo exemplo, temos o que chamamos de palavra-chave de cauda longa (com mais de uma palavra).

Nesse hiato, para se criar um conteúdo que gere conversões (nesse caso tráfego), ou seja, que atraia o público certo para determinado assunto, é preciso descobrir quais são as palavras-chave mais usadas por quem precisa de uma resposta ou solução para o tema que será abordado.

Resumindo, todo conteúdo requer uma pesquisa de palavras-chave relevantes para o artigo que será publicado, bem como, para o segmento do site ou blog de quem está produzindo o conteúdo.

No meu caso, por exemplo, todo assunto abordado aqui no blog é relevante para o nicho de Marketing Digital. E por isso, minhas palavras-chave giram em torno desse assunto. Você deverá fazer o mesmo para o seu segmento.

marketing com bruno marinho

Como saber as palavras-chave mais procuradas no Google?

Mas então, como saber quais são as palavras-chave mais procuradas no Google para o seu nicho de mercado?

Existe mais de uma maneira de fazer isso. Mas vou citar rapidamente 3 dicas essenciais:

  1. Espionando a concorrência;
  2. Estudando o seu nicho de mercado;
  3. Usando ferramentas de pesquisa.

Diante disso, vou unir esses 3 elementos fundamentais e vou te apresentar algumas ferramentas incríveis que irão te ajudar a construir um arsenal de palavras-chave para o seu site ou blog. Anote aí:

#1 – Ubersuggest

Em outros artigos aqui do blog você já me ouviu falar do Ubersuggest, planejador de palavras-chave do Neil Patel. Acontece que por ser tão bom, ele merece ênfase e por essa razão, estou falando dele novamente!

Através do Ubersuggest você consegue analisar sites de concorrentes, isto é, de blogs que falam sobre os mesmos assuntos que você, e a partir dessa análise, é possível verificar as palavras-chave utilizadas por eles.

Além disso, a ferramenta te ajuda a encontrar novos temas para escrever artigos, bem como, ela te apresenta uma estimativa de visitas e cliques para cada termo em específico.

O que por sua vez, é excelente para te ajudar a ter um parâmetro do que irá te render frutos e do que não vale a pena publicar.

#2 – Keyword Planner (Google Ads)

Outra ferramenta excelente para saber as palavras-chave mais procuradas no Google é o planejador de palavras-chave do Google Ads.

Se você utiliza o Google Ads para criar campanhas de links patrocinados, saiba que dentro da plataforma existe uma aba que te permite acessar as palavras usadas pelos concorrentes em seus conteúdos e páginas.

Através do Keyword Planner é possível verificar:

  • O volume de pesquisa para cada termo;
  • A concorrência em torno de cada palavra-chave;
  • E quais são as tendências de pesquisa para os termos que você deseja abordar.

Sem dúvidas é um excelente meio de conseguir descobrir as palavras-chave mais procuradas no Google.

Você também vai querer saber: “5 Dicas para Vender no Google Ads como Afiliado”

#3 – AdWord & SEO Keyword Permutation Generator

Aqui temos um planejador diferentão. Isso porque ele é bem simples e minimalista, onde sua página quase não tem elementos clicáveis.

Mas isso não quer dizer que ele não funcione. Na verdade, é excelente para quem gosta de ir direto ao ponto.

Com o AdWord & SEO Keyword Permutation Generator você insere uma palavra-chave em cada um das três caixas que ele oferece. Depois, você clica em “generate permutations” e a ferramenta sugere uma lista com outros termos que você pode usar, que estão relacionados com os primeiros que você escolheu.

Em suma, isso é excelente para te oferecer diversas possibilidades de conteúdo para um único assunto. Como por exemplo:

  • “Cadeados baratos para portão”
  • “Como escolher um cadeado para portão bom e barato?”
  • “Qual cadeado para portão é melhor?”

#4 – Google Correlate

A quarta e última ferramenta da lista sobre como saber as palavras-chave mais procuradas no Google, também é do próprio Google.

O Google Correlate é uma ferramenta é incrível, pois te oferece a possibilidade de gerar listas enormes de palavras-chave, sobretudo, àquelas que são de cauda longa, isto é, que possui mais de uma palavra.

Assim como a ferramenta anterior, ela te ajuda a criar mais de um artigo para temas similares, fazendo com que você aumente seu leque de publicações para um assunto que é muito importante para promover o seu site ou blog.

Conclusão

Existem muitos meios de descobrir quais são as palavras-chave mais procuradas no Google, mas o que realmente importa é o conteúdo que você irá criar através desses termos.

Por isso, quero deixar aqui algumas recomendações de leitura, como complemento desse artigo que você acabou de ler:

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