Montar um negócio de sucesso é o sonho de muitas pessoas. É possível encontrar diversos empreendedores que trazem ideias inovadoras e que acreditam que só isto basta para se ter um negócio promissor. Ter uma ideia interessante de algum novo produto ou serviço é sim parte do processo de montagem para um bom negócio, mas isto não é suficiente.
Vamos mostrar, neste artigo, como validar sua ideia de negócio. Se quiser saber mais sobre este assunto, leia também os artigos como estruturar seu plano de negócios e 5 dicas para estruturar a área comercial de sua empresa.
Como validar uma ideia de negócio?
A validação de uma determinada ideia irá garantir que o planejamento feito inicialmente está realmente de acordo com o que o mercado deseja e que todos os aspectos importantes sobre os produtos e serviços foram identificados nesta etapa.
Para validar sua ideia de negócio e saber se vale a pena estruturar uma empresa com este conceito, veja algumas dicas, a seguir:
-
Peça para outras pessoas analisarem suas ideias:
O processo de geração de ideias para novos negócios pode ser fascinante para muitas pessoas. Ter uma ideia que consideramos genial ou mesmo inovadora para o mercado, traz consigo uma carga de emoções sobre o que acreditamos como pessoas. Cada ideia é formada a partir do que acreditamos e do que vivemos. E isto pode se tornar uma grande armadilha.
Para validar sua ideia de negócio, você precisará usar a razão e não a emoção. E para que isto seja feito, você precisa ser frio o suficiente para abrir mão de uma ideia aparentemente genial que de fato não é boa para gerar negócio.
Procure pessoas que tenham alguma experiência na área e até mesmo outros empreendedores. Leve suas ideias e escute atentamente às sugestões e opiniões. Faça uma análise objetiva do que for dito, mas esteja atento também ao excesso de negatividade;
-
Verifique quais os indicadores de controle da sua ideia:
Toda ideia de produtos e serviços engloba diversos aspectos. Muitas vezes, durante o processo de validação de ideia, identificamos que, na verdade, o projeto inicial era bom, porém, em alguns detalhes, ele precisa ser alterado.
Questões simples como aparência, forma de apresentação, algum tipo de recurso a mais, podem ser facilmente alterados para efetivamente transformar sua ideia em algo viável para o mercado;
-
Faça um projeto piloto:
Após a coleta de informações e a realização de alguma alteração necessária, só existe uma real forma de se validar uma ideia: levando-a para o mercado. Você poderá realizar pesquisas junto aos consumidores, coletando informações sobre o interesse dos mesmos e também suas sugestões.
Outra forma é realizar o teste A/B que é feito com duas versões de um determinando produto ou serviço, identificando-se aquele que mais agrada, também podendo validar sua ideia com a criação de um protótipo ou uma versão mais simples do seu projeto que já poderá ser colocada no mercado;
Conclusão
Validar sua ideia de negócio é fundamental para se garantir que realmente existe demanda de mercado e que seus produtos e serviços são adequados para serem lançados.
Gostou do Artigo e das Dicas?
Então deixe seu comentário!
Um Grande Abraço,
Bruno Marinho