Como Vender Como Afiliado na OLX?

Marketing de Afiliados

Como Vender Como Afiliado na OLX?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em agosto 17, 2020
JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PESSOAS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Hoje vamos falar sobre como vender como afiliado na OLX. Afinal, essa plataforma é uma das melhores do país, quando o assunto é Marketplace, portanto, vale a pena aprender alguns macetes sobre ela. Confira!

Em primeiro lugar, é preciso dizer que assim como qualquer outra plataforma de compra e venda, existem algumas regrinhas fundamentais a serem seguidas.

Sendo assim, é necessário conhecimentos básicos sobre o que é e como funciona a OLX.

O que é a OLX?

A OLX é uma plataforma que age como uma intermediadora entre vendedor e cliente final. Nesse sentido, desde 2006, a plataforma oferece um canal de comunicação direto entre àqueles que desejam vender algum produto ou serviço, com àqueles que desejam comprar.

Quando foi criada, o objetivo era concorrer com a plataforma americana, Craigslist, todavia, de lá para cá, a OLX já se instalou em mais de 45 países, e por aqui, ela é uma concorrente direta do Mercado Livre.

Você também vai gostar de saber: “Ser Afiliado ou Vender no Mercado Livre?”

Como Vender Como Afiliado no OLX?

Como Funciona a OLX?

A OLX funciona como um classificados virtual, onde quem precisa vender algum produto ou serviço, cria um anúncio online e o disponibiliza para possíveis compradores.

Entretanto, para poder anunciar, bem como, para poder comprar na plataforma, é preciso criar um cadastro com dados pessoais, a fim de facilitar o contato entre ambas as partes.

Com a finalidade de potencializar as vendas, assim como, com o intuito de se tornar rentável e lucrativa, a OLX oferece alguns serviços internos e cobra um valor “simbólico” por eles. Como por exemplo, a possibilidade de destacar anúncios para aparecer com prioridade (falaremos disso mais à frente).

Em síntese, essa é uma das plataformas mais lucrativas do Brasil e do mundo, visto que, é possível vender praticamente qualquer produto ou serviço de qualquer segmento.

É verdade que existem exceções sobre o que vender, e por isso, é sempre muito importante se atentar a política de privacidade da plataforma, antes de sair criando anúncios dentro dela.

Mas, em resumo, as negociações são feitas através da plataforma e, a forma como será feito o pagamento e o recebimento da mercadoria, fica a critério do vendedor e do cliente – que podem combinar o que for melhor para ambos.

Vantagens de Anunciar na OLX

Dentre os principais benefícios da OLX estão:

  • Plataforma fácil e intuitiva;
  • Chat simplificado;
  • Filtros refinados para busca;
  • Variedade nos segmentos;
  • Suporte para evitar fraudes e anúncios ilegais;
  • Serviço gratuito (com exceção de serviços exclusivos);
  • Aplicativo para smartphone, tanto para IOS quanto para Android.

Quais os Tipos de Anúncios da OLX?

Em suma, a maioria dos anúncios da OLX são gratuitos. No entanto, é possível escolher entre outras opções pagas, a fim de aumentar a visibilidade do seu anúncio.

Dentre os tipos de anúncios pagos, temos:

  • Básico – Esse tipo de anúncio fica no topo dos resultados de busca.
  • Prata – Já esse anúncio fica 3x no topo dos resultados de busca em um período de 7 dias consecutivos.
  • Ouro – No caso do anúncio “ouro”, ele fica no topo 1x por dia, durante 5 dias seguidos. Além disso, ele também fica ativo na galeria de anúncios por 7 dias consecutivos.
  • Diamante – Por fim, temos o anúncio “diamante” que fica no topo da página 1x por dia durante 7 dias consecutivos. Sem contar que  ele fica ativo na galeria de anúncios e na galeria “Premium”, também por 7 dias.

Cada anúncio possui um preço específico, sendo que, eles podem ser alterados sem aviso prévio. Por isso, recomenda-se avaliar o custo do serviço no momento da contratação.

Leia também: “Como se tornar afiliado da UOL?”

Como Vender Como Afiliado na OLX?

Agora vamos ao passo a passo de Como vender como Afiliado na OLX:

  • Em primeiro lugar é preciso criar uma conta na plataforma. Faça seu cadastro através deste link. Lembrando que é possível se cadastrar gratuitamente e você só precisa preencher as lacunas com informações sobre você.
  • Após criar sua conta, é hora de cadastrar seus produtos. Para isso, clique no botão laranja “Anunciar”.

Como Inserir Link de Afiliado na OLX:

Chegamos ao ponto mais importante de como vender como afiliado na OLX. Afinal, a plataforma desativou a possibilidade de adicionar links na descrição do anúncio. Nesse hiato, é preciso trabalhar de outra maneira.

Para conseguir vender produtos da Hotmart na OLX ou de qualquer outra plataforma de afiliação, você deverá fazer o seguinte procedimento:

  • Na descrição do produto, ESPECIFIQUE do que se trata àquilo que está sendo comercializado. Portanto, deixe bem claro que se trata de um produto digital. Isso precisa ficar bem nítido para o comprador.
  • Em seguida, NÃO COLOQUE O LINK DE AFILIADO NA DESCRIÇÃO DO ANÚNCIO. Caso contrário, seu anúncio será BLOQUEADO. Portanto, na descrição do anúncio escreva que os interessados no produto deverão te enviar uma mensagem via WhatsApp, e assim, você poderá enviar maiores informações, incluindo o link de compra do produto.

IMPORTANTE: Antes de tudo, lembre-se de colocar o número do seu WhatsApp no momento em que estiver criando seu anúncio. Dessa forma, os clientes conseguirão identificar de maneira prévia, o número que deverão entrar em contato para falar sobre a compra do produto ou serviço.

Dicas para Vender Como Afiliado na OLX

Existem alguns macetes que podem melhorar seu desempenho dentro da plataforma. São eles:

  • Crie uma descrição detalhada e que contenha palavras-chave relacionadas ao seu produto;
  • Use gatilhos mentais, tanto no título quanto na descrição do anúncio (clique aqui para aprender tudo sobre gatilhos mentais para afiliados);
  • Use imagens atraentes e persuasivas. Cuidado na hora de escolher as imagens que irão representar o seu produto. Use imagens com uma boa resolução e evite imagens com direitos autorais;
  • Escreva a descrição como se estivesse escrevendo um artigo. Ou seja, use parágrafos pequenos e com use listas e subtítulos;
  • Adicione CTAs (chamadas para ação). Exemplo: “Clique no botão laranja e fale comigo”, ou, “Envie uma Mensagem pelo WhatsApp”;
  • Sempre que possível, crie um novo anúncio sobre o mesmo produto. Isso fará com que as pessoas vejam seus anúncios com uma frequência maior, o que por sua vez, aumenta as chances de venda;
  • Foque na cordialidade e saiba responder os interessados com atenção e respeito;
  • Tire todas as dúvidas do comprador antes de efetuar a compra. Isso evitará possíveis desistências e estornos;
  • Em caso de bloqueio ou recusa do anúncio, crie um novo com bastante atenção, a fim de não infringir as regras da plataforma.

Agora que você já sabe como vender como afiliado na OLX, Se Inscreva no Meu Canal do Youtube. Por lá, estou ministrando um Curso Completo sobre Marketing de Afiliados. Aproveite essa Oportunidade Gratuita!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTEÚDO EXCLUSIVO!

Receba Dicas e Estratégias de marketing digital diretamente em seu e-mail!

Estratégias TESTADAS E COMPROVADAS!