Vivemos em uma sociedade chamada de líquida desde os anos 80. Isso significa que estamos cada vez mais acostumados a conseguir informações de maneiras mais diretas. E atualmente, quando temos o maior acesso a informações de todos os tempos, estamos menos interessados em procurá-la, buscando tudo o mais mastigado o possível.
E o que tudo isso significa? Simples: que quanto mais didático o conteúdo, mais sucesso ele poderá fazer. E qual a forma mais simples de descrever um produto se não através de vídeos? É exatamente por isso que o Youtube está tão em alta, e que o vídeo marketing está levando muita gente do anonimato diretamente para o panteão daqueles que fazem muito dinheiro com a internet, mesmo com produtos de qualidade duvidosa e informações não muito verídicas.
Um vídeo vale mais do que você imagina
Para cada meio de comunicação, há um perfil de informações pesquisadas e esperadas. Por exemplo, consideram o jornal impresso mais confiável para as informações, por isso, espera-se que ele tenha mais textos. Já a tv, esperam que seja mais ilustrativo, portanto, sempre altera-se o padrão das imagens apresentadas, tanto nas notícias quanto em filmes ou programas em geral. Já o rádio são informações rápidas e que estimulem a imaginação.
A internet, por sua vez, é o local onde o entretenimento e o conteúdo mais se aproximam, muitas vezes dividindo a mesma tela. Por isso, mesmo conteúdos relevantes, tais como notícias ou informações que envolvam dinheiro, preciso ser passadas de maneira leve. E como é difícil manter um clima de descontração apenas usando textos, imagens são frequentemente utilizadas. Porém, o grande trunfo definitivamente é fazer o texto ser material de apoio e a imagem o verdadeiro propagador da mensagem, e isso é o que faz os vídeos tão relevantes para o marketing.
Eu quero as imagens
Credibilidade, acessibilidade e relevância são as principais palavras às quais o público associa os vídeos que eles gostam de assistir. Justamente por isso, eles se tornam cada vez mais relevantes. Um exemplo disso foi a pesquisa realizada por psicólogos e comunicólogos da Forrest Research, que descobriram que 1 minuto de vídeo é mais relevante para quem o observa do que 1.800.000 palavras! E acredite, isso não mostra pouca coisa.
[INFOGRÁFICO] VIDEO MARKETING: UM MINUTO DE VÍDEO VALE MAIS QUE 1.8 MILHÕES DE PALAVRAS!
Com isso, somos levados a outro dado importante: que o video marketing é capaz sim de superar muitas mídias tradicionais, e que por isso, é preciso tomar muita atenção com ele. Atualmente, a cada 5 pessoas, 3 delas assistem a vídeos sobre os produtos que pretende comprar, tais como reviews, demonstrações e assim por diante.
E os números não param por aí. É possível conseguir 600% de aumento de vendas com depoimentos de clientes em vídeos, e eles são capazes de reter em 75% a atenção do cliente, que ainda lembra por mais tempo do conteúdo e do local de origem deste material. Ou seja, as oportunidades estão mais do que claras. Basta você estudá-las e aproveitá-las de acordo com o perfil do seu próprio negócio.
Gostou das Dicas?
Então aproveite e deixe seus comentários abaixo!