Copywriter Freelancer: Ganhe Dinheiro Escrevendo

Carreira Profissional

Copywriter Freelancer: Ganhe Dinheiro Escrevendo

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em maio 18, 2020
JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PESSOAS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Se você gosta de escrever e faz isso muito bem, fique de olho nas dicas deste artigo, porque hoje vou te apresentar uma nova profissão: o Copywriter Freelancer.

Provavelmente, você já ouviu falar dos redatores freelancers, que são aqueles profissionais que escrevem para blogs, sites, portais de notícias etc.

Mas, além desses profissionais, também existe uma outra categoria, denominada de Copywriter Freelancer.

Em resumo, o Copywriter Freelancer é um redator web que se especializou em criar copys.

Portanto, ainda que à primeira vista os termos redator web e Copywriter pareçam ser a mesma coisa, saiba que não são não!

O que é um Copywriter?

Então vamos lá… o Copywriter é a pessoa responsável por criar conteúdos altamente persuasivos.

Isto é, esse profissional utiliza do Poder de Persuasão, para fazer com que o leitor tome uma ação dentro de uma página, que geralmente, é a página de vendas ou o advertorial de um produto ou serviço.

Portanto, o Copywriter escreve cartas de vendas para empresas, afiliados, empreendimentos digitais et.

Dentro das principais técnicas que o Copywriter Freelancer utiliza, estão:

  • Gatilhos Mentais – Os mais usados são: Razão, Segurança, Prova Social, Autoridade, Afinidade e Escassez.
  • Objeções em Vendas – Nesse caso o Copywriter quebra qualquer objeção (dúvida ou argumento) que o cliente possa ter para se recusar a realizar determinada ação.
  • Chamada para Ação (CTA) – As chamadas para ação podem ser apresentadas em forma de links coloridos, botões ou imagens, que convidem o leitor a clicar em algum elemento ou a fazer algo dentro da página.

Exemplos de Ações que o Copywriter pode sugerir ao longo da Copy:

  • Assinar um Serviço ou Plataforma;
  • Comprar um Produto ou Serviço;
  • Fazer o Download de um e-Book, vídeo, PDF etc;
  • Assinar uma Newsletter;
  • Se inscrever em um Canal no YouTube;
  • Entre outros.

Ou seja, quando o Copywriter utiliza esse tipo de técnica, ele potencializa as chances de conversões dentro de um site, blog ou loja virtual, por exemplo.

marketing com bruno marinho

Copywriter Freelancer: Como Ganhar Dinheiro Escrevendo?

Mas então, como se tornar um Copywriter Freelancer para ganhar dinheiro escrevendo?

#1 – Escolha um Assunto Específico para Começar

Quando não temos prática em alguma função, é comum não sabermos para que lado ir.

No entanto, quando se trata de ganhar dinheiro online, muita gente se arrisca em diversas coisas ao mesmo tempo, na tentativa de agilizar esse processo.

Todavia, esse não é o melhor caminho!

Portanto, para se tornar um Copywriter Freelancer o primeiro passo é focar em um determinado assunto.

Por exemplo: Se você gosta de Atividades Físicas, pode começar a praticar sua escrita abordando assuntos relacionados a essa área, que por sua vez, é bastante abrangente.

Nesse sentido, você pode escrever sobre alimentação saudável, esportes, suplementos alimentares, academias, exercícios físicos etc.

E sabendo que o seu papel é de desenvolver uma escrita persuasiva, sempre insira elementos que chamem a atenção do leitor e, treine sua habilidade de trabalhar os gatilhos mentais em cada um de seus textos. Certo?

#2 – Leia Bastante, principalmente anúncios

Todo bom escritor é um leitor ávido. Mas, se tratando da profissão de Copywriter Freelancer, isso se torna uma obrigação.

Isso porque, para lapidar sua escrita e aperfeiçoar seu domínio das técnicas de linguagem, é preciso observar a escrita de outros profissionais.

Quando fazemos isso, trabalhamos nossa criatividade, somos mais flexíveis e temos mais ideias de conteúdo.

Dessa forma, você conseguirá construir sua própria “voz ativa” no texto, pois estará com um vocabulário mais completo e terá uma visão maior de mundo.

Além disso, ao ler anúncios de jornais, revistas etc – você começa a entender quais são as melhores estratégias para criar uma boa copy.

#3 – O Copywriter Freelancer precisa de um Blog

Outro aspecto importante da carreira de um Copywriter Freelancer é que ter um blog ou site, irá aumentar suas chances de ser contratado. Afinal, sua página na internet servirá de portfólio para que você apresente seus textos originais.

Para te ajudar nessa jornada vou deixar aqui o link do meu artigo Como Criar um Blog Grátis e de Sucesso. Confira!

#4 – Escreva todos os dias

Isso é bem importante, ok?

Para dominar a escrita é preciso treinar diariamente. Daí, a importância em ter um blog, pois você poderá publicar seus textos constantemente em suas páginas online, sem correr o risco de perder algo importante.

Além disso, quando você escreve todos os dias, consegue observar seus vícios de linguagens, erros de ortografia, bem como, pode aprimorar seu uso de gatilhos mentais, por exemplo.

Não existe uma regra de quantas palavras ou páginas é preciso escrever para ser um bom Copywriter Freelancer. Mas o ideal é que você escreva ao menos umas 500 palavras para conseguir visualizar seu conteúdo em um contexto geral.

#5 – Faça Cursos Gratuitos

Outro ponto relevante da carreira de um escritor profissional é que ele precisa se dedicar aos estudos.

E sem mais delongas, vou deixar aqui o link da Universidade Rock Content – Uma plataforma Online que oferece cursos gratuitos na área de Marketing Digital.

Por lá você encontra cursos de Marketing de Conteúdo, Redação Web, Copywriter entre outros.

#6- Se cadastre em Plataformas Freelancers

Depois de se aperfeiçoar e treinar suas habilidades é hora de buscar trabalho.

E nada melhor do que ir atrás de plataformas freelancers que ligam o cliente ao profissional. Nesse hiato, você pode começar pelas plataformas mais famosas do país:

Para conseguir trabalho, será preciso fazer o cadastro na plataforma escolhida, definir sua área de atuação (nesse caso, geralmente é tradução e conteúdo) e fazer propostas para os clientes disponíveis e que precisam da sua solução – que é escrever copys.

#7 – Entre em Contato com Blogs e Sites

Por fim, para ganhar dinheiro como Copywriter Freelancer você também pode entrar em contato com sites, blogs e portais de notícias e oferecer seus serviços.

É muito comum que essas plataformas contratem esse tipo de profissional para criar anúncios e artigos que vendem. Isto é, textos que influenciem o leitor a tomar uma decisão dentro das páginas (comprar alguma coisa ou assinar um serviço, por exemplo).

E agora que você já sabe o que precisa fazer para trabalhar como Copywriter, assine nossa Newsletter para receber nosso conteúdo em primeira mão!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTEÚDO EXCLUSIVO!

Receba Dicas e Estratégias de marketing digital diretamente em seu e-mail!

Estratégias TESTADAS E COMPROVADAS!