Foco: 5 técnicas para aprimorá-lo

Carreira Profissional

Foco: 5 técnicas para aprimorá-lo

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em julho 1, 2015
JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PESSOAS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Ter um bom poder de concentração é importante para conseguir realizar todas as tarefas em tempo hábil, sem precisar passar pelo estresse de algo não concluído ou que ficou pela metade. Assim, manter o foco é fator fundamental para conseguir bons resultados, mas com a quantidade de estímulos a qual somos submetidos isso pode parecer difícil. Confira, assim, 5 técnicas para aprimorar o seu foco.

  1. Não ficar ansioso

A primeira técnica para manter e aprimorar o seu foco é não ficar nervoso ou pensando em quanto trabalho você tem a fazer ou quão difícil será a realização de todas as suas tarefas. Ficar ansioso e nervoso pela conclusão das tarefas é um passo simples para não conseguir trabalhar de forma produtiva.

Por isso, comece suas obrigações de maneira relaxada, respirando fundo e sabendo-se capaz de resolver todas as questões.

  1. Dividir a tarefa em tarefas menores

Agora que você deixou a ansiedade de lado é hora de dividir a sua tarefa em tarefas menores. Qualquer tarefa possui uma sequência de passos para que ela seja concluída, por isso foque-se nesses passos, um a um. Isso permitirá que você não fique ansioso dimensionando o tamanho da tarefa, já que pequenas tarefas simples levam menos tempo e são mais fáceis de serem concluídas.

Dessa forma, liste tudo o que precisa ser feito para que a tarefa seja concluída e vá concluindo sua lista.

  1. Fazer uma coisa de cada vez

A multitarefa é supervalorizada em nossa cultura, mas a verdade é que para manter o seu foco você deve utilizar a técnica de fazer uma coisa de cada vez. Somente assim você conseguirá direcionar o seu foco totalmente para a atividade, o que fará com que você termine a tarefa mais rápido e de maneira mais satisfatória.

Assim, resista ao instinto de checar seus e-mails enquanto escreve um relatório ou assistir TV enquanto trabalha, no caso do home office.

  1. Evitar distrações

Outra técnica para aprimorar o seu foco é a de evitar toda e qualquer distração que roube um pouco ou muito do seu foco. Se você não precisar trabalhar online, desligue a internet por um tempo, mas se não for possível mantenha abertas apenas as janelas e programas relacionados ao trabalho. Desligue também as notificações de celular ou aparelhos móveis para que você tenha total concentração.

A bagunça na sua mesa e o excesso de informação também irão te distrair, por isso mantenha-se o mais organizado possível, o que permitirá que você tenha mais foco.

  1. Criar um sistema de recompensas

Treinar o seu cérebro para que ele mantenha o foco não é fácil, mas pode ser mais simples se você se utilizar da criação de um sistema de recompensas. Assim, faça um trato consigo mesmo e permita-se ganhar alguma coisa se você concluir as tarefas estipuladas.

As recompensas não precisam ser elaboradas ou caras, podendo ser cinco minutos a mais no próximo descanso ou um café especial, por exemplo. Isso te trará satisfação em dobro, pois você concluirá suas tarefas e ainda ganhará algo com isso.

Dessa forma, ao utilizar essas 5 técnicas para aprimorar o foco você se tornará ainda mais produtivo, conseguindo resultados melhores.

Gostou do Artigo?
Então deixe seu comentário abaixo!
Um Grande Abraço,
Bruno Marinho

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CONTEÚDO EXCLUSIVO!

Receba Dicas e Estratégias de marketing digital diretamente em seu e-mail!

Estratégias TESTADAS E COMPROVADAS!