Os recursos tecnológicos são fundamentais para aumentar a conectividade e também melhorar a comunicação entre pessoas. As mídias sociais atualmente trazem novos caminhos para a divulgação de produtos e serviços, ajudando muito na troca de informações e na criação de relacionamentos que podem gerar novos negócios.
Como os profissionais da saúde podem usar as mídias sociais?
Os profissionais da saúde também têm a possibilidade de aproveitar a onda dos negócios online e melhorar ainda mais sua visibilidade para o mercado. No entanto, o uso adequado das mídias sociais por estes profissionais deve ser sempre analisado, pois muitos não entendem os limites em relação aos tipos de publicação e também ao que pode ou não ser divulgado.
Veja, a seguir, alguns itens muito importantes para que as mídias sociais sejam utilizadas com sucesso pelos profissionais da saúde:
-
Crie perfis específicos para uso profissional:
Esta questão é muito importante. Alguns profissionais da saúde misturam seus perfis pessoais com os de trabalho. Você pode criar perfis em redes como Twitter ou Facebook que sejam mais profissionais.
Isto evita a má interpretação de informação e mantém uma relação mais ética e formal com clientes e pacientes;
-
Só divulgue informações de fontes confiáveis:
A estratégia de marketing de conteúdo é fundamental para a geração de contatos nas mídias sociais. Para criar valor ao mercado, leve informações de qualidade na sua área, com a criação de artigos, vídeos, áudios e quaisquer materiais que ajudem na promoção da saúde.
Somente tenha muito cuidado com o tipo e a origem da informação, já que você pode perder rapidamente a credibilidade se divulgar algo de cunho duvidoso ou mesmo que venha a causar algum dano às pessoas que utilizarem aquela informação;
-
Mantenha avisos de uso de responsabilidade:
Sempre que fizer a divulgação de alguma informação, deixe pequenos lembretes que digam que as pessoas é que devem se responsabilizar pelo uso adequado das informações. Isto resolve boa parte dos problemas relacionados à interpretação errada;
-
Tenha critérios estabelecidos no relacionamento com seus clientes e pacientes:
Ao mesmo tempo em que é importante manter contato com as pessoas de maneira a estreitar o relacionamento e também acompanhar seus clientes e pacientes, cuidado para não criar exposições indevidas de algumas pessoas, comentários e divulgações de informações pessoais, ou quaisquer contatos que passem do limite do profissional.
Muitos profissionais da saúde já perderam seus empregos por usarem de maneira inadequada as mídias sociais. Sempre se lembre da questão do sigilo profissional, não utilize fotos e histórias de resultados sem a autorização das pessoas, evite discussões ou comentários com terceiros sobre seus casos e projetos.
Tudo isto garante o mínimo de precaução em relação às mídias sociais;
Conclusão
Os profissionais da saúde também podem aproveitar as mídias sociais para melhorar sua divulgação e gerar mais negócios. Continue conosco nos próximos artigos e deixe aqui seus comentários ou dúvidas. Até mais.
Hey,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.