Você já ouviu falar no Uber? Nos últimos dias, todo mundo já viu, leu, assistiu reportagens sobre esse assunto. O Uber é um aplicativo para dispositivos móveis que fornece aos usuários veículos de passageiros com condutor a preços acessíveis. A reserva é feita diretamente usando a geolocalização dos celulares dos usuários.
A polêmica é enorme. Cooperativas de taxis, pontos organizados, teletaxis reclamam por que o aplicativo não segue as regras comerciais e administrativas tradicionais do mercado, os empresários do Uber fazem marketing agressivo, oferencendo serviço diferenciado e os passageiros aproveitam o novo serviço para pagar menos e protestar com o mal serviço e preços altas dos taxistas.
Sem entrar no mérito da polêmica, toda pessoa que deseja iniciar um negócio online pode tirar grandes lições de empreendedorismo online com o Uber:
- Brecha no mercado – O Uber aproveitou uma deficiência do mercado, pois se os serviços de taxi do mundo apresentassem uma relação de custo x benefício positiva, esse aplicativo jamais existiria.
- Cadastro fácil e rápido – O processo de cadastramento de uma conta no Uber é rápido, simples e fácil. Você precisa apenas digitar um endereço de email válido, número de telefone, número de cartão de crédito ou da conta do PayPal e uma senha.
- Simplicidade no serviço – Qualquer pessoa que tenha um carro considerado luxuoso pode se cadastrar como motorista e opera como um microempresário, pois além de ser dono do carro é também o motorista.
O papel do aplicativo Uber é apenas permitir a localização destes microempresários por parte dos passageiros e intermediar o pagamento. Um percentual de cada corrida fica com o aplicativo.
- Tecnologia como parceira – Ao solicitar um veículo, o Uber por meio da geolocalização detecta automaticamente sua posição na cidade, você digita o destino no mapa e pressiona OK. O aplicativo procura o motorista mais próximo e informa o quanto tempo ele vai demorar a chegar.
O motorista que aceitar a corrida, um SMS será enviado para você com o nome, foto, matrícula, telefone do motorista e dados do automóvel.
- Serviço diferenciado – O aplicativo oferece um serviço de alta qualidade. Por regra, todos os carros devem servir água aos clientes. Mas muitos carros oferecem doces, bebidas energéticas, etc.
- Avaliação mútua – Após a corrida, tanto o cliente quanto o motorista podem avaliar um ao outro. As críticas ficam disponíveis nos perfis de cada um. É o avanço da comunicação, pois a totalidade dos serviços oferecidos atualmente somente há espaço para os clientes avaliarem. Esse serviço é uma reinvenção nos conceitos de marketing, pois o cliente que receber críticas negativas poderá não ser atendido nas próximas chamadas.
- Preços diferenciados – O aplicativo oferece serviços diferenciados com meio de transporte mais econômicos até automóveis mais luxuosos, com isso os preços variam também. Com esse serviço, o Uber atinge vários públicos ampliando sua rede de clientes.
Apesar de todas as críticas, ressalvas, polêmicas que existem em torno desse novo negócio, os números do Uber são incontestáveis e mostra que esse aplicativo veio para ficar com muita inovação:
- São 8 milhões de usuários no mundo
- Presença em 50 países
- 160 mil motoristas
- Em 2014, foram 140 milhões de corridas
Até o final desse ano, o Uber vai atingir um valor de mercado de 50 bilhões de dólares. Com esse valor, ela vai se tornar a empresa privada mais valiosa do mundo.
Gostou do Artigo? Então deixe seu comentário abaixo! Será que o Uber vai Mudar REALMENTE nossa Maneira de Pedir Taxi?? Deixe a sua opinião e comentário!