Criar um perfil ou página nas mídias sociais apenas para estar presente nesses ambientes não trará os benefícios e resultados positivos que você espera, já que por trás de uma presença ativa e que gere resultados nas mídias sociais está uma ótima estratégia e estudo do seu público. Afinal, o que realmente faz diferença nas mídias sociais?
Análise antes de criar suas Mídias Sociais
Antes de inserir o perfil da sua empresa em uma ou mais mídias sociais é importante que haja uma análise a fim de descobrir se o seu público alvo será alcançado através da plataforma escolhida. Você pode fazer essa análise através de pesquisas com seus clientes, descobrindo quais mídias sociais o seu público usa.
Também é importante saber que ao entrar em uma mídia social você precisará ter alguém que cuide do conteúdo diariamente para que a presença da sua empresa seja constante, postando conteúdo relevante e atrativo.
Diálogo de acordo com as mídias sociais
Para que a presença da sua empresa faça diferença na mídia social é importante que ela fale a língua dos usuários. Se a mídia social que você deseja inserir sua empresa for mais jovem e descontraída, ter um conteúdo engessado não irá atrair a atenção do público que você deseja.
Por isso, é importante que na hora da análise, você também pense se sua empresa fala a língua daquele público específico e se o que você deseja vender interessa os usuários, pois do contrário, seu perfil será apenas mais um entre tantos.
Conteúdo
O que realmente faz diferença nas mídias sociais é o conteúdo postado. Por isso, é importante que você contrate uma equipe ou designe pessoas que saibam produzir conteúdo relevante e de acordo com o que sua empresa acredita.
Também é importante adaptar os conteúdos para cada mídia social, pois algo que funcione no Facebook, por exemplo, pode não fuwncionar no LinkedIn. Portanto, é preciso que haja uma flexibilidade nas postagens e que elas se adequem ao meio onde serão colocadas.
Bom relacionamento com o cliente
Além de postar conteúdo de qualidade e que faça diferença, reserve um tempo para criar um bom relacionamento com o cliente. Esteja sempre atento ao feedback que sua empresa recebe através de comentários e menções, respondendo os elogios e as críticas.
Os elogios ajudam a visualizar o que sua empresa está fazendo de correto tanto em suas ações quanto nas mídias sociais e as críticas são ótimas maneiras de descobrir porque sua empresa não está conseguindo ter um aumento nas vendas ou atingir mais clientes. Dê atenção redobrada às críticas procurando soluções que possam resolvê-las. Porém, é preciso saber filtrar sabendo quais críticas são relevantes e quais devem ser ignoradas. Infelizmente, ninguém irá agradar 100% seu público.
Revisão de publicações antes de serem postadas
Muitas empresas cometem diversos erros e gafes postando publicações de duplo sentido, por exemplo, por não terem sido revisadas. Por isso é importante que haja sempre um cuidado extra quanto ao que é publicado nas suas mídias sociais, pois você poderá deletar uma publicação ruim, mas o estrago já estará feito. Portanto, revise tudo que será postado.
Conhecendo o que realmente faz diferença nas mídias sociais sua empresa poderá tirar máximo proveito das plataformas online.
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Um Grande Abraço,
Bruno Marinho