O que são Métricas no Marketing Digital?

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O que são Métricas no Marketing Digital?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em junho 25, 2020
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As Métricas no Marketing Digital são indicadores que medem os resultados de suas ações. Ou seja, toda campanha criada por você na internet, pode ser analisada por meio de métricas, a fim de verificar se os resultados estão dentro do esperado.

Como saber se suas estratégias de Marketing estão dando resultado? 

Você analisa detalhadamente cada campanha digital criada por sua empresa?

Bom, hoje meu objetivo é te mostrar que é totalmente possível descobrir qual o impacto de suas estratégias sobre o seu negócio. Tudo isso, utilizando apenas as métricas no Marketing Digital. 

Você também vai gostar de saber: “Remarketing: O que é e Como Fazer?”

O que são Métricas no Marketing Digital?

Em síntese, as métricas existentes no Marketing Digital são tudo àquilo que pode ser utilizado para definir se um plano de marketing de uma empresa está ou não, dando resultados positivos.

Em outras palavras, elas são indicadores que nos ajudam a mensurar os resultados das campanhas que fazemos na internet. Portanto, sempre que você cria um anúncio, publica um artigo ou envia um e-mail, pode analisar o resultado dessa ação, por meio das métricas.

A grande vantagem de usar as métricas no Marketing Digital, é que dá para estudar e definir quais são os melhores caminhos a seguir para criar campanhas que realmente irão nos gerar conversões.

Além disso, você pode monitorar e fazer comparativos de ações passadas e atuais, a fim de aprimorar as ações que serão aplicadas no futuro.

Por isso, podemos dizer que os principais objetivos de analisar as métricas no Marketing Digital, são:

  • Analisar os resultados para aprimorar as estratégias;
  • Melhorar a criação de novas campanhas;
  • Reduzir a quantidade de erros e economizar recursos;
  • Aumentar o faturamento com menos investimento;
  • Potencializar o envolvimento do público com a marca.

Leia também: “Renda Passiva: Como Ganhar Dinheiro de Verdade”

marketing com bruno marinho

Principais Métricas do Marketing Digital

E agora quero que você conheça as principais métricas no Marketing Digital. Lembrando que todas elas irão servir de apoio para te ajudar a criar, de maneira integrada, uma solução mais assertiva para o seu negócio.

Portanto, é preciso conhecer todas elas, estudá-las e acompanhá-las diariamente, ok?

#1 – Retorno sobre investimento (ROI)

Você sabe o que é ROI?

Em linhas gerais, “ROI” (Retorno sobre Investimento) é o indicador que nos ajuda a entender se estamos ganhando ou perdendo dinheiro com nossas ações.

Portanto, toda campanha que você cria precisa surtir efeito, certo?

Todavia, é preciso garantir que essa campanha irá lhe render resultados positivos, do contrário, você só estará jogando dinheiro e gastando energia à toa.

Sendo assim, analisar o ROI é uma das métricas mais relevantes do Marketing Digital, pois através dela você saberá se sua receita está pagando o valor investindo e se, também está lhe rendendo frutos.

Para medir o ROI a conta é básica:

Receita obtida – valor investido / valor investido

#2 – Custo de aquisição por cliente (CAC)

Aqui estamos falando do valor de cada cliente. Isto é, quanto cada novo cliente obtido custa para os bolsos da empresa.

Portanto, o CAC diz respeito ao valor gasto pela empresa para conquistar um novo cliente. 

Para fazer essa conta é preciso colocar na ponta do lápis todos os custos envolvidos na aquisição, como por exemplo, funcionários, anúncios, despesas de energia, internet etc.

Para calcular corretamente o CAC você precisa fazer a seguinte conta:

Despesas + investimentos / Número de novos clientes em um período

#3 – Ticket médio

O ticket médio irá te ajudar a descobrir qual o valor que cada cliente gasta na empresa.

Portanto, você irá avaliar quanto o cliente paga por mês para um serviço ou produto.

Se o ticket médio está muito baixo, será preciso criar campanhas e estratégias para consertar isso, ok? O ideal é ter um ticket médio mensal (a média de gasto entre todos os clientes).

Para calcular o Ticket médio, faça a seguinte conta:

Receita do mês / Número de clientes do mês

#4 – Custo por clique (CPC)

Agora estamos saindo das “métricas gerais” para nos aprofundarmos em algumas métricas mais específicas, como é o caso do CPC.

O custo por clique se refere a uma campanha de tráfego pago, onde cada clique conta como um investimento.

É fácil verificar quanto você gasta por pessoa que clica em um anúncio seu, ainda mais se você utilizar o Google Ads para criar suas campanhas pagas.

Para calcular o CPC faça a seguinte conta:

Custo da campanha / Número de cliques obtidos

#5 – Custo por lead (CPL)

O CPL também se refere ao tráfego pago, onde é preciso analisar quanto está sendo gasto com cada lead novo que chega na empresa.

Obviamente, que nem todo mundo quer gerar lead quando cria uma nova campanha, porque para muitos, só é importante vender e pronto.

Mas lembre-se que, mesmo que você não venda de primeira para um lead, ele pode se tornar um cliente depois. Por isso, valorize a captação de leads!

Para calcular o CPL de sua empresa, a conta a se fazer é a seguinte:

Investimento total na campanha / Número de leads gerados

#6 – Taxa de conversão

Agora vamos começar a entrar nas métricas referentes ao tráfego orgânico.

A taxa de conversão pode ser medida de muitas formas, como por exemplo:

  • Quantas leitores assinam sua Newsletter;
  • Qual o volume de pessoas que baixaram seu e-Book;
  • Quantas pessoas se cadastraram em seu site;
  • Etc.

Toda conversão irá servir como base para saber se o que você tem feito para chamar a atenção do público, realmente está funcionando.

A saber que a taxa de conversão vai depender do seu objetivo, para calcular corretamente faça o seguinte:

Número de visitas de uma página /Número de ações dentro dessa mesma página

#7 – Visitas no Site ou Blog

Ainda seguindo com as métricas de tráfego orgânico, observe o número de visitas do seu site ou blog.

Isso irá indicar qual o alcance orgânico que suas páginas estão tendo e será fundamental para te ajudar a criar boas estratégias de conteúdo.

Portanto, se o site ou blog recebe muitas visitas, é sinal de que as pessoas estão interessadas em seu conteúdo. No entanto, se você não está recebendo acessos, saiba que é preciso melhorar a estratégia.

Dica de leitura: “Marketing de Conteúdo para Afiliados”

#8 – Visitas únicas

Outra métrica que precisa ser observada por você é, o número de visitas únicas no site ou blog.

Isso porque, se você focar apenas na métrica anterior não conseguirá monitorar qual a porcentagem de pessoas que voltam aos seus conteúdos. Afinal, uma mesma pessoa pode visualizar as páginas mais de uma vez. Mas, as visitas únicas é que dirão quantos novos visitantes você está recebendo.

Para nutrir o bom relacionamento com o cliente e obter sucesso no Marketing Digital, é preciso construir um público assíduo. Isto é, que sempre volta para ver as novidades.

#9 – Tempo gasto no Site ou Blog

Analisar o tempo médio em que as pessoas permanecem em suas páginas é, outro meio de verificar se seu conteúdo está agradando ou não.

Portanto, sempre que possível análise os minutos em que as pessoas ficam dentro do seu site ou blog. Isso vai ajudar a compreender o comportamento de sua audiência, a fim de melhorar o que você entrega para eles.

#10 – Taxa de abertura de e-mail

Agora vamos falar das métricas que podem ser observadas nas campanhas de E-mail Marketing.

Avaliar qual está sendo sua taxa de abertura dos e-mails, te ajuda a determinar quais serão os títulos e os assuntos abordados nas próximas ações.

A taxa de abertura se refere ao número de pessoas que clicaram e abriram um e-mail seu.

Para garantir que muitas pessoas abram seus e-mails, capriche na escolha dos temas.

#11 – Taxa de cliques em e-mail

Por fim, temos a taxa de clique, que diz respeito aos cliques que as pessoas dão em links internos presentes em seus e-mails.

Ou seja, se você é afiliado ou deseja fazer com que as pessoas cliquem em links para acessar seu site, loja virtual ou blog, pode inserir links no texto do e-mail.

Mas para garantir que as pessoas cliquem em links dentro do texto do e-mail, será preciso chamar a atenção delas. E para isso, nada melhor do que usar botões coloridos, banners e imagens atraentes.

Bom, por hoje é isso! Espero ter te ajudado a entender um pouco mais sobre as métricas no Marketing Digital.

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