Na busca do sucesso de sua empresa, ter um canal que possibilite a aproximação com seu público alvo é de extrema importância e as mídias sociais podem ajudar. As mídias sociais conectam sua empresa com o público alvo podendo gerar novos clientes e oportunidades de negócios, além de ser um termômetro da sua estratégia de marketing, mas para que as mídias sociais gerem o retorno que sua empresa deseja, deve haver planejamento. Afinal, no planejamento de mídias sociais, o que não pode faltar?
Objetivos e metas
Ter objetivos é importante para qualquer coisa que você se disponha a fazer na vida, principalmente quando se trata de planejamento de mídias sociais.
Faça uma lista dos objetivos que você deseja alcançar com as mídias sociais, mas é importante que seus objetivos sejam realistas e que sejam capazes de serem cumpridos. De nada adianta ter um objetivo inatingível, pois isso só irá gerar frustração.
Tenha consciência dos seus objetivos e trace metas para alcançá-los, seu planejamento deve se basear neles.
Saiba qual o seu público alvo
Tenha em mente qual o público alvo da sua empresa e ao pensar em inseri-la nas mídias sociais você deve responder as questões: a quem minha empresa quer alcançar? Para quem se designam meus produtos ou serviços?
Saber seu público alvo é importante no planejamento de mídias sociais, pois um dos erros que muitas empresas cometem é escolher um canal de comunicação que não possui ligações com seu público. Com isso, não há ganhos para a empresa e a estratégia terá sido em vão.
Conteúdo específico
Cada mídia social funciona de um jeito e possui um público característico, por isso o seu conteúdo deve ser específico para a plataforma onde sua empresa deseja estar.
Planeje o conteúdo de acordo com a linguagem do público da mídia social escolhida, mas é importante que sua imagem corporativa seja mantida.
Imagem da sua empresa
Sua empresa deve ter uma imagem que a caracterize e faça com que seu público se identifique. Ao criar um canal em uma mídia social é importante que você invista em conteúdo específico que fale a língua dos usuários, mas sendo de acordo com a sua empresa.
Não compartilhe um conteúdo que atinja o público da plataforma escolhida, mas que não tenha a ver com seu perfil ou com o que sua empresa acredita, pois é importante que você crie uma postura ao se inserir nas mídias sociais e a mantenha.
Planejamento em médio prazo
Assim que sua empresa estiver na mídia social escolhida é importante que haja um planejamento em médio prazo que pode ser feito pensando nos próximos 3 meses, no máximo.
Nesse planejamento, você e sua equipe de marketing devem decidir o tipo de conteúdo que será compartilhado, com que frequência, os objetivos e metas, além de como será feita a comunicação entre sua empresa e os usuários.
Após o término desse planejamento, faça um balanço e analise as métricas, se as metas estão sendo cumpridas, se há engajamento do público e se há retorno. Se houve algum problema nesse planejamento, adapte os tópicos que estiverem com algum tipo de problema. As mídias sociais estão sempre mudando e é importante que seu planejamento acompanhante essas mudanças.
Sabendo o que não pode faltar para um bom planejamento de mídias sociais, sua empresa poderá usar as plataformas de conexão com seu público tendo resultados e melhorando sua posição no mercado.
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