Em qualquer estratégia de Marketing Digital é preciso produzir conteúdo. Mas você sabia que existem muitas ferramentas que podem te ajudar a melhorar sua produção de conteúdo?
Quando decidimos iniciar um projeto no Marketing Digital, é comum procurarmos formas de ganhar dinheiro fácil sem precisar fazer grandes esforços. Mas, infelizmente, a realidade não é bem assim!
Todo mundo que ganhar dinheiro com consistência, se esforça para se manter no mercado. E um dos maiores diferenciais de quem realmente ganha dinheiro na internet é a produção de conteúdo.
Você pode observar os grandes nomes do Marketing Digital, como o Alex Vargas e o Adriano Gianini, por exemplo. Ambos são referências naquilo que fazem.
De um lado temos o Alex, especialista em Marketing de Afiliados, que investe pesado em conteúdo orgânico e pago para divulgar seus projetos. Em contrapartida, temos o Adriano, que é especialista em Google Ads e, mesmo sabendo de todo o potencial dos Links Patrocinados, produz MUITO CONTEÚDO gratuito para chamar a atenção de sua audiência no Youtube e em seu Blog.
Perceba que os dois usam o tráfego pago para promover seus produtos. Mas, os dois criam conteúdo orgânico para captar leads e atrair uma audiência fiel para sua marca. Afinal, a produção de conteúdo é a única estratégia capaz de construir uma autoridade no mercado!
Dito isso, vamos conhecer algumas ferramentas essenciais para quem deseja se destacar na internet, através da produção de conteúdo.
Você também vai gostar de saber: “Escaneabilidade: Por que é tão importante para o seu blog?“
Ferramentas para Encontrar Temas para Criar Conteúdos
Antes de tudo, você precisa fazer uma pesquisa de mercado para saber quais são os assuntos que realmente podem chamar a atenção de sua audiência.
Nesse sentido, a produção de conteúdo consiste em pesquisar temas; analisar as melhores palavras-chave e; produzir um conteúdo otimizado em SEO (para aprender como criar um texto otimizado em SEO, clique aqui).
Em suma, todas as etapas são importantes, mas a pesquisa dos temas e das palavras-chave são essenciais para dizer se o seu conteúdo tem chances de ser encontrado no Google, ou não. Sendo assim, confira as principais ferramentas para pesquisar temas para seus conteúdos futuros:
Ubersuggest
Já falamos do Ubersuggest por diversas vezes aqui no blog, isso porque, essa é uma ferramenta que eu uso muito e recomendo!
Por meio dela, você pode buscar temas por palavras-chave e assim, pode identificar a tendência de interesse das pessoas por um determinado assunto.
A grande vantagem do Ubersuggest é que sempre que você digita um tema, ele te mostra palavras-chave relacionadas. Dessa forma, você consegue descobrir quais são todas as buscas realizadas no mês em questão, relacionadas ao tema específico.
Exemplo: Ao digitar “Marketing de Afiliados”, a ferramenta vai te mostrar temas com “O que é”; “Como funciona”; “Para que Serve” etc. Isso deixa sua produção mais completa e ampla.
Google Trends
O Google Trends também é incrível, pois é uma ferramenta gratuita do próprio Google que revela os termos mais buscados no mundo todo.
Obviamente que, para nós, interessa saber o que as pessoas que falam português estão buscando. Por isso, basta você pesquisar pelas palavras-chave que deseja, e começar a anotar todas as buscas feitas nos últimos meses.
O Google Trends mostra tendências de assuntos e você também pode comparar termos para saber quais deles tem uma procura maior.
Por exemplo: Você pode digitar “Marketing Digital” e comparar com “Marketing de Afiliados”. A ferramenta vai te mostrar quais dos termos têm mais busca e vai dizer quais são as frases mais buscadas.
Isso é fundamental para quem deseja produzir um conteúdo de qualidade e que alcance o público-alvo com maior assertividade.
Google Webmaster
Temos ainda o Google Webmaster que também é uma ferramenta do Google, porém bastante voltada para a produção de conteúdos em blogs.
Através dela você pode verificar quais são os termos mais buscados dentro do seu blog, a fim de melhorar sua otimização em SEO. Isto é, para deixar seu conteúdo do jeito que o algoritmo do Google “gosta”.
A ideia é criar um conteúdo que seja facilmente indexado pelo Google e que tenha um bom ranqueamento nos mecanismos de buscas. Então, a ferramenta te mostra quais são suas páginas mais acessadas e fala sobre quais palavras-chave são mais procuradas.
Dessa forma, você pode investir em novos conteúdos relacionados a temas antigos. O que por sua vez, melhora ainda mais seu engajamento na internet.
Salve para ler depois: “Destaques do Instagram: Crie Destaques Incríveis para o seu Perfil“
Principais Canais de Conteúdo para Publicar na Internet
O afiliado pode criar diversos tipos de conteúdo para atrair clientes em potencial. Mas dentre os mais usados por quem é afiliado profissional, estão:
- Blogs – Nesse exato momento você está consumindo meu conteúdo dentro de um blog. Isso porque, o blog é um meio de fácil acesso, onde por meio dele, consigo atrair usuários da rede, a fim de apresentar meus conhecimentos e revelar minha autoridade sobre determinado assunto. Que nesse caso, é o Marketing Digital. Todo afiliado profissional tem um blog para construir sua própria audiência e assim, melhorar seus ganhos na internet. Além de ser mais barato do que as demais estratégias, o blog é fácil de administrar. Se você não tiver habilidade para escrever, pode contratar redatores em plataformas freelancer.
- Redes Sociais – Uma outra forma barata de produzir conteúdo sendo afiliado é as redes sociais. Mas, devido a alta demanda, é preciso ter uma boa estratégia para conseguir captar clientes pelas redes sociais. Além de produzir um conteúdo autêntico, você precisa ter uma linguagem própria. Do contrário, vai acabar com um perfil flopado no Instagram, Youtube ou Facebook, sem nenhum engajamento. Porém, se você souber como produzir conteúdo de qualidade nas redes sociais, certamente conseguirá faturar muito por meio delas!
Você ainda pode criar conteúdo em Podcast, bem como pode criar E-books para entregar para sua audiência. Mas essas estratégias são um pouco mais complexas e requer mais tempo. Portanto, comece pelo que é mais fácil e depois, aumente sua produção de conteúdo aos poucos.
Gostou desse conteúdo? Cadastre seu e-mail aqui embaixo, pois vou te enviar um conteúdo exclusivo em primeira mão!
Abraços e sucesso!