Marketing de Afiliados

Programa de Afiliados Vale a Pena? Aprenda Como Divulgar Produtos Digitais

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em setembro 2, 2021

Quer saber como fazer parte de um programa de afiliados? Essa é uma ótima estratégia para quem deseja obter renda online. E, também, para quem escolhe ser afiliado como profissão.

Existem várias opções relativas às formas de fazer vendas com o marketing de afiliados.

O trabalho envolve a aplicação do marketing digital para divulgação de produtos físicos ou digitais. Dessa forma, o afiliado recebe comissões cada vez que realiza uma venda.

Portanto, a publicidade na web tem por objetivo atrair clientes no ambiente online que tenham interesse na compra desses produtos.

O marketing de afiliados é conhecido por sua excelente relação custo-benefício. Ou seja, os custos iniciais são baixos.

E, além disso, qualquer pessoa pode participar de um programa de afiliados. Então, para entender como funciona, acompanhe a leitura!

Salve para ler depois: “Como Trabalhar em Casa e Gerar Renda Própria com 15 ideias Simples

Programa de Afiliados Vale a Pena

Programa de Afiliados Vale a Pena?

Um programa de afiliados tem por objetivo reunir produtores, afiliados e consumidores.

Ao fazer um cadastro em algumas das plataformas de afiliados, é possível escolher produtos que ficam disponíveis na interface do programa.

Vamos entender qual é a função de cada participante de um programa de afiliados.

Programa de afiliados: Afiliado

O afiliado é um indivíduo que não possui um produto próprio e divulga produtos de outras pessoas.

Em outras palavras, você se afilia a um produto e recebe um link que tem o seu código. Consequentemente, se você vender aquele produto, você recebe comissão.

De forma resumida, as estratégias envolvem, por exemplo, e-mail marketing, blogs, sites, redes sociais e anúncios.

Nessa linha, a afiliação de um produto pode ocorrer com apenas um clique. Ou , ainda, pode ser necessário esperar a aprovação do produtor.

Programa de afiliados: Produtor

Quem é o produtor? O produtor é a pessoa ou empresa a quem o produto pertence. Logo, ele torna acessível este produto nos programas de afiliados.

Por conseguinte, pode permitir que os usuários se afiliem para que realizem vendas.

Em geral, os produtores costumam disponibilizar materiais para facilitar o trabalho dos afiliados. Por exemplo, e-books, cursos gratuitos, banners e outros.

Além disso, no programa de afiliados o produtor fica responsável pela criação da página de vendas do produto.

Programa de afiliados: Clientes

Os clientes são as partes interessadas em comprar os produtos promovidos por afiliados e produtores. Quando eles clicam no link, o cookie é salvo no computador ou celular.

Portanto, os cookies afiliados podem ter uma data de validade ou podem ser eternos. Nesse último caso, o afiliado pode receber uma comissão mesmo meses depois de o cliente ter acessado seu link.

Então, o programa de afiliados abrange afiliados, produtores e clientes. As principais plataformas de afiliados no mercado são:

  • Monetizze.
  • Hotmart.
  • Braip.
  • Eduzz.
  • Clickbank.
  • Amazon.
  • Perfect Pay.
  • Outras.

Para ser afiliado, basta fazer o cadastro gratuito nessas plataformas e escolher os produtos que deseja promover.

Como divulgar produtos digitais ao se cadastrar em um programa de afiliados?

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico é o que você obtém sem pagar para conseguir atrair o seu público. Existem diversas formas de trabalho com este tipo de tráfego. Então, confira abaixo!

SEO

O que é SEO? Para trabalhar com SEO, é preciso otimizar os artigos de um blog de forma a subir posições no Google.

E, como resultado, aumentar as possibilidades de leitura de artigos e conversão dos produtos que você promove.

Redes sociais

Aqui, a habilidade mais importante é saber como interagir e gerenciar uma rede de usuários que estão presentes nas redes sociais.

Existem várias redes sociais na atualidade. E, como afiliado, o objetivo é fazer as pessoas interagirem e conhecerem o seu produto.

Seja no Facebook, Twitter, Instagram ou Pinterest, o trabalho a ser feito é o mesmo. Ou seja, criar um conteúdo valioso para os usuários.

Youtube como estratégia de programa de afiliados

Ao participar de um programa de afiliados, você também pode fazer divulgação no Youtube.

Em outras palavras, no seu canal você cria vídeos com assuntos pelos quais sua audiência tem interesse.

Dessa forma, é possível divulgar seu link também. Quer saber como? Na descrição do vídeo ou falando sobre o produto no próprio vídeo.

Por meio do marketing de conteúdo, você consegue atrair pessoas que se interessam por aquele nicho e, também, clientes.

Tráfego pago

Com o tráfego pago, a vantagem é que você pode obter resultados muito mais rápidos do que os oferecidos pelo tráfego orgânico.

Mas pode também ter uma desvantagem: é preciso investir dinheiro. Em suma, pode ser um problema tanto para quem não tem dinheiro como para quem o tem.

Na verdade, se você for inexperiente, não é a melhor maneira de começar. Isso porque você pode ter prejuízos se não souber aplicar da forma correta.

Vamos ver alguns exemplos de tráfego pago.

Google Ads

Neste caso, as campanhas publicitárias são criadas para um público-alvo que possa ter interesse em seus produtos. Essa é uma estratégia muito atrativa para quem trabalha com programa de afiliados.

Você paga por cada clique feito pelos usuários e seu anúncio pode, portanto, aparecer com prioridade nos resultados de pesquisa.

Como resultado, você terá mais visibilidade, o que contribui para aumentar a taxa de conversão.

Anúncios do YouTube

Como o YouTube pertence ao Google, as campanhas publicitárias podem ser gerenciadas na mesma plataforma do Google Ads.

Você cria anúncios para os seus vídeos e eles serão encontrados por um número maior de usuários. Em outras palavras, é possível crescer o seu canal mais rapidamente.

Anúncios no Facebook

Então, você conhece o Facebook Ads? Talvez este seja o método mais utilizado. Ele permite atrair internautas segmentados, por exemplo, e em diferentes estágios da jornada de compra do cliente.

Em outras palavras, você pode atrair um público que já esteja interessado na compra. Ou seja, no fundo do funil.

Ou pode atrair um público que ainda precisa adquirir consciência do produto, no meio e no topo do funil.

Anúncios do Instagram para divulgar produtos em programa de afiliados

O Instagram é atualmente a rede social de crescimento mais veloz. Ela reúne inúmeras pessoas que podem ser seus potenciais clientes.

Portanto, é bastante utilizada por quem se inscreve em algum programa de afiliados.

Muitos afiliados utilizam o Instagram devido ao baixo custo. Inclusive no que se refere aos custos de fazer anúncios de Stories, por exemplo.

Anúncios do Pinterest

Essa forma de anunciar é menos conhecida que as anteriores. Porém, os anúncios no Pinterest podem levar suas publicações a um grande número de pessoas.

Então, isso é feito por meio de anúncios de pins. Desse modo, aumenta-se o reconhecimento da sua marca e, também, as possibilidades de vendas.

Publicidade nativa

Os anúncios nativos assumem a aparência do conteúdo do site. Mas, na verdade, são artigos promocionais.

Em outras palavras, eles aparecem em grandes sites com elevado tráfego, como, por exemplo, em sites de notícia.

Para concluir, vimos o que é o programa de afiliados e como fazer a divulgação de seus produtos de afiliado.

Espero que este conteúdo tenha te ajudado! Se inscreva no meu banco de dados para receber novos conteúdos sobre Marketing Digital, regularmente.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.