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Regras SEO Google: Guia para Alcançar o Topo

Obviamente, que quando se fala em Regras SEO Google, todo mundo logo pensa em alcançar o topo dos mecanismos de busca. Mas, será que é tão fácil assim? Vamos descobrir juntos!

Antes de tudo, gostaria de dizer que esse assunto é extremamente técnico e bastante denso. Portanto, vamos abordar alguns aspectos essenciais para que você possa começar a se familiarizar com o assunto.

Mas, desde já recomendo que após sua leitura, você se aprofunde no assunto, estudando sobre Técnicas de SEO em outros posts, tanto aqui no blog, quanto em blogs de colegas, ok?

Sendo assim, vamos direto ao assunto…

O que é SEO?

Em linhas gerais, SEO significa Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca).

Nesse hiato, nos referimos a um conjunto de técnicas de otimização para sites, blogs e outras páginas da web.

A ideia é alcançar uma otimização que melhore o ranqueamento das publicações, gerando um tráfego orgânico para suas páginas e claro, melhorando a autoridade do seu negócio.

A grande vantagem de utilizar as técnicas de SEO está no fato de conseguir garantir uma excelente visibilidade para suas páginas, sem que você, necessariamente, precise investir dinheiro em anúncios.

Claro, que para obter resultados rápidos e expressivos, utilizar o SEO junto aos Links Patrocinados (Google Ads e Facebook Ads) é a melhor opção. Mas, se você quiser trabalhar apenas com tráfego orgânico, saiba que é totalmente possível, desde que você saiba como usar o SEO a favor do seu negócio digital.

Sendo assim, em resumo, o SEO são estratégias orgânicas, que não envolvem compra de mídia.

Você também vai gostar de saber: “Google Analytics Básico para Produtores e Afiliados”

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Fatores de Ranqueamento no Google

Você já deve saber que além do Google, existem outros mecanismos de busca, como o Yahoo e o Bing, por exemplo. No entanto, quando falamos em motores de busca, o Google saí na frente, abocanhando mais de 95% de todas as pesquisas digitais do mundo.

Nesse sentido, acredita-se que existam mais de 200 fatores de ranqueamento que influenciam nos algoritmos do Google.

Daí, a tamanha importância em tentar ser o mais assertivo possível, no que se refere a combinações de todos esses fatores. Afinal, se tornar membro da seleta “primeira página do Google” é o sonho de muita gente, não é mesmo?

Mas, em linhas gerais o próprio Google, nos dá dicas do que trabalhar para melhorar nosso posicionamento dentro do buscador.

Principais fatores de ranqueamento do Google:

Regras SEO Google: Guia para Alcançar o Topo

E se você está lendo esse conteúdo é porque está querendo conhecer um pouco mais sobre as Regras SEO Google, e por isso, vou te apresentar os princípios básicos de uma boa estratégia orgânica.

Definição de objetivos

Antes de tudo, defina um objetivo. O que você deseja conseguir com o tráfego orgânico? A partir dessa definição, será mais fácil traçar um caminho a seguir.

Exemplos de objetivos:

Definição de Persona

Ter em mente sua Persona (personagem fictício que representa seu cliente em potencial) é um passo importante na estratégia de SEO, afinal, você precisa produzir um conteúdo que seja essencial para sua audiência.

Se você não sabe como criar uma persona, leia esse artigo que ensina como criar persona sem ter clientes.

Mas, em suma, você pode adicionar um formulário com perguntas básicas sobre comportamento e interesses, a fim de coletar informações para construir uma persona que garanta lucratividade para o seu negócio.

Ferramentas básicas de SEO

Depois de ter um bom objetivo e uma persona condizente com o que você deseja alcançar com seu negócio na internet, é hora de começar a usar as ferramentas de SEO.

Vou deixar aqui as principais ferramentas que te ajudarão a seguir corretamente as Regras SEO Google:

Google Analytics

Através do Google Analytics você conseguirá analisar os dados do seu negócio, a fim de melhorar suas campanhas para melhorar suas conversões.

Google Search Console

Com o Google Search Console você poderá analisar relatórios e melhorar a relação entre os robôs do Google com suas páginas, visto que, a ferramenta oferece suporte para solucionar problemas de indexação (corresponde a visibilidade de suas páginas no Google).

Ubersuggest

Todo negócio trabalhado no SEO precisa se aprofundar na pesquisa de palavras-chave (termos específicos que levam os usuários da internet para as páginas no seu site ou blog).

Nesse caso, a ferramenta ubersuggest é perfeita para auxiliar na busca por palavras-chave que melhorar o ranqueamento de suas páginas.

Trabalhando as Regras SEO Google no seu site

Agora vamos abordar rapidamente como funciona o SEO on page de uma página que foca nas Regras SEO Google:

Conteúdo

O conteúdo precisa ser focado nas dores e na realidade de sua Persona. Portanto, não tente enganar o Google, pois ele sabe fazer a leitura de suas páginas, a fim de encontrar “erros e trapaças”.

Se o seu site é sobre emagrecimento, publique conteúdo relacionado ao público que busca por temas e interesses afins.

Nada de publicar notícias recentes em um blog voltado para um tema diferente do que está sendo dito. O Google vai te penalizar por esse tipo de atitude.

O conteúdo é a chave do sucesso. Por isso, produza um conteúdo que eduque, ensine e tenha valor para os usuários que confiam em você.

Periodicidade é fundamental nas Regras SEO Google

Publicar um conteúdo hoje e outro só mês que vem, não vai surtir o efeito desejado. O Google gosta de quem está comprometido com sua audiência, e essa falta de comprometimento, gera um efeito negativo no SEO do seu site ou blog.

Mantenha uma periodicidade nas publicações. Dessa forma, o Google irá indicar suas páginas para novos usuários, fazendo com que a autoridade do seu site, seja fortemente aumentada.

Escaneabilidade faz parte das Regras SEO Google

Escaneabilidade diz respeito a leitura dinâmica de um texto. Nesse sentido, procure usar recursos que facilite a leitura do usuário dentro de seu site ou blog.

Exemplo: Escreva com parágrafos curtos, use listas, subtítulos, palavras-chave em negrito etc.

Title tag

A Tag Title é essencial para os robôs do Google, visto que, elas são o título da página que aparece nos links e no navegador.

Lembre-se que o título é o primeiro contato do leitor com o seu texto, por isso, otimize o título e faça com que ele seja atraente. Isto é, que ele seja irresistível.

Meta description

meta description é aquela descrição do conteúdo que aparece nos resultados do Google.

Nela você precisa resumir o seu artigo em poucas palavras, a fim de chamar a atenção do usuário para o conteúdo do texto.

Inclua a palavra-chave na meta description e faça uma chamada para ação, a fim de atrair cliques para suas páginas.

URLs para SEO

Assim como o Title Tag suas URLs precisam estar otimizadas, pois, o Google fará a leitura de suas páginas através delas.

É importante que suas URLs usem palavras que representem o tema do artigo ou da página. Ademais, que ela seja o mais compreensível possível.

Imagens otimizadas

No caso das imagens que serão publicadas junto com seus textos, foque na otimização de cada uma delas.

Isso pode ser feito através da inserção de textos alternativos (tag alt), onde o uso de palavras-chave potencializa o alcance de suas publicações.

Links internos estão dentro das Regras SEO Google

Ao inserir links internos em suas páginas, você fortalece o SEO do seu blog ou site.

Os links internos são aqueles que direcionam o usuário para outras páginas interessantes que estão presentes em seu negócio.

Por exemplo, se você está falando sobre emagrecimento saudável em um determinado artigo, pode inserir um link interno para um outro conteúdo do seu blog, sobre perder peso com saúde.

O Google adora sites e blogs que trabalham o link interno, pois entende que há uma hierarquia entre as páginas, o que por sua vez, facilita a leitura dos robôs.

Agora que você já sabe muita coisa sobre as Regras SEO Google, dá uma passadinha no meu Canal do Youtube para assistir aulas gratuitas sobre Empreendedorismo Digital.

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