Revelação 2020: Como e Quanto o Youtube Paga?

Vídeo Marketing

Revelação 2020: Como e Quanto o Youtube Paga?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em junho 10, 2020
JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Entenda como e quanto o Youtube paga para os criadores de conteúdo. Além disso, descubra se é possível viver dessa profissão no Brasil.

Muita gente sonha em ganhar dinheiro fazendo o que ama. E nesse sentido, está cada vez mais comum encontrar pessoas se aventurando em plataformas de vídeos.

Obviamente, que o Youtube é a preferida dos criadores de conteúdo. Mas plataformas como Vimeo e DailyMotion, também possibilitam aos usuários a chance de criar e “upar” seus conteúdos em vídeos.

Todavia, hoje vamos falar sobre como e quanto o Youtube paga para àqueles que se dedicam a trabalharem dentro da plataforma de vídeo mais popular do mundo.

Você também vai gostar de saber: “Como Criar um Canal no Youtube e Vender Mais”

marketing com bruno marinho

Como Funcionam as Visualizações do Youtube?

Antes de tudo, precisamos entender como funciona o método de visualizações do Youtube.

A saber que as visualizações são uma das principais maneiras usadas pelo sistema de monetização do Youtube para pagar os criadores de conteúdo, vale dizer que além delas, existem outros critérios de avaliação para que o pagamento ocorra.

Nesse sentido, não existe um critério sobre a contagem de visualização de cada vídeo. Isto é, o Youtube contabiliza a visualização de um vídeo, assim que ele é aberto pelo visitante.

Portanto, não existe um tempo mínimo para que um usuário fique vendo seu vídeo. Contudo, o fato dele parar de assistir um vídeo antes do término, pode impactar o alcance do seu canal. Visto que, existe um índice de retenção que avalia a relevância de seus vídeos.

Em suma, o alcance não é medido apenas com base na retenção, porém, ele “guia” o algoritmo do Youtube para dizer se o conteúdo produzido é realmente relevante para a audiência.

Por isso, se a retenção for muito baixa, a plataforma irá entender que o vídeo não é “bom o bastante” e dessa forma, seu vídeo será exibido com menos frequência.

Como aumentar as visualizações de um vídeo?

Para falar a verdade não existe um guia sobre isso. O que realmente irá aumentar as visitas de seus vídeos é o conteúdo que você produza e a maneira como você produz.

Os algoritmos do Youtube, assim como os do Google, mudam o tempo todo e por isso, fica difícil agradar a plataforma. Portanto, você pode usar os seguintes artifícios para chamar a atenção dos usuários:

  • Criar vídeos de até 10 minutos (isso garante que os usuários permaneçam até o final do vídeo);
  • Usar uma capa atraente e com letras grandes;
  • Preencher as Tags do vídeo com palavras-chave relacionadas ao assunto do vídeo;
  • Usar a descrição do vídeo para inserir informações relevantes sobre ele;
  • Divulgar o vídeo em diversos canais de comunicação, sobretudo, nas redes sociais.

Leia também: “Como ser um Youtuber Profissional?”

Como e Quanto o Youtube Paga?

Em 2018 o Youtube alterou as regras de monetização e passou a exigir alguns pré-requisitos para monetizar os vídeos dos canais.

Portanto, para que o seu canal consiga exibir anúncios (receitas de anúncios) que possam ser convertidos em dinheiro para você, é preciso ter:

  • Mais de 18 anos;
  • Pelo menos 1 mil inscritos no canal;
  • Mais de 4 mil horas de conteúdo assistido no último ano;
  • Uma conta de gerenciamento de pagamentos no Google Ads.

Então, antes de ansiar pela monetização, trabalhe duro para conseguir cumprir essas exigências da plataforma.

Outra mudança que veio para “complicar” um pouco mais a vida dos criadores de conteúdo no Youtube é que, caso os vídeos sejam direcionados para o público infantil, eles não poderão ser monetizados.

Essa alteração, ainda que tenha causado um pouco de estresse em algumas pessoas, no geral, foi positiva, para evitar problemas relacionados ao abuso e a exploração infantil.

Sobre o pagamento…

O pagamento no YouTube é feito em dólares, sendo baseado na regra do custo por mil (CPM). Isto é, a cada 1000 visualizações, o criador de conteúdo que tem seu canal monetizado pode ganhar entre 0,25 e 4,50 dólares.

Mas, vale dizer que isso é apenas uma estimativa, pois o algoritmo do Youtube é secreto, o que por sua vez, não nos permite identificar com exatidão os valores que são pagos.

Todavia, seguindo a lógica de pagamento por visualização, podemos chegar aos seguintes valores:

  • Um canal que tenha em entre 16 mil a 1,4 milhões de inscritos, pode ganhar entre 2 a 34 dólares a cada Mil Visualizações;
  • Dependendo do conteúdo criado, 100 mil visualizações podem variar entre 500 a 2,5 mil dólares;
  • 1 milhão de visualizações pode variar entre 2 a 4 mil dólares.

Perceba que existem variações, que eventualmente, acontecem tanto pelo tamanho do canal, quanto pelo teor de cada vídeo.

Como ganhar dinheiro no YouTube?

Acontece, que não existe apenas uma maneira de ganhar dinheiro no Youtube. De acordo com a própria plataforma, existem os seguintes métodos para monetizar seu canal no Youtube:

  • Receita de publicidade: receba dinheiro pela veiculação de anúncios gráficos, de sobreposição e em vídeo.
  • Clubes dos canais: os membros do seu canal fazem pagamentos mensais em troca de benefícios especiais oferecidos por você.
  • Estante de produtos do canalos fãs podem procurar e comprar as mercadorias oficiais da sua marca divulgadas nas suas páginas de exibição.

Diante disso, existem requisitos mínimos de qualificação para ativar os recursos de monetização. São eles (imagem Suporte Google):

marketing com bruno marinho

A saber quanto o Youtube Paga será possível viver disso no Brasil?

De acordo com um estudo publicado pela Universidade de Ciências Aplicadas de Offenburg, na Alemanha, 90% das visualizações de vídeos no YouTube ficam concentradas em apenas3% dos canais.

Portanto, isso significa que canais pequenos não conseguem gerar grandes receitas.

Para se ter uma ideia, a pesquisa fez uma estimativa e revela que canais que possuem cerca de 1,4 milhão de views mensais ganham menos que 17 mil dólares por ano.

Mas, a boa notícia é que muita gente consegue se virar dentro da plataforma, fazendo parcerias com grandes marcas. Além disso, muitos dos youtubers brasileiros integram suas redes sociais ao canal no Youtube, e dessa forma, conseguem gerar renda pelas mídias sociais (um método de aumentar a renda mensal).

Agora que você já sabe como a plataforma funciona, aproveite para se Inscrever no Meu Canal do Youtube. Por lá, dou dicas e aulas completas sobre Marketing Digital e Empreendedorismo.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.