A estratégia de Tráfego Pago é aquela em que empresas e empreendedores digitais utilizam para fazer anúncios de produtos e serviços. Descubra quais são os melhores sites para anunciar e vender mais!
Sabemos que começar um negócio do zero não é nada fácil.
Afinal, as pessoas ainda não conhecem o potencial do seu produto ou serviço e, por isso, dificilmente vão topar comprar de você logo de cara.
Mas, existe um jeito prático de atrair olhares e conseguir aumentar as vendas rapidamente: através do Tráfego Pago.
Salve para ler depois: “Anúncio Publicitário: O que é e Como Fazer em 2021“
O que é o Tráfego Pago?
Em resumo, o “tráfego” se refere ao volume de acessos que um site ou uma página de vendas recebe, eventualmente.
No entanto, o “tráfego pago” representa o volume de acesso que um site ou uma página de vendas recebe POR IMPULSO de um anúncio pago.
Em outras palavras, podemos resumir o tráfego de páginas na internet em dois:
- Orgânico – Quando as pessoas acessam suas páginas através de seu conteúdo no Google, por exemplo. Sem que você pague algo por isso.
- Pago – Quando os usuários clicam em anúncios que você criou para incentivar que as pessoas descubram seu conteúdo e assim, clique neles.
Portanto, o tráfego orgânico é aquele em que suas páginas recebem cliques sem que haja a necessidade de impulsioná-los através de publicidade.
Enquanto no tráfego pago, é preciso pagar um determinado valor em dinheiro para que suas páginas se tornem uma opção de acesso para as pessoas.
Tanto que, sempre que alguém faz um anúncio no Google, por exemplo, o anúncio com o link para a página de acesso aparece antes das opções de tráfego orgânico. Visto que, alguém está pagando por aquela posição e assim, está aumentando suas chances de visibilidade.
Vale a Pena usar o Tráfego Pago?
Isso depende muito do seu objetivo.
Se você deseja construir uma autoridade na internet, o ideal é que se crie um bom conteúdo na rede. Isto é, um conteúdo de qualidade, que por sua vez, entregue valor para seus clientes e seguidores.
Você pode criar conteúdo de valor por meio de um blog, redes sociais, Youtube etc.
Agora, se você quer aumentar suas vendas rapidamente, o tráfego pago é a melhor opção. Pois, sempre que alguém estiver procurando por um produto ou serviço específico, encontrará o seu anúncio e, se ele for bom, é bem provável que recebe cliques e conversão.
Obviamente que, além do anúncio ser bom, o produto ou serviço também precisa valer a pena. E isso engloba diversos fatores, tais como:
- Qualidade
- Prazo de entrega
- Preço
- Utilidade
- Facilidade de uso
- Etc
Portanto, antes de sair por aí criando anúncios e investindo todo seu dinheiro em tráfego pago, avalie se o que você vende tem potencial de compra ou não.
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Como Funciona o Tráfego Pago?
Em síntese, o tráfego pago é dividido em dois tipos de anúncios:
- CPC (Custo por Clique)
- CPM (Custo por Mil Impressões)
No primeiro deles, você paga a cada clique que recebe. Ainda que não pareça ser viável, esse é o formato mais utilizado e dá muito certo!
Já na segunda opção, você paga a cada mil impressões. Ou seja, a cada mil vezes que o seu anúncio for exibido.
Ambos podem funcionar para o seu negócio, mas isso vai depender de como você lida com a sua estrutura digital e qual o objetivo de usar o tráfego pago em sua estratégia de marketing digital.
Nesse sentido, recomendo meu artigo sobre as Métricas no Marketing Digital. Vale a pena conferir!
Sites para Anunciar na Internet usando o Tráfego Pago
Agora vamos conhecer as principais plataformas para anunciar na internet com o Tráfego Pago:
Google Ads
O primeiro deles é o mais famoso e o mais utilizado em todo o mundo, o Google Ads.
A plataforma de anúncios do Google faz muita gente ganhar dinheiro, sobretudo, afiliados e jovens empreendedores.
Isso porque, por meio dela é possível criar anúncios impactantes com poucos clientes. Sem contar que, o Google é o buscador mais usado pelos usuários, o que por sua vez, garante aos anunciantes uma visibilidade maior de seus anúncios.
Sempre que você cria um anúncio no Google Ads, consegue segmentá-lo, a fim de melhorar o alcance e o engajamento com seu público-alvo.
Dentre algumas das ferramentas que auxiliam os anunciantes na hora de criar o anúncio, estão:
- Definição de palavras-chave;
- Descrição de produto ou serviço;
- Inserção para a página de vendas ou outra CTA;
- Diferentes formatos de anúncios, podendo incluir imagens além de textos;
- Entre outros.
Facebook Ads
Aqui no blog já falamos da importância do Facebook Ads para quem deseja vender produtos físicos ou digitais.
Isso porque, nele você consegue criar anúncios para aparecer na timeline dos usuários sempre que estiverem navegando na plataforma.
Portanto, basta segmentar o público e definir onde deseja que seus anúncios apareçam.
Todo o processo de criação de anúncios é bem simples e você pode aprender um pouco mais sobre o assunto, clicando aqui.
Instagram Ads
Podemos dizer que o Instagram Ads trabalha em parceira com o Facebook Ads. Afinal, ambos são “filhos” do mesmo pai e, por isso, andam de mãos dadas no que se refere a estratégia.
É possível criar um anúncio nas duas plataformas ao mesmo tempo, para isso, basta usar o gerenciador de anúncios do Facebook.
Youtube Ads
E assim como o Instagram está para o Facebook, o Youtube Ads está para o Google Ads.
Dentro do painel do Google Ads é possível criar anúncios no Youtube.
Para tal, basta selecionar a opção de anúncio em vídeo para garantir que seus vídeos aparecerão “no topo” do Youtube sempre que alguém procurar por sua palavra-chave.
Para quem trabalha com vídeos no Youtube, pode gerar tráfego pago através do YouTube Ads.
O YouTube Ads também é uma plataforma de anúncios do Google.
Com conteúdo em formato de vídeo, você pode trabalhar tráfego pago tanto exibindo um anúncio, quanto divulgando o seu produto durante o vídeo.
O conteúdo em vídeo é mais fácil de ser consumido e, cada vez mais popular, os vídeos te ajudarão a gerar mais tráfego, principalmente, se você utilizar tráfego pago.
Se você ainda não usa os vídeos como estratégia de Marketing, veja aqui como começar a gravar vídeos caseiros, neste tutorial completo.
Linkedin Ads
Por fim, temos o LinkedIn Ads que oferece ao usuário a possibilidade de anunciar sua empresa ou serviço dentro da plataforma.
Dentro dele você pode anunciar seus serviços para outras empresas. Por isso, ele é mais recomendado para quem trabalha com a venda de serviços e não produtos.
De qualquer forma, saiba que a plataforma oferece a opção de segmentação, assim como as citadas anteriormente.
Em suma, esses são os principais sites para anunciar na internet. Qual deles você acha que vale mais a pena? Deixe seu comentário, pois sua opinião é muito importante para mim!
Um abraço e até a próxima!