O mundo mudou muito nos últimos 30 anos e o modelo tradicional do capitalismo do século 20, já não funciona mais. Basta ver a crise financeira mundial de 2008, a famosa crise hipotecária, que começou nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo todo, demonstrando que o sistema capitalista como conhecemos se mostra bastante desgastado.

Outro exemplo mais recente, é a saída do Reino Unido da União Europeia, buscando uma solução individual, para um problema que afeta a todos os países.

 

Inovação é a chave de tudo

Por isso, para ter mais estabilidade financeira atualmente, é preciso inovar, é necessário tomar atitudes que ninguém tenha e assim, alcançar o sucesso, mesmo que você tenha que ouvir muitas críticas por conta disso. Afinal, você quer chorar sobre a crise que o Brasil atravessa, ou fazer algo para mudar essa situação.

o_negocio_do_seculo_xxi

Por isso, aproveite esse tempo de crise que o Brasil enfrenta, para mudar algumas concepções da sua vida, arrisque-se, crie, ouse. Em uma economia cada vez mais colaborativa, basta vez exemplos de empreendimentos compartilhados, como o Uber e o Airbn, acreditar no marketing de rede, que é hoje umas das principais formas de ganhar dinheiro, pode ser uma ótima saída.

 

Porque o marketing de rede é importante

Grandes empresas já utilizam o marketing de rede para maximizar os seus lucros e obter impacto junto aos seus clientes. Por conta disso, é imprescindível abrir a mente e entender um pouco mais sobre esse conceito econômico, que não é um simples sistema de “pirâmide”, como algumas pessoas mal informadas podem propagar.

Para ajudar você nessa tarefa, vamos falar um pouco do excelente livro “Pai rico, Pai pobre”, de Robert Kiyosaki e Sharon Lechter, que apesar de ser de 1997, continua ainda bastante atual e suas lições podem ajudar você a ter uma vida financeira mais equilibrada, usando o marketing de rede para isso.

Nessa obra, vai se falar bastante sobre liberdade financeira e formas de se investir o seu dinheiro, colocando o marketing de rede como uma boa opção para fazer sua renda aumentar exponencialmente.

Veja agora algumas dicas desses autores para conseguir ter uma vida financeira mais tranquila, e conseguir fazer, como diz o próprio Robert no livro, “aprender como o dinheiro pode trabalhar para você”, algo essencial nesses tempos difíceis que o Brasil atravessa.

 

História de vida com um pouco de fantasia e autoajuda

O livro começa de uma forma bastante interessante, já chamando o leitor para a conversa e fazendo com que ele reflita, para questões mais profundas. Com uma simples pergunta: “A educação que recebemos prepara a gente para a vida”?

Essa é uma questão fundamental do livro, como a educação formal, ensinada pelo pai biológico do Robert, PHD e professor de uma conceituada Faculdade, não o ajudou a conquistar uma independência financeira para a família.

Esse seria o pai pobre do título, que mesmo ganhando um ótimo salário não soube usar corretamente o dinheiro adquirido e quando morreu, deixou a família cheia de dívida.

Enquanto isso, o papel de pai rico, seria a de um homem, o qual, não chegou nem a completar o ensino superior. Esse pai virou o homem mais rico do Havaí e deixou uma grande riqueza para sua família e para diversas instituições de caridade.

Isso quebra um primeiro paradigma muito comum que se tem em uma análise financeira malfeita, que relaciona a quantidade de dinheiro ganho, com uma maior qualidade de vida, pois, se esse dinheiro não for bem investido e administrado, ele não vai gerar riquezas e nem ativos. Não importa o quanto ganhamos, o importante mesmo é o quanto guardamos de dinheiro, essa é uma lição importante ensinada no livro do Robert.

 

Como estar preparado para se ter uma vida financeira de sucesso

Isso é o mais interessante, o quanto a gestão financeira tradicional não é ensinada nas escolas e nas faculdades. Por isso, muita gente tem sérias dificuldades em lidar com dinheiro. Esse é o grande mote do livro, como fazer o dinheiro trabalhar para você e não você trabalhar para o dinheiro.

Assim, nos 10 capítulos que compõem o livro, Robert vai nos mostrando por meio das suas próprias experiências pessoais e das decisões que ele tomou como ele conseguiu chegar onde chegou ficando bilionário e uns dos homens mais ricos de todo o Havaí.

Assim, ele também instrui como você pode fazer isso, ensinando muito mais de gestão financeira, do que o tripé conhecido por todos, como receber, poupar e gastar.

Nesse caso, o marketing de rede pode ser um instrumento poderoso, já que faz com que o dinheiro circule e seus ativos sempre rendam, o que é um princípio básico para ganhar dinheiro, quanto mais você circular os seus ativos em atividades propícias para isso, melhor vai ser para suas finanças.

Outro ponto fundamental do livro é saber investir no negócio certo. Isso é essencial para incrementar suas finanças e é isso que o Robert nos mostra ao longo de seis lições, passadas em dez capítulos.

 

Conceito básico, ativos e passivos

Logo no primeiro capítulo do livro, Robert nos ensina uma lição básica de economia, que é dividir nossas atividades em dois grupos, ativos e passivos. Na realidade, ativo é tudo aquilo que gera fluxo de renda para o seu orçamento mensal e passivo seria todas as suas atividades que retiram dinheiro do seu orçamento.

Nesse conceito fundamental da economia, um carro e uma casa jamais poderia ser considerado investimentos, já que esses itens apenas retiram dinheiro do nosso orçamento e nos causam gastos, com impostos, manutenção e outros custos que esses itens nos trazem.

Por conta disso, no momento de decidir realizar um investimento, é fundamental pensar no que se pode ganhar com ele e qual vai ser o custo que ele vai nos acarretar. Dessa maneira, conseguimos calcular melhor nossa finança e acabamos escolhendo o momento adequado de se investir em algo, como o marketing de rede.

 

A comparação com a corrida de ratos

Um aspecto bem interessante do livro “Pai rico pai pobre” é que Robert sempre nos dá lições prática de como aplicamos mau nosso dinheiro e demostra que os que nossos problemas financeiros, muitas vezes, não são causados por falta de capital e sim pela maneira como gastamos o que ganhamos. Ele chama isso de “corrida de ratos”, em que se trabalha cada vez mais para pagar dívidas e remunerar o governo através de impostos.

Por exemplo, trabalhamos para comprar uma casa, um carro, roupas e outros objetos de valor. Quando temos um filho, procuramos uma casa ou apartamento ainda maior.

Depois, queremos uma casa na praia, para que tenhamos um lugar no qual descansar e com isso, vivemos endividados e sempre temos que trabalhar mais, para conseguir quitar essas dívidas. Assim, entramos em uma espiral de gastos cada vez maiores, sem nos darmos conta disso e nunca sobra dinheiro ao final do mês.

 

Investir em marketing de rede é uma forma de ganhar dinheiro

Quando adquirimos uma casa, o primeiro pensamento que vem é que isso é um investimento e, portanto, um ativo para a minha receita mensal, quando, na realidade, uma casa gera custos e no final das contas, acaba sendo um passivo para o seu planejamento financeiro e acaba te prejudicando.

Por isso, que entra mais uma vez a solução para o marketing de rede, se ao invés de investir em uma casa ou um carro, se destinasse esse dinheiro a um produto ou serviço, o qual, pudesse ser vendido para milhares de pessoas, junto com um ótimo trabalho e as técnicas adequadas para que esse negócio de expandisse, poderia ser uma escolha mais acertada e melhor para a sua gestão financeira.

Assim, trabalhar para si próprio e ter um empreendimento único, atraindo pessoas que agreguem valor ao seu produto ou serviço, pode ser algo fundamental para ter uma condição financeira mais adequada, por isso, que ser o seu próprio patrão, é uns dos conselhos dados por Robert em seu livro.

 

Sempre estudar e aprender

Outra dica nesse mesmo sentido, é que independente da área profissional que se escolha na vida, o mais importante é sempre continuar estudando e aprendendo. Isso vale ainda mais para o marketing de rede, já que, para conseguir ter um negócio sólido nesse campo da economia, é preciso aprender as técnicas mais elaboradas de marketing, de vendas, de angariar clientes e de apresentações.

Com isso, a venda do seu produto ou serviço tende a crescer bastante, Robert nos diz, em seu livro, que ser diferente, fazer diferente, é fundamental para quem um negócio dê certo, não tentar copiar o que já existe.

Invente, crie, mesmo que algo não aconteça da forma como você imagina, esse é um primeiro passo fundamental para que o seu empreendimento voltado ao marketing de rede tenha o retorno que você espera.

Assim, nunca devemos trabalhar pensando em um salário melhor ou ainda um emprego estável, devemos trabalhar para nos tornamos melhores profissionais, isso vai nos levar a ter melhores salários e empregos mais estáveis e não ao contrário.

 

Beneficie-se das oportunidades geradas pela vida

Assim, aproveitar todas as oportunidades que a vida apresenta pode ser fundamental para que o seu negócio cresça, pois, todo aprendizado pode ser usado em momentos de dificuldade e todo trabalho realizado nos acrescenta algo, mesmo que não seja no aspecto financeiro.

Algumas habilidades são básicas para qualquer tipo de negócio que se tenha na vida, como vendas e entendimento de uma organização, um profissional que saiba vender e tenha um ótimo controle de gestão, vai ser um ótimo trabalhador, independente da área em que ele atue.

Isso se torna ainda mais fundamental no marketing de rede, já que para conseguir montar o seu negócio, pelo menos no início, é necessário ter um ótimo controle de gestão, para que o seu empreendimento não quebre antes ainda de começar a dar dinheiro e claro, saber vender.

Por isso a leitura do livro “Pai rico pai pobre”, acaba sendo de extrema importância, já que nele, Robert vai nos dar dicas de como podemos fazer para nos tornamos mais eficientes nessas duas áreas citadas.

Nesse sentido, ter uma instrução financeira logo no início das nossas vidas, pode ser fundamental para termos sucesso em nossos empreendimentos e claro, para que conseguimos fazer um negócio de marketing de rede prosperar, já que esse modelo econômico exige uma grande capacidade de gestão e de gerar ativos, antes de tudo, o que é ensinado logo nos primeiros capítulos de “Pai rico pai pobre”, já falado nesse artigo, o conceito de ativo x passivo, de como fazer com que o dinheiro trabalhe para a gente e não a gente trabalhe para o dinheiro.

Em um certo ponto do livro, Robert fala algo bem legal e que nos faz pensar, que o ativo mais importante que temos, é a nossa mente, assim, o que se precisa para se ganhar dinheiro atualmente, é ter uma excelente ideia e saber como aplicara-la corretamente.

Por isso que devemos sempre trabalhar em busca do conhecimento, assim, quando pintar uma ideia na nossa cabeça, saberemos a melhor maneira de utilizá-la, para ganhar mais dinheiro com uma boa estratégia do Marketing de rede.

 

Como superar os obstáculos

Já no final do livro, nos últimos dois capítulos, Robert nos mostra o que fazer para superarmos todos os obstáculos que a vida apresenta, para termos um maior sucesso financeiro, ele cita cinco razões, pelas quais, as pessoas não conseguem ser livres, que são medo, ceticismo, preguiça, maus hábitos e arrogância.

Superar essas barreiras e ter o próprio controle da sua vida, é fundamental para aplicar as lições que o Robert ensina no livro, por isso, que devemos sempre confiar em nossos pensamentos e termos um objetivo claro a ser alcançado, dessa maneira, esses obstáculos surgidos no caminho, se tornarão incentivos para conseguirmos chegar onde queremos.

Essa acaba sendo uma ótima leitura, para quem quer começar a mexer com marketing de rede e ainda quer ter uma vida financeira mais estável, recomendo-a fortemente.

 

Gostou do Artigo?
Então deixe seu comentário abaixo!

2 thoughts on “Como Cuidar Melhor do seu Dinheiro: Review do Livro Pai Rico, Pai Pobre

  • Roberto Vanhoni

    Hoje em dia tem que pensar onde, e em que investir, para não perder dinheiro, tem que analisar o mercado e as chances e previsões do investimento valer.

    Responder
  • Ellen MMN

    Depois que li esse livro minha vida virou uma bagunça rsrs
    Excelente artigo!

    Responder

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *