Marketing com Bruno Marinho

Como vender no Mercado Livre como Afiliado

Muitas pessoas querem saber como vender no Mercado Livre sendo Afiliado. Será que é possível? O que é preciso para realizar vendas dentro desse Marketplace? 

Antes de mais nada, precisamos abordar algo importante sobre o tema.

Você pode até ouvir por aí que, muita gente vende no Mercado Livre como afiliado, no entanto, o que pouca gente sabe, é que existe uma aba com Termos e Condições gerais de uso do site. 

Através desse termo, você consegue acessar as políticas do site, onde existem algumas objeções quanto a inserção de links externos para vendas.

Portanto, ATENÇÃO: nesse artigo, você vai aprender como vender produtos físicos no Mercado Livre. Dessa forma, independentemente de você ser um afiliado ou não, conseguirá extrair o máximo possível do que a plataforma têm a oferecer! Leia o conteúdo até o fim para extrair dicas importantíssimas sobre a plataforma!

Como funciona o Mercado Livre?

Se você chegou até aqui, é porque já sabe que o Mercado Livre é uma das maiores plataformas de compra e venda do Brasil. Afinal, por meio dela é possível promover negócios de diferentes segmentos.

Em função disso, resolvemos te dizer exatamente o que é necessário para começar a lucrar dentro desse imenso Marketplace. 

Da mesma forma como um e-commerce ou uma loja virtual, a plataforma dispõe de recursos de vendas. A fim de facilitar a divulgação de produtos, melhorando os resultados dos vendedores.

A grande diferença do Mercado Livre está na facilidade em cadastrar produtos. Pois isso pode ser feito, sem que o usuários precise ter sua própria loja virtual. Ou seja, é possível inserir diversos anúncios, sem gastar nenhum centavo.

Contudo, obviamente, a plataforma também precisa lucrar! Por isso, existem algumas opções pagas, como por exemplo, a opção de ‘destacar um anúncio’. A partir dessa ação, você potencializa a visibilidade do seu anúncio, aumentando as chances de vendas!

marketing com bruno marinho

Como vender no Mercado Livre como Afiliado

Sabendo que, se você trabalha com produtos físicos pode vender no Mercado Livre, então precisa de uma boa estratégia para divulgar o seu negócio.

Sendo assim, selecionei alguns pontos relevantes para potencializar suas chances de faturar mais através do Mercado Livre. Confira:

#1 – Crie boas imagens de divulgação

Nesse sentido, é preciso ter boas imagens para divulgar seus produtos dentro do Mercado Livre, do contrário, provavelmente seu anúncio passará despercebido pela multidão.

Por isso, garanta que seus anúncios terão o destaque que merecem!

Produza imagens exclusivas, por meio da criação de boas histórias. Ou seja, se você vende suplementos alimentares, crie imagens com pessoas saudáveis e em boa forma, ingerindo seus suplementos.

Você pode criar suas imagens através do Canva, um dos melhores aplicativos de imagens que existem!

#2 – Otimize os títulos de seus anúncios

Evite o famoso ‘textão’, sobretudo, em seus títulos.

Crie títulos impactantes e que vão direto ao assunto!

O ideal é deixar o seu título o mais persuasivo possível, para acertar na escolha do título, leia nosso artigo sobre “Gatilhos Mentais: Como usar no Marketing de Afiliados”.

#3 – Detalhe a descrição dos produtos

Assim que o usuário encontrar seu anúncio, ele irá recorrer ao texto da descrição.

Esclareça dúvidas, antecipe objeções e seja claro(a) e objetivo(a).

Dê a devida atenção às descrições dos produtos, pois as informações precisam estar completas, sem mentiras ou falsas promessas. Do contrário, isso pode comprometer sua credibilidade dentro da plataforma.

Deixe claro que o link de compra do produto (seu link de afiliado) será enviado por mensagem, assim que o cliente efetuar a compra.

#4 – Análise a Concorrência

Dentro da plataforma você consegue pesquisar sobre os produtos da concorrência.

Essa análise é fundamental para te ajudar a precificar seus itens. Além disso, você conseguirá ler os comentários a respeito do atendimento e da qualidade do produto fornecido pelo concorrente.

#5 – Preste um bom Atendimento ao Cliente

Ainda que os usuários não comprem de você, as perguntas que você recebe ficam visíveis para todos. Portanto, é necessário oferecer um bom atendimento a todos os consumidores da plataforma.

Responda as dúvidas com atenção e educação. Isso aumenta a confiança dos demais usuários, o que por consequência, eleva sua credibilidade dentro do Mercado Livre.

#6 – Cuidado com as Violações

Novamente devemos salientar a importância de estar atento às políticas de uso da plataforma, visto que, qualquer violação pode levar ao bloqueio permanente da sua conta.

O Mercado Livre possui algumas regras quanto a reputação dos vendedores, são elas:

Todo vendedor precisa se adequar às regras para permanecer no Mercado Livre!

#7  – Impulsione os anúncios

De maneira idêntica ao Marketplace do Facebook, o Mercado Livre também oferece o serviço de impulsionamento dos anúncios.

Através do Mercado Livre Publicidade você consegue destacar seus produtos, a fim de aumentar o engajamento dos anúncios.

Lembrando que para utilizar esse recurso, é necessário pagar um determinado valor para a plataforma.

Passo a Passo para Anunciar no Mercado Livre

Agora que você já conhece as melhores estratégias, vamos ao passo a passo de como vender no Mercado Livre sendo Afiliado, ou não.

Feito isso, é só começar a vender no Mercado Livre como Afiliado (ou não)!

Conclusão

Para vender no Mercado Livre como Afiliado, você precisa trabalhar com produtos físicos, do contrário, pode acabar violando as políticas de uso e ser banido da plataforma.

Além disso, mesmo no caso de produtos físicos, é preciso ter cuidado com relação as entregas dos produtos. Sobretudo, com relação aos dados dos compradores e como eles serão repassados para o fornecedor.

Por isso, a recomendação é que você foque em outras plataformas para trabalhar como Afiliado. Dessa forma, evita problemas relacionados ao envio dos produtos.

Depois que seus anúncios estiverem rodando, lembre-se de que seu desempenho irá depender de diversos fatores, por isso, é importante seguir nossas dicas à risca!

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em seu Facebook e ajude outras pessoas que estão com a mesma dúvida que você!

Aroveite para conhecer nosso Portal Exclusivo para Empreendedores que Desejam Criar, Planejar e Lançar Negócios Online.

Sair da versão mobile