Como vender no Mercado Livre como Afiliado

Marketing de Afiliados

Como vender no Mercado Livre como Afiliado

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em março 16, 2020
JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PESSOAS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Muitas pessoas querem saber como vender no Mercado Livre sendo Afiliado. Será que é possível? O que é preciso para realizar vendas dentro desse Marketplace? 

Antes de mais nada, precisamos abordar algo importante sobre o tema.

Você pode até ouvir por aí que, muita gente vende no Mercado Livre como afiliado, no entanto, o que pouca gente sabe, é que existe uma aba com Termos e Condições gerais de uso do site. 

Através desse termo, você consegue acessar as políticas do site, onde existem algumas objeções quanto a inserção de links externos para vendas.

Portanto, ATENÇÃO: nesse artigo, você vai aprender como vender produtos físicos no Mercado Livre. Dessa forma, independentemente de você ser um afiliado ou não, conseguirá extrair o máximo possível do que a plataforma têm a oferecer! Leia o conteúdo até o fim para extrair dicas importantíssimas sobre a plataforma!

Como funciona o Mercado Livre?

Se você chegou até aqui, é porque já sabe que o Mercado Livre é uma das maiores plataformas de compra e venda do Brasil. Afinal, por meio dela é possível promover negócios de diferentes segmentos.

Em função disso, resolvemos te dizer exatamente o que é necessário para começar a lucrar dentro desse imenso Marketplace. 

Da mesma forma como um e-commerce ou uma loja virtual, a plataforma dispõe de recursos de vendas. A fim de facilitar a divulgação de produtos, melhorando os resultados dos vendedores.

A grande diferença do Mercado Livre está na facilidade em cadastrar produtos. Pois isso pode ser feito, sem que o usuários precise ter sua própria loja virtual. Ou seja, é possível inserir diversos anúncios, sem gastar nenhum centavo.

Contudo, obviamente, a plataforma também precisa lucrar! Por isso, existem algumas opções pagas, como por exemplo, a opção de ‘destacar um anúncio’. A partir dessa ação, você potencializa a visibilidade do seu anúncio, aumentando as chances de vendas!

marketing com bruno marinho

Como vender no Mercado Livre como Afiliado

Sabendo que, se você trabalha com produtos físicos pode vender no Mercado Livre, então precisa de uma boa estratégia para divulgar o seu negócio.

Sendo assim, selecionei alguns pontos relevantes para potencializar suas chances de faturar mais através do Mercado Livre. Confira:

#1 – Crie boas imagens de divulgação

Nesse sentido, é preciso ter boas imagens para divulgar seus produtos dentro do Mercado Livre, do contrário, provavelmente seu anúncio passará despercebido pela multidão.

Por isso, garanta que seus anúncios terão o destaque que merecem!

Produza imagens exclusivas, por meio da criação de boas histórias. Ou seja, se você vende suplementos alimentares, crie imagens com pessoas saudáveis e em boa forma, ingerindo seus suplementos.

Você pode criar suas imagens através do Canva, um dos melhores aplicativos de imagens que existem!

#2 – Otimize os títulos de seus anúncios

Evite o famoso ‘textão’, sobretudo, em seus títulos.

Crie títulos impactantes e que vão direto ao assunto!

O ideal é deixar o seu título o mais persuasivo possível, para acertar na escolha do título, leia nosso artigo sobre “Gatilhos Mentais: Como usar no Marketing de Afiliados”.

#3 – Detalhe a descrição dos produtos

Assim que o usuário encontrar seu anúncio, ele irá recorrer ao texto da descrição.

Esclareça dúvidas, antecipe objeções e seja claro(a) e objetivo(a).

Dê a devida atenção às descrições dos produtos, pois as informações precisam estar completas, sem mentiras ou falsas promessas. Do contrário, isso pode comprometer sua credibilidade dentro da plataforma.

#4 – Análise a Concorrência

Dentro da plataforma você consegue pesquisar sobre os produtos da concorrência.

Essa análise é fundamental para te ajudar a precificar seus itens. Além disso, você conseguirá ler os comentários a respeito do atendimento e da qualidade do produto fornecido pelo concorrente.

#5 – Preste um bom Atendimento ao Cliente

Ainda que os usuários não comprem de você, as perguntas que você recebe ficam visíveis para todos. Portanto, é necessário oferecer um bom atendimento a todos os consumidores da plataforma.

Responda as dúvidas com atenção e educação. Isso aumenta a confiança dos demais usuários, o que por consequência, eleva sua credibilidade dentro do Mercado Livre.

#6 – Cuidado com as Violações

Novamente devemos salientar a importância de estar atento às políticas de uso da plataforma, visto que, qualquer violação pode levar ao bloqueio permanente da sua conta.

O Mercado Livre possui algumas regras quanto a reputação dos vendedores, são elas:

  • Prazo de postagem;
  • Volume de vendas;
  • Controle de reclamações.

Todo vendedor precisa se adequar às regras para permanecer no Mercado Livre!

#7  – Impulsione os anúncios

De maneira idêntica ao Marketplace do Facebook, o Mercado Livre também oferece o serviço de impulsionamento dos anúncios.

Através do Mercado Livre Publicidade você consegue destacar seus produtos, a fim de aumentar o engajamento dos anúncios.

Lembrando que para utilizar esse recurso, é necessário pagar um determinado valor para a plataforma.

marketing com bruno marinho

Passo a Passo para Anunciar no Mercado Livre

Agora que você já conhece as melhores estratégias, vamos ao passo a passo de como vender no Mercado Livre sendo Afiliado, ou não.

  • Crie sua conta no Mercado Livre, clicando aqui;
  • Em segundo lugar, preencha os campos de cadastro, com nome, e-mail, senha etc;
  • Clique em “Criar conta”;
  • Depois escolha se a conta será para empresa ou pessoa física;
  • Siga as instruções que aparecerão na tela;
  • Clique em “Vender”;
  • Defina qual será a Categoria em que seus produtos irão aparecer;
  • Comece a publicar seus anúncios, preenchendo fotos, nome, descrição, preço, forma de entrega, etc;
  • Informe se seu produto é novo ou usado;
  • Defina se você irá utilizar os serviços do Mercado Envios;
  • Clique em “Anunciar grátis”;
  • Clique eu “Cadastrar-me e anunciar” e pronto!

Feito isso, é só começar a vender no Mercado Livre como Afiliado (ou não)!

Conclusão

Para vender no Mercado Livre como Afiliado, você precisa trabalhar com produtos físicos, do contrário, pode acabar violando as políticas de uso e ser banido da plataforma.

Além disso, mesmo no caso de produtos físicos, é preciso ter cuidado com relação as entregas dos produtos. Sobretudo, com relação aos dados dos compradores e como eles serão repassados para o fornecedor.

Por isso, a recomendação é que você foque em outras plataformas para trabalhar como Afiliado. Dessa forma, evita problemas relacionados ao envio dos produtos.

Depois que seus anúncios estiverem rodando, lembre-se de que seu desempenho irá depender de diversos fatores, por isso, é importante seguir nossas dicas à risca!

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em seu Facebook e ajude outras pessoas que estão com a mesma dúvida que você!

Aroveite para conhecer nosso Portal Exclusivo para Empreendedores que Desejam Criar, Planejar e Lançar Negócios Online.

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

16 Replies to “Como vender no Mercado Livre como Afiliado”

Suzane

Não respondeu a pergunta chave. Como vender como afiliado no Mercado Livre? Porque o produto afiliado é de outra pessoa e certo de que s compra tem que ser feita em outro link e não dentro da plataforma do ML. Questão essa que você não explicou.

Prof. Bruno Marinho

Tudo bem Suzane? Obrigado por participar da nossa comunidade.

Logo no início do artigo explico que:

“Você pode até ouvir por aí que, muita gente vende no Mercado Livre como afiliado, no entanto, o que pouca gente sabe, é que existe uma aba com Termos e Condições gerais de uso do site. Através desse termo, você consegue acessar as políticas do site, onde existem algumas objeções quanto a inserção de links externos para vendas. Portanto, nesse artigo, você vai aprender como vender produtos físicos no Mercado Livre. Dessa forma, você sendo, ou não um afiliado, conseguirá extrair o máximo possível do que a plataforma têm a oferecer!”

Portanto, meu objetivo com esse conteúdo é quebrar objeções e tirar dúvidas relacionadas – se pode ou não inserir links de afiliação na plataforma.
Tanto que no decorrer do texto, apresento um passo a passo de como anunciar na plataforma. Sempre deixando claro que não se pode violar as políticas de uso do site.

Muito Obrigado por sua participação, um forte abraço e sucesso!

Daniel

Uma dúvida, teria como eu me afiliar ao mercado livre, tipo em produtos pra mim ganhar comissão e não posta meus produtos lá, ou tenho que postar produtos apenas??

Prof. Bruno Marinho

Oi Daniel tudo bem? Olha, até onde sei, não existe um programa exclusivo de afiliação ao mercado livre. Até vi alguns posts sobre o Mercado Livre afiliados, mas nada muito sólido, portanto cuidado! Existem anúncios dentro da plataforma, que oferecem ao usuário a possibilidade de se afiliar a outras plataformas externas. Mas não sei se é confiável. O mais correto a se fazer, é publicar seus próprios produtos físicos para garantir que tudo fique sob controle, ok? Abraços e muito sucesso em sua jornada!

Ageu menezes bispo

Como vender como afiliado no mercado livre

Prof. Bruno Marinho

Oi Ageu, tudo bem?

Logo no início do artigo explico que:

“Você pode até ouvir por aí que, muita gente vende no Mercado Livre como afiliado, no entanto, o que pouca gente sabe, é que existe uma aba com Termos e Condições gerais de uso do site. Através desse termo, você consegue acessar as políticas do site, onde existem algumas objeções quanto a inserção de links externos para vendas. Portanto, nesse artigo, você vai aprender como vender produtos físicos no Mercado Livre. Dessa forma, você sendo, ou não um afiliado, conseguirá extrair o máximo possível do que a plataforma têm a oferecer!”

Portanto, meu objetivo com esse conteúdo é quebrar objeções e tirar dúvidas relacionadas – se pode ou não inserir links de afiliação na plataforma.
Tanto que no decorrer do texto, apresento um passo a passo de como anunciar na plataforma. Sempre deixando claro que não se pode violar as políticas de uso do site.

Muito Obrigado por sua participação, um forte abraço e sucesso!

Fernando

Bruno, tudo bem?
Sinto que vocÊ sabe que não respondeu a pergunta. As pessoas vêm até aqui porque acham que, assim como Lomadee, Amazon Associados, Rakuten, poderão usar o ML para divulgar produtos em seus blogs, perfis do instagram, etc.

Sua resposta à Suzane é evasiva.

Não, não é possível usar o Mercado Livre como afiliado assim como você está acostumado com outras plataformas. Espero que essa resposta não seja apagada.

Prof. Bruno Marinho

Oi Fernando tudo bem?
Obrigada por seu comentário.

O que gostaríamos de explicar quanto ao texto em questão, é que desde o início, explicamos que o ML possui uma política sobre esse tipo de transação dentro da plataforma. E em nenhum momento, escondemos essa realidade do leitor.

E também, já no primeiro paragrafo, explicamos que vamos ensinar como vender no ML produtos físicos.
Sendo que, muitos afiliados utilizam dessa prática.

Portanto, o artigo está condizente com o que é informado logo no início do conteúdo.
Mas infelizmente, muitos não se atentam ao que está escrito em todo o conteúdo (o que é bem importante) 🙂

Ficamos felizes em receber comentários como o seu. E desejamos sucesso em sua jornada!

Vitória

Olá, eu tenho 15 anos tem algum problema?

Prof. Bruno Marinho

Oi Vitória tudo bem?
Nas plataformas de afiliados, existe uma política de normas e conduta que veda o pagamento para menores de idade.
A Monetizze oferece a possibilidade do menor de idade emancipado cadastrar a certidão de emancipação para validar seu cadastro. Nesse caso, é permitido.
No caso dos termos de uso da Hotmart, eles dizem: “os serviços oferecidos pela HOTMART BV e pela HOTMART BR somente podem ser contratados por pessoa habilitada à prática de todos os atos da vida civil (maiores de 18 anos no Brasil, ou regularmente emancipados), sendo vetado o cadastro de pessoas menores de idade.”
Obrigada por seu comentário.
Abraços e Sucesso!

José Leonel Frank Sousa Martins

Quero comprar licenciamento de um produto dessa plantaformula para que eu possa ser dono do produto e devolver o meu próprio negócio, ou seja, vender um produto meu

Prof. Bruno Marinho

Sucesso Jose!

edmislon

Ola boa tarde tudo bem, então como vc vai fazer um anuncio para vender como afiliado se a gente tem que colocar a forma de envio com o mercado de envios então não tem como assim que a pessoa comprar vai ser gerado uma etiqueta para que possamos enviar o produto certo, como que eu faço para enviar esta etiqueta para meu vendedor ou a pessoa que estame fornecendo o produto, eu acho que não da certo.

Prof. Bruno Marinho

Bom dia Edmilson, tudo bem?
Pois é. No artigo eu ensino o passo a passo para criar um anúncio no Mercado Livre, seja qual for o seu segmento e ramo de negócio.
E no final do artigo, você encontra minha recomendação sobre escolher outras plataformas para trabalhar com links de afiliados.
Dessa forma, você evita problemas relacionados ao envio de mercadorias.
Abraços e sucesso!

jose carlos leite dos santos

muito bom

Prof. Bruno Marinho

Obrigado Jose! Abraços e Sucesso!

CONTEÚDO EXCLUSIVO!

Receba Dicas e Estratégias de marketing digital diretamente em seu e-mail!

Estratégias TESTADAS E COMPROVADAS!