Marketing de Afiliados

Marketing de Afiliados Ainda Vale a Pena?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em outubro 20, 2021

Para quem pensa em começar no marketing de afiliados, surgem muitas dúvidas sobre a possibilidade de ganhar dinheiro online dessa forma, se o mercado está saturado, entre outras questões.

Uma das principais preocupações que deixa muitos confusos é se as afiliações podem realmente render dinheiro.

O que isso significa? Isso significa que muitas vezes há pessoas que não ganham com afiliações e também não sabem a melhor maneira de trabalhar no mercado.

Pensando nisso, vamos entender melhor esse tema?

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Marketing de Afiliados Vale a Pena?

Vamos direto ao ponto. Provavelmente sua primeira pergunta é se é possível ganhar dinheiro com afiliações.

A resposta é, sim, você pode ganhar muito dinheiro com marketing de afiliados. Porém, não é simples nem fácil.

Existe muito trabalho envolvido e você precisa evitar, também, muitos erros cometidos por quem está começando.

Quais são as principais dificuldades no Marketing de Afiliados?

O mundo digital muda constantemente. O que funcionou ontem pode não funcionar mais amanhã. As ferramentas estão em constante aperfeiçoamento e é preciso estar sempre atualizado para não ficar para trás nesse mercado.

Isso significa que se você promover um produto fazendo as pessoas irem diretamente para a página de vendas, por exemplo, apenas divulgando links aleatórios no Facebook ou fazendo spam, as chances de não conseguir sucesso são muito grandes.

Então, você precisa trabalhar de forma profissional, e não usar técnicas esporádicas e pontuais que não trazem resultados.

Antes de mais nada, você precisa escolher um nicho e escolher uma forma de divulgação que mais se adéqua a você. Então, é necessário focar nessa estratégia para dar certo.

Não significa que você ficará rico do dia para noite e é por isso que muitos acabam desistindo no meio do caminho.

Qualquer negócio físico nos dias de hoje demora anos para se consolidar. No digital, esse tempo é menor, mas há um certo tempo necessário como em qualquer empreendimento para que as coisas comecem a funcionar.

Crie valor e conteúdo

Se você não for investir em tráfego pago, a única maneira de conseguir resultados de forma orgânica no marketing de afiliados é com marketing de conteúdo.

Em outras palavras, você precisa criar conteúdo no canal ou nos canais de comunicação que escolher para ajudar o público, solucionar suas dúvidas e gerar reciprocidade.

Poucos fazem isso porque leva tempo e também exige experimentar e aprender sobre os produtos e o nicho que promovem.

Então, é preciso conhecer o mercado e saber como trabalhar nele antes de começar a vender os produtos. Mas, acima de tudo, você tem que resolver o problema das pessoas para fazer vendas.

Resolva o problema das pessoas para vender

Apenas ajudando as pessoas, mesmo que isso seja mais difícil e mais lento no início, é que os ganhos virão.

E, o mais importante, não ocorrerão só por alguns dias, mas você estará criando um negócio duradouro ao longo do tempo.

Se você tem um nicho específico é sempre aconselhável ter um blog, criar um canal no Youtube e criar perfis nas redes sociais.

Isso faz sua marca crescer com o tempo e permite que você ganhe dinheiro de forma consistente, além de estar criando sua própria autoridade.

O marketing de afiliados está saturado?

Essa é uma questão bastante frequente para quem está neste mercado. Como as pessoas são muito imediatistas e querem apenas resultados rápidos, surge a tendência de pensar que o mercado está saturado.

Na verdade, existem milhões de pessoas que são potenciais consumidores desse mercado no Brasil. Esse número é bem mais expressivo que o de pessoas que trabalham de fato com o marketing de afiliados.

Portanto, o mercado não está saturado. Porém, pode-se dizer que há muitos afiliados que trabalham de forma amadora. E, por isso, acabam não vendo resultados e não conseguem, de fato, se manter frente a concorrência.

Como ter resultados no marketing de afiliados?

Quem começa no marketing de afiliados com estratégias orgânicas, precisa se preocupar principalmente em gerar tráfego por meio de seus conteúdos.

É com o tráfego que as vendas acontecem e isso se consegue apenas com o tempo, estudo e dedicação.

Porém, a grande vantagem é que quando você gera tráfego toda sua estrutura passa a vender no “automático”. É por isso que o marketing de afiliados é tão atrativo, pois há um grande poder de escala.

Portanto, quanto mais visitas e leads você tiver, mais chances de fazer vendas haverá. Pensando nisso, se você não pretende investir o seu tempo com a produção de conteúdo, uma alternativa é investir em tráfego pago.

Desse modo, você consegue resultados sem ter que esperar muito tempo, sem precisar aparecer e sem ser autoridade.

Principais vantagens do Marketing de Afiliados

O marketing de afiliados é, de longe, uma das melhores ferramentas de publicidade disponíveis. Ele oferece incentivos tanto para o afiliado quanto para o produtor.

Uma empresa que inclui um programa de afiliados entre seus serviços têm como objetivo aumentar sua visibilidade online. Ou seja, ampliar as possibilidades de vendas com o marketing digital.

Vale mencionar que o marketing de afiliados cresceu consideravelmente nos últimos anos e cada vez mais internautas estão começando a perceber a enorme oportunidade de receitas a ganhar nesse mercado.

Sabendo disso, os principais benefícios do marketing de afiliados são:

  • Gerar tráfego e vendas online, mesmo com baixo investimento.
  • O afiliado não precisa ter um produto próprio. Isso demandaria muito mais trabalho para começar do que a simples afiliação a uma página de vendas já pronta. Além disso, o afiliado se beneficia com o trabalho de marketing que o próprio produtor faz para ter reconhecimento do produto.
  • Os afiliados recebem comissões altas em comparação ao mercado tradicional de vendas.
  • Construção de autoridade e audiência, principalmente para os afiliados que estão presentes em diversas mídias.
  • Trabalhar no horário que quiser e ser o próprio gerente.
  • Conquistar liberdade para trabalhar com o que gosta e com o nicho que tem mais afinidade.

Por fim, vimos então que o marketing de afiliados vale sim a pena para aqueles que estão dispostos a trabalhar de maneira profissional, seja produzindo conteúdos ou utilizando anúncios pagos.

Este é um mercado em constante expansão e com infinitas possibilidades!

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