Marketing com Bruno Marinho

Conteúdo Evergreen: O que é e Como Funciona?

Talvez você nunca tenha ouvido falar da expressão “conteúdo evergreen”. Mas saiba que você consome esse tipo de conteúdo a todo momento (e eu posso provar).

Um conteúdo evergreen, que em tradução literal quer dizer “duradouro” – é aquele tipo de conteúdo otimizado para os mecanismos de buscas e; que independentemente do tempo em que foi publicado, continua relevante para os leitores.

Em outras palavras, é aquele conteúdo sem prazo de validade. Ou seja, ele permanece “atualizado” mesmo depois de anos após sua publicação original.

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conteúdo evergreen

O que é Conteúdo Evergreen?

Em síntese, o conteúdo evergreen é aquele tipo de material que você cria para “durar para sempre”.

Esse conteúdo também pode ser chamado de conteúdo perene. Pois, ele é atemporal, dessa forma, serve para qualquer “época” do ano ou da estação, por exemplo.

Existem diferentes tipos de conteúdo “evergreen” ou “sempre verde”. Mas, basicamente, o que você precisa saber é que eles são bem diferentes do conteúdo noticioso, por exemplo; que é aquele que fala sobre uma data específica ou narra um fato que aconteceu em um determinado momento.

No exemplo citado, uma notícia se refere a um acontecimento diário, semanal, etc.

Lembre-se que como criador de conteúdo, é importante produzir conteúdos noticiosos, pois, sua audiência precisa se manter informada. Mas, saiba que somente o conteúdo evergreen será capaz de atrair novos usuários com frequência para seu blog; site; redes sociais; ou canal no Youtube.

Afinal, esses temas sempre estarão em alta e, de modo geral, devem responder dúvidas pertinentes dos demais usuários da internet.

O que NÃO é Conteúdo Evergreen?

A saber que conteúdos atemporais são aqueles que têm temas relevantes que sempre que forem buscados na internet ajudarão os usuários. Como por exemplo: “Como Criar um Canal no Youtube”; vamos entender o que não é “conteúdo sempre verde”.

Exemplos:

Principais Vantagens de Produzir Conteúdo Evergreen

A primeira grande vantagem de trabalhar esse tipo de conteúdo em seus canais de comunicação está na atração do público-alvo.

Veja bem, se você produz conteúdo sobre Marketing Digital, por exemplo, e dá dicas sobre “como fazer alguma coisa”. Sabendo que tal coisa só pode ser feita daquela forma que você ensinou; o seu conteúdo permanece atemporal. Portanto, serve para qualquer pessoa que tenha dúvida sobre o assunto, seja qual for a época em que ela esteja pesquisando pelo tema.

Além disso, existem outros benefícios de criar um conteúdo evergreen, anote aí:

Fortalecer o Nome do seu Negócio na Internet

Quando você é uma autoridade na internet as pessoas passam a te procurar muito mais. Por exemplo, sempre que rola alguma dúvida sobre um assunto de marketing digital; os usuários vêm buscar a resposta aqui em meu blog. Pois sabem que eu sou uma autoridade no tema.

O mesmo vale para outros segmentos e, por isso, o conteúdo atemportal ajuda a destacar um negócio na internet.

Compartilhar conhecimento, nunca é demais! Agora imagine poder alcançar milhares de pessoas através de um conteúdo que você criou? Através do conteúdo evergreen isso é possível! Pratique!

Melhorar o Ranqueamento das Suas Páginas no Google

Quando um conteúdo é acessado milhares de vezes, ele sobe no posicionamento do Google, o que por sua vez, aumenta sua pontuação no ranking do buscador.

Esse “efeito” gera uma quantidade enorme de backlinks, pois, sites externos começam a enxergar o seu conteúdo como sendo relevante, e assim, começam a divulgar seus artigos ou vídeos, nos sites deles. Como resultado, o seu SEO melhora muito e o seu crescimento nas vendas, é exponencial!

Auxiliar na Segmentação dos Leads

Se você trabalha com Marketing Digital há algum tempo, já sabe da importância de segmentar leads. Ou seja, conhecer seus clientes em potencial e saber exatamente, qual é sua jornada de compras.

Nesse sentido, ao criar um conteúdo atemporal, você passa a ter em mãos dados relevantes sobre sua audiência. Diferentemente do que acontece com um conteúdo noticioso, por exemplo, que atrai “qualquer tipo de usuário” para suas páginas – até mesmo àqueles que não tem interesse algum pelo seu negócio.

Como Criar Conteúdo Evergreen?

Agora que você já sabe o que é e como funciona um conteúdo evergreen, aprenda como criar seus próprios conteúdos nesse formato:

Obviamente que, existem muitos outros exemplos de conteúdo evergreen que podem ser publicados em seus canais de comunicação.

Lembre-se que antes de sair por aí produzindo novos conteúdos, é preciso conhecer sua audiência. Dessa forma, você publicará artigos e vídeos que realmente poderão ajudar seu público-alvo. O que por sua vez, te ajudará a aumentar suas conversões na internet.

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Te vejo lá!

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