Marketing Digital

Conteúdo Evergreen: O que é e Como Funciona?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em maio 20, 2021
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Talvez você nunca tenha ouvido falar da expressão “conteúdo evergreen”. Mas saiba que você consome esse tipo de conteúdo a todo momento (e eu posso provar).

Um conteúdo evergreen, que em tradução literal quer dizer “duradouro” – é aquele tipo de conteúdo otimizado para os mecanismos de buscas e; que independentemente do tempo em que foi publicado, continua relevante para os leitores.

Em outras palavras, é aquele conteúdo sem prazo de validade. Ou seja, ele permanece “atualizado” mesmo depois de anos após sua publicação original.

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conteúdo evergreen

O que é Conteúdo Evergreen?

Em síntese, o conteúdo evergreen é aquele tipo de material que você cria para “durar para sempre”.

Esse conteúdo também pode ser chamado de conteúdo perene. Pois, ele é atemporal, dessa forma, serve para qualquer “época” do ano ou da estação, por exemplo.

Existem diferentes tipos de conteúdo “evergreen” ou “sempre verde”. Mas, basicamente, o que você precisa saber é que eles são bem diferentes do conteúdo noticioso, por exemplo; que é aquele que fala sobre uma data específica ou narra um fato que aconteceu em um determinado momento.

No exemplo citado, uma notícia se refere a um acontecimento diário, semanal, etc.

Lembre-se que como criador de conteúdo, é importante produzir conteúdos noticiosos, pois, sua audiência precisa se manter informada. Mas, saiba que somente o conteúdo evergreen será capaz de atrair novos usuários com frequência para seu blog; site; redes sociais; ou canal no Youtube.

Afinal, esses temas sempre estarão em alta e, de modo geral, devem responder dúvidas pertinentes dos demais usuários da internet.

O que NÃO é Conteúdo Evergreen?

A saber que conteúdos atemporais são aqueles que têm temas relevantes que sempre que forem buscados na internet ajudarão os usuários. Como por exemplo: “Como Criar um Canal no Youtube”; vamos entender o que não é “conteúdo sempre verde”.

Exemplos:

  • Notícias – Quando algo acontece de importante no país ou no mundo;
  • Estatística – Um bom exemplo, é quando o Youtube atualiza seus dados sobre usuários anuais da plataforma;
  • Opinião – Quando um artigo ou vídeo fala sobre o que as pessoas acham do Governo ou da economia;
  • Evento – Palestras e congressos, geralmente, são divulgados em conteúdos sobre eventos específicos, com data e hora marcada para acontecer.

Principais Vantagens de Produzir Conteúdo Evergreen

A primeira grande vantagem de trabalhar esse tipo de conteúdo em seus canais de comunicação está na atração do público-alvo.

Veja bem, se você produz conteúdo sobre Marketing Digital, por exemplo, e dá dicas sobre “como fazer alguma coisa”. Sabendo que tal coisa só pode ser feita daquela forma que você ensinou; o seu conteúdo permanece atemporal. Portanto, serve para qualquer pessoa que tenha dúvida sobre o assunto, seja qual for a época em que ela esteja pesquisando pelo tema.

Além disso, existem outros benefícios de criar um conteúdo evergreen, anote aí:

Fortalecer o Nome do seu Negócio na Internet

Quando você é uma autoridade na internet as pessoas passam a te procurar muito mais. Por exemplo, sempre que rola alguma dúvida sobre um assunto de marketing digital; os usuários vêm buscar a resposta aqui em meu blog. Pois sabem que eu sou uma autoridade no tema.

O mesmo vale para outros segmentos e, por isso, o conteúdo atemportal ajuda a destacar um negócio na internet.

Compartilhar conhecimento, nunca é demais! Agora imagine poder alcançar milhares de pessoas através de um conteúdo que você criou? Através do conteúdo evergreen isso é possível! Pratique!

Melhorar o Ranqueamento das Suas Páginas no Google

Quando um conteúdo é acessado milhares de vezes, ele sobe no posicionamento do Google, o que por sua vez, aumenta sua pontuação no ranking do buscador.

Esse “efeito” gera uma quantidade enorme de backlinks, pois, sites externos começam a enxergar o seu conteúdo como sendo relevante, e assim, começam a divulgar seus artigos ou vídeos, nos sites deles. Como resultado, o seu SEO melhora muito e o seu crescimento nas vendas, é exponencial!

Auxiliar na Segmentação dos Leads

Se você trabalha com Marketing Digital há algum tempo, já sabe da importância de segmentar leads. Ou seja, conhecer seus clientes em potencial e saber exatamente, qual é sua jornada de compras.

Nesse sentido, ao criar um conteúdo atemporal, você passa a ter em mãos dados relevantes sobre sua audiência. Diferentemente do que acontece com um conteúdo noticioso, por exemplo, que atrai “qualquer tipo de usuário” para suas páginas – até mesmo àqueles que não tem interesse algum pelo seu negócio.

Como Criar Conteúdo Evergreen?

Agora que você já sabe o que é e como funciona um conteúdo evergreen, aprenda como criar seus próprios conteúdos nesse formato:

  • Conceituais – Neste caso, você pode explicar a definição de algo em específico. Exemplo: “O que é um conteúdo evergreen?”;
  • Comparativos – Aqui você pode explicar a diferença entre uma coisa e outra. Ex: “Qual marca é melhor: Apple ou Xiaomi?”;
  • Listas – Os conteúdos em formato de listas é perfeito para quem deseja obter muitas informações sobre determinado assunto. Ex: “10 chás para emagrecer rápido”;
  • Curiosidades – Você pode falar sobre informações relevantes acercam de algo. Ex: “O que acontece no corpo da mulher durante a menopausa?”;
  • Mitos – Também é possível criar um conteúdo que desmistifica alguma coisa para o leitor. A ideia é eliminar dúvidas sobre determinado assunto. Ex: “Amora emagrece: Mito ou Verdade?”;
  • Fatos históricos – Também dá para criar um conteúdo que fala sobre um evento histórico que foi um marco em alguma área específica.

Obviamente que, existem muitos outros exemplos de conteúdo evergreen que podem ser publicados em seus canais de comunicação.

Lembre-se que antes de sair por aí produzindo novos conteúdos, é preciso conhecer sua audiência. Dessa forma, você publicará artigos e vídeos que realmente poderão ajudar seu público-alvo. O que por sua vez, te ajudará a aumentar suas conversões na internet.

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Te vejo lá!

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