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Como Colocar Resposta Automática no WhatsApp?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em novembro 2, 2021

O envio de resposta automática no WhatsApp permite mandar mensagens predefinidas quando não podemos responder naquele momento.

Como o nome sugere, este recurso permite que você agende mensagens de ausência, de boas vindas e outras.

O recurso de resposta automática foi projetado para ajudar pequenas empresas ou empreendedores que têm um horário comercial.

Há muitas vantagens de usar o WhatsApp Business. Confira a seguir!

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Como Colocar Resposta Automática no WhatsApp?

Como Configurar Resposta Automática no WhatsApp Business

O recurso de resposta automática está oficialmente disponível apenas no WhatsApp Business. Essa é uma versão do aplicativo criada em geral para empresas. Contudo, qualquer pessoa pode baixar o app.

Conforme mencionado acima, existem dois componentes essenciais do recurso de resposta automática. São eles: “mensagem ausente” e “saudação”.

Para acessá-los, toque nos três pontos verticais no canto superior direito.

Em seguida, você poderá acessar as opções de Mensagem de Ausência e Saudação. Veja abaixo como funciona.

Resposta Automática no WhatsApp de Ausência

Em primeiro lugar, esta é uma importante opção de resposta automática no WhatsApp. O que isso significa?

Ela permite que você responda aos clientes fora do horário comercial. Para isso, acesse Configurações e toque em Mensagem de ausência.

Depois, digite e personalize a mensagem que deseja enviar de modo automático aos seus clientes quando não estiver disponível. Em seguida, toque em o.k. .

E agora? Depois, toque em Agendar para definir quando essas mensagens de ausência serão acionadas.

Aqui você tem, por exemplo, essas opções:

  • Sempre enviar: para quando você estiver ausente do trabalho por um longo período de tempo.
  • Programação personalizada: para especificar quando essas “mensagens de ausência” estão ativas. Por exemplo, na hora do almoço e nos fins de semana.
  • Depois de escolher esta opção, insira “Hora de início” e “Hora de término”.
  • Fora do Horário Comercial: esta opção ativa a mensagem de ausência durante o horário em que a empresa não está aberta.

Por fim, em Destinatários, você tem a opção de escolher a quem responder de forma automática.

Resposta Automática no WhatsApp de Saudação

Em segundo lugar, outra resposta automática no WhatsApp que você pode personalizar e enviar é a mensagem de saudação. Ela permite dar as boas-vindas a novos clientes. Para personalizá-lo, toque em Saudação em Configurações.

Em seguida, ative Enviar saudação. Abaixo, você pode tocar no arquivo Saudação e digitar sua mensagem.

Depois, toque em Destinatários. Escolha a quem responder de modo automático com uma mensagem de saudação.

Também aqui terá as mesmas opções de “Mensagens de ausência”.

Respostas Automáticas no WhastApp Personalizadas

Em terceiro lugar, vale muito a pena conhecer essa opção. Vamos entender como colocar outros tipos de respostas automáticas no WhatsApp.

Para quem não sabe, é possível personalizar diversos textos que você deseja entregar para o cliente.

Ao configurar um código, você pode apenas digitar esse código que a mensagem completa será enviada, sem que você precise digitar todo o texto.

  • Para começar, toque no “+” no canto direito inferior da tela para estipular um novo atalho.
  • Em seguida, escreva a mensagem que deseja salvar. Por exemplo, suponha que você faça vendas de produtos do nicho de emagrecimento.

Então, você sabe que uma objeção comum do potencial cliente é que ele não quer restringir a alimentação. Como você vai enviar uma resposta automática no WhatsApp?

Você pode criar um texto já pré-configurado para as pessoas que têm essa objeção.

Por exemplo: “Neste ebook de emagrecimento, você encontra diversos tipos de dieta. Em uma delas, inclusive, a dieta permite que você coma de 3 em 3 horas. Você não vai sentir fome em nenhum momento!”

Portanto, se você configurar o atalho “/dieta3horas”, sabe o que acontece?

Cada vez que um cliente apresentar a objeção de que não deseja fazer dietas restritivas, você pode apenas escrever esse código “/dieta3horas”. Dessa forma, toda a mensagem será entregue. Excelente, não é?

Você pode configurar quantos atalhos quiser. Então, pense em todas as possíveis objeções do cliente e já crie suas mensagens pré-configuradas!

É claro que você pode responder de modo direto também. Mas, se você tiver muitos contatos para administrar, dessa maneira fica bem mais otimizado e eficiente o seu tempo.

E, também, você pode escolher a copy que melhor se encaixa ao seu nicho e de acordo com a persona.

Como Criar Essa Resposta Automática no WhatsApp?

Depois de clicar no “+” e escrever sua mensagem do lado esquerdo, vá em Salvar. Em seguida, escreva o código ou atalho que deseja para identificar a mensagem. Pronto! A mensagem já possui um atalho.

Vantagens de Utilizar o WhatsApp Business

Tal como acontece com todas as novidades do mundo do marketing digital, incluir este app na estratégia significa mais um ponto de contato entre você e sua audiência.

O app nada mais é do que o tradicional WhatsApp com mais recursos. Ele inclui estatísticas de conversas, informações da empresa no perfil, entre outras opções.

Por que, então, aplicar este app nos negócios? Confira alguns bons motivos.

Motivos para usar o WhatsApp Business

  • Este app é a forma mais popular de trocar mensagens instantâneas.
  • Ele permite que você inicie uma comunicação individual personalizada para os objetivos do seu negócio.
  • Graças ao app de mensagens, os clientes têm acesso rápido às informações sobre a empresa, produtos e serviços.
  • Você pode configurar resposta automática no WhatsApp Business e gerir melhor seu tempo.
  • Com o app, você não precisa misturar sua conta pessoal com a do seu trabalho.
  • A comunicação um a um com o cliente aumenta as possibilidades de conversão, pois você vai quebrar diretamente as objeções do cliente.
  • É um investimento sem custos, ou seja, é gratuito. Você precisa apenas administrar o tempo para responder às mensagens.
  • É simples de gerenciar. Sim, é muito fácil!

Um ponto importante que muitas pessoas desconhecem é que você consegue ter métricas importantes nesta versão do app.

Assim como a versão clássica, a versão Business também permite que você tenha controle sobre as mensagens enviadas. Em outras palavras, você pode verificar se a mensagem foi entregue e lida.

Além disso, no app Business você tem uma seção que fornece dados estatísticos sobre mensagens. Portanto, há dados para quantificar as mensagens enviadas e verificar quantas delas foram realmente visualizadas pelo cliente.

Dados esses que podem ser usados ​​para avaliar o progresso de sua estratégia de marketing.

Por fim, este app é realmente útil, pois permite que as empresas tenham um relacionamento direto com cada pessoa. Conseguiu entender como enviar resposta automática no WhatsApp? Deixe o seu comentário!

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