Como Adicionar Palavra-chave Negativa no Anúncio?

Marketing Digital

Como Adicionar Palavra-chave Negativa no Anúncio?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em outubro 11, 2021
JUNTE-SE A MAIS DE 150.000 PESSOAS!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Uma dúvida frequente para quem está começando a anunciar no Google Ads é sobre a palavra-chave negativa no anúncio.

Os anúncios que aparecem na pesquisa do Google são ferramentas de publicidade poderosas para realizar vendas, pois exibem com destaque os anúncios relacionados ao produto nos resultados de pesquisa.

Porém, ao anunciar no Google Ads, você pagará toda vez que alguém clicar no seu anúncio. E, por isso, é preciso ter cliques qualificados. Ou seja, cliques de pessoas que desejam comprar.

Para evitar perder dinheiro na campanha, portanto, você precisa adicionar palavras-chaves negativas.

Esses termos são tão indispensáveis para garantir que os anúncios sejam exibidos para as pessoas certas.

Então, continue lendo para entender como funciona!

Você também vai gostar de saber: “Anúncios no Google: Como usar essa Estratégia Corretamente

O que é palavra-chave negativa no anúncio?

Vamos primeiro entender o que é palavra-chave negativa. Trata-se de excluir termos ou frases que você não deseja associar a seus anúncios quando eles estão presentes em uma consulta de pesquisa no Google.

Por exemplo, se você vende um curso de maquiagem, você não quer que apareçam consultas como “curso gratuito”. Afinal, as pessoas que buscam pelo termo “gratuito” não querem comprar o curso e você desperdiçaria um clique.

Nesse caso, portanto, você deve incluir uma lista de palavra-chave negativa no anúncio. Ou seja, todas aquelas que remetam a algo que é grátis ou que não demonstrem intenção de compra. Alguns exemplos são:

  • grátis
  • de graça
  • mercado livre
  • baixar
  • download
  • torrent
  • pirata
  • login

Isso significa que, se alguém pesquisar por “curso de maquiagem grátis”, seu anúncio não vai aparecer para essa pessoa.

Como escolher palavra-chave negativa no anúncio?

Ter sua própria lista de palavras-chave negativas específicas é essencial para o sucesso do anúncio. Isso permitirá que você não perca dinheiro de forma desnecessária. Por isso, é bom que você já tenha de antemão uma lista com termos a negativar para incluir assim que criar seus anúncios.

Então, antes de criar o anúncio, faça uma lista com termos que remetem a algo gratuito ou que não estejam relacionados ao estágio do funil para o qual você deseja anunciar.

Por exemplo, se você estiver anunciando para fundo de funil, não faz sentido ter palavras-chaves como “Curso de maquiagem tal funciona?” ou “O que é o curso tal?”.

Isso acontece porque, em geral, no fundo de funil a pessoa já tem intenção de compra e ela não está querendo saber mais sobre o produto nesse momento.

Se você não incluir uma lista de palavra-chave negativa no anúncio, pode atrair pessoas desqualificadas. Ou seja, pessoas que não tem intenção de comprar, mas apenas de conhecer melhor o produto.

Depois que sua campanha já estiver rodando, você precisa também verificar outras possíveis palavras-chaves para negativar. Para isso, vá em “Palavras-chaves”, no menu lateral esquerdo e, em seguida, “Termos de pesquisa”.

Lá aparecem palavras-chaves que outras pessoas podem ter utilizado para chegar ao seu anúncio. Se você perceber que alguma delas não condiz com o objetivo de venda do seu produto, você precisa negativar também.

Além disso, existe uma outra forma de encontrar palavras-chaves relacionadas ao produto para negativar.

Você pode ir em “Planejador de palavras-chaves” . Depois, vá em “Descobrir novas palavras-chaves”.

Em seguida, digite o nome do produto ou o termo que deseja pesquisar. Quando aparecerem os resultados, você pode procurar se há algum termo que precisa negativar.

Como adicionar palavra-chave negativa no Google Ads?

Para adicionar a palavra-chave negativa no anúncio, você seleciona primeiro a campanha para a qual as palavras serão negativadas. Depois, vá em “Palavras-chaves”, no menu lateral esquerdo. Em seguida, clique em “Palavras-chaves negativas”.

Agora, clique no sinal de “+” no canto superior esquerdo. Pronto, vai aparecer uma área para você escrever quais são as palavras-chaves negativas.

Vale lembrar que você precisa negativar a nível de campanha, cujo nome vai aparecer na tela para você conferir se está negativando para a campanha certa. Por fim, depois de incluir as palavras-chaves negativas você pode selecionar o item “Salvar em uma lista nova ou existente”.

Se você salvar essa lista, quando for negativar palavras-chaves para outra campanha poderá já usar uma lista padrão. Se não quiser salvar essa lista, é só deixar desmarcado. Depois, é só clicar em “Salvar” e as palavras serão negativadas.

Outra forma de adicionar palavra-chave negativa no anúncio é indo em “Termos de pesquisa”, na seção “Palavra-chave”.

Se você encontrou algum termo que deseja negativar, depois que o anúncio já está rodando, basta selecionar o termo e optar por “Adicionar como palavra-chave negativa”, na barra da parte superior.

Por outro lado, você pode também incluir aquela palavra-chave no seu anúncio se achar interessante. Nesse caso, selecione “Adicionar como palavra-chave”. Portanto, ela não será negativada se você escolher essa opção.

Por que usar palavra-chave negativa no anúncio?

Para alcançar uma boa taxa de cliques (CTR), seus anúncios precisam ser relevantes, certo? E, para atrair cliques qualificados, você precisa excluir termos que não têm relação com a pesquisa.

Você pode acreditar que seus anúncios precisam ser exibidos com a maior frequência possível para ter sucesso, mas nem sempre é esse o caso.

Se você não negativar certas palavras, seu anúncio será exibido para um maior número de pessoas. Porém, isso não necessariamente é bom. O motivo é que nesse caso há pessoas que não têm intenção de comprar se sua campanha é para fundo de funil.

Por outro lado, se seu anúncio for para meio ou topo de funil, não precisa usar palavra-chave negativa no anúncio, pois a intenção é que ele apareça para mais pessoas mesmo.

Por exemplo, se você quer enviar leads para uma lista de e-mail por meio de uma isca digital, precisa alcançar pessoas que ainda estão na fase de conscientização do produto.

Já no fundo de funil, suponha que a pesquisa do usuário não é baseada na intenção de compra. Por exemplo, quando termos como “grátis” forem incluídos.

Nesse caso, você poderá ter que pagar por cliques que não vão resultar em vendas se não negativar palavras-chaves. Logo, para reduzir a probabilidade de isso acontecer, adicione palavras-chave negativas.

Ao fazer isso, você economizará em gastos com os anúncios e não desperdiçará dinheiro com cliques acidentais ou não intencionais. Consequentemente, o benefício de direcionar seus anúncios de forma mais direcionada é o aumento da taxa de conversão.

Então, conseguiu entender como funciona a palavra-chave negativa no anúncio? Deixe o seu comentário!

Abraços e até a próxima!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.