Marketing Digital

Copy de Anúncios: O que é e Como Fazer?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em outubro 12, 2021
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Quem trabalha com tráfego pago precisa entender como fazer copy de anúncios. A copy é o principal fator que leva ao convencimento do potencial cliente e é responsável pelo aumento da conversão.

Para isso, é necessário reconhecer as necessidades do avatar, bem como utilizar técnicas de persuasão e gatilhos mentais que despertem a atenção e o interesse de quem lê a copy.

Portanto, alguns elementos necessários são: resolver uma ou problema do cliente, reforçar os benefícios do produto, utilizar senso de urgência e escassez, entre outros.

Acompanhe a leitura para entender o que você precisa fazer para criar uma boa copy para anúncios!

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Copy de Anúncios

Entenda o que é e Como Fazer Copy de Anúncios

Facebook Ads

Os anúncios no Facebook Ads são os que aparecem no feed do seu perfil como “Patrocinado”.

Significa que outras pessoas estão pagando para que ele seja distribuído para um público específico.

Para atrair cliques e chamar a atenção do usuário dessa rede social, a copy de anúncios, que inclui o texto e a imagem que acompanham o anúncio, precisa ser persuasiva.

Uma copy bem elaborada, assim como o criativo, fará toda a diferença para que seu anúncio no Facebook receba cliques, engajamento e atraia compradores do produto.

Se é verdade que a imagem e o título são os que mais chamam a atenção do usuário, também é verdade que são poucas linhas de conteúdo que levam o usuário a clicar no anúncio para entender do que se trata.

Então, existem algumas técnicas para fazer copy de anúncios no Facebook, como veremos a seguir.

Imagem, Título e Texto

Para fazer um anúncio do Facebook, é preciso ter uma imagem atrativa. Isso vale para diversos nichos, como emagrecimento, beleza, pet ou relacionamentos.

Como o Facebook é uma rede bastante visual, o usuário poderá se atentar ao anúncio apenas porque percebeu o impacto de uma imagem.

O segundo passo na copy de anúncios é criar um título que diga em poucas linhas os benefícios que o avatar terá com o produto e a transformação que o produto causará em sua vida.

E, finalmente, o terceiro passo é criar um texto explicativo com muitos elementos que reconheçam a dor ou o desejo do avatar, também focando na transformação, além de usar gatilhos que causem o senso de urgência na aquisição do produto.

O usuário deve se sentir atraído pela imagem do seu anúncio e deve ser instigado também pelo título e pelo texto.

Informações Credíveis

É importante não exagerar excessivamente no anúncio a ponto de inventar números ou dados apenas para atrair cliques.

Até porque um anúncio que tenha uma copy com uma promessa muito agressiva corre o risco de ser bloqueado no Facebook.

As informações precisam ser credíveis, se possível amparadas por provas sociais, pois o avatar consegue perceber quando uma copy é apenas manipulativa. Portanto, diga sempre a verdade sobre o produto em sua copy.

CTA

Não se esqueça também da CTA na copy de anúncios, que signfica “call to action”, ou chamada para ação. A CTA eleva bastante a taxa de cliques e ela conduz o avatar para a ação desejada com o anúncio.

Então, encerre com uma frase de chamariz que incentive o usuário a clicar no anúncio. Em geral, ela é utilizada ao final da copy.

Google Ads

Os anúncios do Google Ads são os que aparecem no topo das pesquisas quando o usuário realiza uma busca no Google. Há anúncios também na parte inferior da página.

Ou seja, eles aparecem com prioridade em relação aos demais resultados da pesquisa.

O Google Ads oferece uma quantidade limitada de espaço para chamar a atenção do usuário, pois esses anúncios de texto são curtos. Então, você tem poucos segundos para despertar seu interesse com o anúncio e induzi-lo a clicar.

Não existe uma fórmula perfeita para criar um anúncio na rede de pesquisa do Google, mas existem algumas diretrizes que você pode seguir.

Informe o Preço do Produto

Em especial para anúncios de fundo de funil, é importante informar o preço do produto na copy de anúncios, de forma a afastar curiosos que não estejam interessados na compra do produto.

Além disso, informar preços promocionais motiva o avatar a querer comprar. Isso pode ser feito no próprio texto do anúncio ou nas extensões.

Gatilhos Mentais

É essencial que seu anúncio no Google tenha gatilhos mentais, principalmente os da urgência, escassez, exclusividade e prova social.

Por exemplo, alguns exemplos que você pode utilizar são “Vagas limitadas”, “Oferta exclusiva”, “Últimas vagas”, “Só hoje com desconto”, “100 mil alunos satisfeitos”, entre outros.

Remova Objeções

As pessoas precisam ser persuadidas para clicar em um anúncio ou fazer uma compra. Então, saiba quais serão as possíveis objeções do avatar para comprar o produto e quebre essas objeções na sua copy.

Utilize Extensões

As extensões são textos adicionais ao anúncios que fazem com que ele ocupe um espaço maior na página e chame mais atenção para o seu anúncio.

Alguns exemplos são extensões de sitelinks, de promoção, frases de destaque e snippets estruturados.

Portanto, maximize o poder da copy de anúncios reunindo todas as informações que puder dentro do espaço que é limitado.

Embora essas extensões não apareçam sempre, se elas aparecerem você poderá ter uma taxa de cliques maior.

Anuncie para Meio e Topo de Funil

Os anúncios do Google Ads não são apenas para fundo de funil, embora esse seja o método mais utilizado.

Para escalar seus ganhos, você pode anunciar para meio e topo de funil. Ou seja, para pessoas que estão ainda na fase de conscientização do produto.

Utilize CTA na Copy de Anúncios

Assim como no Facebook Ads, é importante que seu anúncio no Google Ads tenha também uma chamada para ação.

Isso incentiva o avatar a clicar no anúncio. Alguns exemplos de CTA são: “Compre Agora”, “Cadastre-se Já”, “Adquira Agora Mesmo”, entre outros.

Verifique os Anúncios dos Concorrentes

Antes de criar a sua copy de anúncios, veja como está o anúncio dos concorrentes para que você possa se basear e fazer um anúncio ainda melhor.

Essa etapa também é importante para você observar quais são os gatilhos mais utilizados e quais informações da copy o concorrente utiliza para aparecer com maior destaque na página.

Espero que essas dicas tenham sido relevantes para você criar anúncios que convertam! Quer mais dicas como essa? Me acompanhe no canal do Youtube! Te vejo lá!

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