Marketing Digital

Quanto Investir em Anúncios no Google Ads?

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em outubro 29, 2021

Você quer começar investir em anúncios no Google Ads e aproveitar as vantagens dessa plataforma de marketing digital? Não sabe quanto dinheiro investir?

Neste post, vou dar algumas dicas para estimar rapidamente o orçamento de uma campanha do Google Ads para afiliados.

Essa técnica é útil como estimativa e pode variar de pessoa para pessoa. Então, é quase impossível prever exatamente quanto você deve investir, mas podemos ter parâmetros para avaliar isso.

Portanto, acompanhe a leitura para tirar suas dúvidas!

Você também vai gostar de saber: “Como Usar o Google Ads para Vender Rápido?

Descubra Quanto Investir em Anúncios no Google Ads

Anunciar Para Fundo de Funil

Os afiliados que começam a anunciar no Google Ads em geral iniciam pela estratégia de fundo de funil.

O motivo é que ela é relativamente mais fácil para você se familiarizar com a ferramenta e, também, porque poderá ter ganhos mais rápidos dessa forma.

Para quem não sabe, o fundo de funil é um estágio na jornada do cliente no qual o consumidor já está no momento de compra.

Portanto, investir em anúncios para esse estágio é bastante atraente para afiliados, uma vez que eles não precisarão se encarregar da fase de conscientização do produto pelo cliente, como acontece nos outros estágios de meio e topo de funil.

Além disso, anunciar para outras fases além do fundo de funil, como meio e topo, exige um pouco mais de experiência, pois você atrairá um número maior de cliques e seu orçamento pode se esgotar mais rápido.

Dito isto, vale lembrar também que no fundo de funil os custos do clique são mais caros, justamente porque costuma ser concorrido anunciar para pessoas que já querem comprar o produto e, assim, garantir muitas conversões.

Como Calcular o Valor para Investir em Anúncios de Fundo de Funil

Para os afiliados que vão fazer os primeiros anúncios, um bom valor para começar seus testes é de R$ 100 por produto.

Contudo, no início é muito difícil acertar de primeira um bom produto ao investir em anúncios.

Além disso, como no fundo de funil o volume de buscas é menor que em outras fases da jornada de compra, mesmo que haja vendas elas não necessariamente acontecem com consistência. Ou seja, todos os dias, principalmente se você anunciar um único produto.

Portanto, o ideal é fazer uma escala horizontal. Em outras palavras, isso significa que você precisa anunciar mais de um produto para conseguir ter bons ganhos ao anunciar no fundo de funil.

Para começar, portanto, recomenda-se escolher 5 bons produtos para teste. Considerando que você estabeleça um gasto máximo de R$ 100 por produto, o investimento inicial seria de R$ 500, para os 5 produtos.

Contudo, não existe uma regra exata e definida. Você pode investir o valor que tiver disponível, começando com um produto apenas e depois pode ir incluindo outros.

Caso você tenha tempo disponível para analisar e testar os 5 produtos ao mesmo, além de ter o orçamento, pode avaliar de início como funciona a plataforma e realizar testes.

Quando você conseguir fazer vendas, pode reinvestir seu dinheiro e continuar testando novos produtos, de forma a escalar seus ganhos.

É interessante mencionar que você precisa ter algum conhecimento antes de começar a investir em anúncios. Caso contrário, vai perder dinheiro e não vai conseguir realizar conversões.

Quando Aumentar o Orçamento ao Investir em Anúncios?

Antes de aumentar seu orçamento do Google Ads, recomendo que você espere cerca de um mês a partir das primeiras vendas, a fim de alcançar um determinado número de conversões para analisar.

Porém, isso pode variar de uma pessoa para outra, de acordo com o seu conhecimento da ferramenta, da segurança que já adquiriu, das estratégias que validou.

Além disso, é aconselhável não fazer aumentos repentinos no seu orçamento, por exemplo de 20 para 80 reais por dia, sendo mais indicado aumentar de forma gradual.

Como Saber Quanto Custa Cada Palavra-chave?

Para saber o preço de cada palavra-chave você deve fazer uma pesquisa no Planejador de Palavras-chave do Google ou no Ubersuggest.

Uma campanha de publicidade do Google mostra anúncios quando um usuário pesquisa por certas palavras-chave.

Então, a primeira coisa a fazer é definir para quais palavras-chave você deseja anunciar e fazer uma pesquisa de vários produtos para estimar as que possam ter melhor custo-benefício considerando o custo por clique (CPC).

O que os afiliados que investem no Google Ads buscam, com certeza, é ter o menor CPC. Porém, se um CPC caro converter bem, e se você tiver lucro mesmo com o um CPC caro, vale a pena investir em anúncios para essa palavra-chave.

Além disso, como dito acima, o CPC no fundo de funil costuma ser mais caro. Portanto, você só vai saber na prática se aquele produto vale a pena mesmo depois de entrar no “campo de batalha”.

Apesar disso existem alguns critérios que deve adotar para escolher um bom produto e evitar perder dinheiro.

Por exemplo, analisar se a página de vendas e a copy são boas, fugir dos produtos mais quentes e mais concorridos no início e, principalmente, escolher um produto com uma boa comissão, que compense seu tempo e investimento no Google Ads.

Em outras palavras, escolha um produto que tenha uma comissão de no mínimo R$ 80.

Menos que isso muito provavelmente não compensará seus esforços para vender no fundo de funil. O motivo é que, para ter ROI, você terá que vender muitos produtos se a comissão for baixa.

E isso não necessariamente acontece nessa fase inicial, quando você ainda está se familiarizando com na plataforma para investir em anúncios no Google Ads.

Qual Deve ser a Mentalidade de Quem Deseja Investir em Anúncios no Google Ads?

Para começar a investir no Google Ads, você não pode enxergar suas campanhas apenas como um “gasto”.

É preciso ter uma mentalidade empreendedora e encarar os anúncios como investimento e aprendizado.

Muitos afiliados começam com ROI negativo. E, depois de adquirirem experiência e constante aprendizado, conseguem ter ganhos extraordinários com o Google Ads.

Por isso, é bom que antes de começar a investir você entenda muito bem como trabalhar com o Google Ads, para não perder dinheiro desnecessariamente.

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