Marketing Digital

Anúncios no Google: Como usar essa Estratégia Corretamente

Prof. Bruno Marinho
Escrito por Prof. Bruno Marinho em setembro 27, 2021

Fazer anúncios no Google apresenta muitas vantagens. Entre elas, a possibilidade de que os usuários encontrem informações, empresas, produtos ou serviços.

Para isso, utilizam-se palavras-chave estratégicas para que o potencial cliente o encontre nos anúncios, que aparecem no topo da página.

Quando o objetivo do seu negócio é obter maiores ganhos e visibilidade por meio da internet, o Google Ads é uma excelente ferramenta.

Em especial, para que você consiga fazer mais vendas em um período de tempo menor do que aconteceria com o tráfego orgânico. Então, para saber como anunciar corretamente, vou dar algumas dicas. Confira!

Salve para ler depois: “Trabalho Remoto: É possível Ganhar Dinheiro Trabalhando em Casa?

Anúncios no Google

Como fazer anúncios no Google

Primeiro, você precisa decidir se vai anunciar, por exemplo, para topo, meio ou fundo de funil.

Por que disso? Cada uma dessas estratégias terá um tipo de procedimento diferente, que envolve diferentes orçamentos, funis de vendas e técnicas de copywriting.

Além disso, é possível fazer diferentes tipos de anúncios no Google. Por exemplo, rede de pesquisa, rede de display, Youtube, aplicativo e Google Shopping.

Então, ao fazer anúncios no Google em um negócio local, a estratégia será diferente de quem vende um produto como afiliado ou de quem deseja promover algum vídeo do Youtube.

Definição do Produto

Depois de definir se vai usar a estratégia de topo, meio ou fundo de funil, defina qual produto deseja anunciar.

Para escolher produtos em plataformas de afiliados, basta entrar na Hotmart ou Braip, por exemplo. Faça uma pesquisa por nichos até encontrar algum que seja interessante.

Como parâmetros para um bom produto, você deve analisar:

  • A comissão;
  • A temperatura;
  • Verificar se os hotleads estão configurados;
  • Se o produtor oferece suporte e incentivos;
  • Se a página de vendas é boa.

Pesquisa de Palavras-chave

Depois de escolher o seu produto, abra o Planejador de Palavras-Chave do Google. Então, pesquise pelo nome do produto e do produtor, se for anunciar para fundo de funil.

Veja qual é o volume de buscas e o custo por clique (CPC). O CPC é quanto você vai pagar cada vez que alguém clicar no seu anúncio.

Quando você fizer anúncios no Google, se o volume de buscas for muito alto, provavelmente você precisará investir mais, pois haverá mais cliques. Se o volume de buscas for baixo, você pode investir menos.

Por exemplo, caso prefira anunciar para meio ou topo de funil, os gastos serão maiores. Isso porque o volume de buscas dessas palavras-chaves é maior, apesar de o CPC tender a ser mais baixo.

Para pesquisar palavras-chaves de topo e fundo de funil, elas devem ser voltadas para um público que ainda não tem consciência do produto.

Portanto, seu papel será conscientizá-lo ao enviá-lo, por exemplo, para um funil de vendas, que pode ser o seu próprio ou do produtor.

Correspondência de Palavras-chave em Anúncios no Google

Ao fazer o anúncio, você precisa utilizar de modo correto as correspondências de palavras frases.

Isso permite não só otimizar a campanha para atingir os seus objetivos, mas, sobretudo, evita que você perca dinheiro de forma desnecessária.

Para entender melhor como funciona, veja abaixo o que significa cada correspondência.

Correspondência Ampla

Em primeiro lugar, ao fazer anúncios no Google, este é o tipo de correspondência padrão fornecido de modo automático ao criar a campanha.

Se decidir manter a correspondência ampla, o seu anúncio será publicado de forma ampla sempre que a sua palavra-chave estiver presente na pesquisa inserida pelo usuário.

Como funciona?

Nessa estratégia, você utiliza apenas a palavra-chave, sem nenhum sinal ao redor dela, o que permite ao Google entregar variações daquela palavra-chave de forma ampla para o público.

Com uma correspondência ampla, é provável que você obtenha muitas impressões, mas poucos cliques ou muitos cliques e poucas vendas.

Correspondência de Frase

O que é isso? Em segundo lugar, este tipo de correspondência é mais específico.

Ele permite a publicação do anúncio quando a consulta de pesquisa do usuário contiver as palavras-chave na ordem exata que escolhemos.

A identificação da correspondência da frase ocorre por meio da inserção de aspas duplas antes e depois da frase.

Nesse caso, o público-alvo também é mais específico. Qual é a vantagem? Isso impede a publicação do anúncio para aqueles usuários que não utilizam termos relacionados ao que você vende ou oferece.

Correspondência Ampla Modificada

Em terceiro lugar, em anúncios no Google, a correspondência ampla modificada era uma espécie de cruzamento entre as correspondências ampla e de frase.

Pois é. Ela existiu até julho de 2021, mas foi extinta. Então, foi inserida no contexto da correspondência de frase.

Palavras-chave com correspondência modificada levavam um + antes da palavra. Portanto, isso permitia um controle mais preciso que a correspondência ampla.

Correspondência Exata

A correspondência exata é a escolha mais específica de todas. Mas, também, a que traz menos impressões.

Este tipo permite a publicação do anúncio apenas, e exclusivamente, quando o usuário digita aquela frase ou palavra-chave exatamente como você definiu. Para isso, utilizam-se colchetes antes e depois da palavra-chave.

Com esta estratégia você poderá interceptar usuários que realmente estão interessados no que você vende.

Por outro lado, isso leva a uma queda significativa nas impressões e no tráfego. Porém, você atrai leads mais qualificados.

Palavras-chave Negativas em Anúncios no Google

Usar palavras-chaves negativas permite que você exclua certas palavras usadas pelos usuários. De outro modo, elas fariam com que você gastasse seu orçamento de forma desnecessária.

Quer um exemplo? Você pode excluir da pesquisa, palavras como “grátis” ou “gratuito”.

Afinal, se você deseja vender um produto, não há necessidade de incluir o público que procura por um material gratuito.

Criação da Campanha e dos Anúncios

Agora que você já fez essas configurações para anúncios no Google, você precisa, primeiro, criar a campanha para depois criar os anúncios.

Na criação da campanha você vai configurar, por exemplo, quando deseja gastar por dia naquela campanha. Além disso, definirá quanto deseja pagar por clique.

É interessante, para isso, que você já tenha pesquisado previamente o valor do CPC mínimo e máximo. O que fazer? É bom calcular o CPC médio para definir o valor do clique.

Você pode colocar o valor que quiser. Porém, se escolher um valor muito baixo, corre o risco de a campanha não rodar.

Após criar a campanha, você cria os anúncios, que podem ser três, por exemplo, para cada campanha. Então, adicione diferentes copies para saber qual converte mais e qual modelo seguir.

Análise de Métricas do Anúncios no Google

Por fim, a última etapa é aguardar para ver qual é o desempenho da campanha. Dessa forma, é possível fazer ajustes necessários para otimizá-las.

No início, sua principal preocupação será com o número de cliques ou o CTR, além do Índice de Qualidade. Esses dados podem ser melhorados com o tempo.

Logo, quando já houver conversões, você pode mexer em outras métricas, como público-alvo, segmentação geográfica, entre outras.

É isso, espero que este conteúdo sobre anúncios no Google tenha te ajudado! Se Inscreva em Minha Lista de E-mails para Receber Novidades Exclusivas!

Hey,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.