O planejamento estratégico empresarial é indispensável para o sucesso de uma organização e mesmo assim muitas empresas não consideram o seu valor. É o planejamento estratégico empresarial o responsável por guiar a empresa durante as mais diferentes situações e que permite que a empresa cresça e se desenvolva da maneira correta. Assim, conheça quais são as bases do planejamento estratégico empresarial.
Missão
A missão de uma empresa é, basicamente, o seu motivo de existir e é a explicação de como a empresa pretende melhorar ou impactar na vida de seus clientes, pessoas e sociedade em geral.
Para o planejamento estratégico empresarial a missão deve ser a primeira coisa a ser definida claramente. Deve ser atemporal e traduzir perfeitamente o que a empresa deseja fornecer.
Visão
Já a visão é o cenário futuro em médio ou longo prazo no qual a empresa se enxerga, seja se aperfeiçoando, aumentando suas vendas, expandindo-se ou se tornando líder de mercado.
É a visão a responsável geral por nortear, por si só, a existência de um planejamento estratégico, já que é esse plano que ajudará a visão a se concretizar.
Valores
Os valores, por sua vez, são como a empresa colocará em prática suas ações e o que ela fará para atingir seus objetivos. Os valores precisam ser claros e de fácil compreensão e absorção por todos da empresa para que haja coerência, um dos importantes gatilhos mentais.
Análise da situação
Outra base do planejamento estratégico empresarial é a análise da situação, que deve levar em conta a situação atual do mercado, da empresa e de outros fatores que possam afetar o desempenho da empresa. Assim, promover uma profunda análise é indispensável para o planejamento estratégico.
Objetivos
O que a empresa deseja, como ela deseja e em quanto tempo deseja são os objetivos, que também são bases do planejamento estratégico empresarial.
Os objetivos não podem ser apenas um ponto de chegada qualquer e sim os principais resultados a serem obtidos. Precisam ser claros e específicos para que se possa chegar até eles.
Metas
As metas, por sua vez, também estão entre as bases do planejamento estratégico empresarial porque são caminhos para se chegar até os objetivos. Assim, se o objetivo principal é aumentar as vendas em 12% em um ano, as metas podem ser aumentar as vendas em 1% por mês ou em 4% por trimestre, por exemplo.
As metas precisam, assim com os objetivos, ser bem definidas e trazer um tempo limite para que sejam concluídas, pois somente assim é possível avaliar o desempenho.
Estratégias
Sabendo a missão, a visão, os valores, como está a situação, os objetivos e metas é chegada a hora de incluir as estratégias no planejamento estratégico empresarial e são elas que dirão como será possível chegar às metas e, posteriormente, aos objetivos e à visão.
Assim, as estratégias são uma espécie de fórmula para indicar como cada processo deve ser conduzido para atingir os objetivos pretendidos.
Dessa forma, as bases do planejamento estratégico empresarial incluem desde no que a empresa acredita e o que ela pretende até o que ela terá de fazer para chegar aonde deseja.